Encontro da ABEL prevê enfoque na educação à distância para os próximos anos

O XXIV Encontro da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas – ABEL, organizado pela Escola do Legislativo Julieta Battistioli, e realizado em Porto Alegre entre os dias 12 e 14 de novembro aprovou em sua reunião de encerramento a Carta de Porto Alegre. Esse documento estabelece as propostas da entidade junto às escolas associadas.

No texto, a ABEL destaca a importância da Educação para a Cidadania dentro das Escolas do Legislativo e de Contas como compromisso de aproximação com a sociedade, mas enfatiza o objetivo de capacitar servidores públicos. “Recomendamos que o enfoque seja o atendimento da clientela interna das Assembleias Legislativas, Câmara Legislativa do Distrito Federal, Câmaras Municipais e Tribunal de Contas para que possamos cumprir fielmente o mister que nos foi confiadom na missão de fortalecer as estruturas, que nos vinculamos, com pessoal habilitado, motivado e constantemente capacitado”.

Na Carta, a entidade também antecipou qual será o foco de seu trabalho no próximo ano: “2015 será dedicado à educação à distância, de forma que todas as experiências sejam compartilhadas”.

O evento

Pela primeira vez a região sul foi sede do encontro da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas – ABEL. A Câmara de Porto Alegre e a Assembleia Legislativa receberam cerca de 95 servidores públicos de 22 estados do Brasil. Durante as atividades, foram debatidas ações para fortalecer a atuação das Escolas do Legislativo e de Contas, e principalmente suas inserções em redes de TI.

Durante o XXIV Encontro, Florian Mardruga, presidente da ABEL, disse estar orgulhoso pela realização de mais um evento da entidade, especialmente por este aproximar cada vez mais  escolas legislativas de todo o Brasil em prol do conhecimento comum. “O espírito de comunhão pode ser traduzido nos versos do poeta gaúcho Mario Quintana, que diz: ‘A amizade é um amor que nunca morre’, citou.

O encerramento do evento ocorreu com a apresentação de cases de nove escolas, no Memorial do Legislativo da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, no dia 14 de novembro. O evento teve a presença constante da vereadora Lourdes Sprenger, presidente da Escola do Legislativo Julieta Battistioli.

Pedro Belo Garcia/Agência ALRS

foto: Pedro Belo Garcia/Agência ALRS

Câmara sedia encontro de Escolas do Legislativo e de Contas

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Professor Garcia (PMDB), participou na noite desta quarta-feira (12/11) da cerimônia de abertura do XXIV Encontro da Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), que ocorreu no Plenário Otávio Rocha e segue com ampla programação até sexta-feira (12/11).

No evento, estiveram presentes: o presidente da Abel, Florian Madruga; a presidente da Escola do Legislativo Julieta Battistioli, vereadora Lourdes Sprenger; o diretor da Escola Superior de Gestão e Controle, Sandro Berguer; o secretário municipal de Administração, Elói Guimarães; e representantes de mais de cem escolas de Câmaras Municipais, Assembleias Legislativas e Tribunais de Contas de todo o Brasil.

Florian Mardruga, presidente da Abel, disse estar orgulhoso da realização de mais um encontro, especialmente por este aproximar as escolas de todo o Brasil em prol do conhecimento comum. “O espirito de comunhão pode ser traduzido nos versos do poeta gaúcho Mario Quintana, que diz: “A amizade é um amor que nunca morre”.”, citou.

Segundo a vereadora Lourdes Sprenger (PMDB), esta é a primeira vez que um encontro da Abel é realizado no sul do país. “Na ocasião do XXIII Encontro em Brasília, em maio, nos candidatamos para sediar esta edição, pois a Associação realiza dois eventos num mesmo ano. Porto Alegre foi aclamada por unanimidade e desejamos acolher a todos os presentes ao estilo gaúcho, de maneira amigável e fraterna”, destacou Lourdes em seu discurso.

Para Helio Panzenhagen, atual diretor da Escola Julieta Battistioli, o cronograma desenvolvido durante os três dias do evento foi pensado para beneficiar a todos os servidores de maneira a proporcionar o compartilhamento de uma inteligência pública coletiva. “Conforme disse a vereadora Lourdes, esse é um momento de aprimorarmos os conhecimentos através da troca de experiências”, concluiu.

Professor Garcia deu as boas-vindas aos participantes, que vieram a Porto Alegre representando 21 estados brasileiros. “Não tenho dúvidas de que o XXIV Encontro da Abel será um momento de trocar e compartilhar experiências na busca pela melhoria da qualidade dos serviços prestados à comunidade. Creio que, ao final dessa rodada de palestras, todos levarão aos seus estados de origem muito conhecimento. Sintam-se em casa.”, finalizou o presidente.No encerramento dos discursos, o presidente da Abel recebeu das mãos do presidente da Câmara de Porto Alegre uma placa alusiva ao evento e, em seguida, todos puderam desfrutar das canções interpretadas pelo Coral do Tribunal de Contas do RS, regido por Maristela Zancan.

imagem52851 Florian Madruga, presidente da Abel, discursou na abertura do encontro

imagem52860Garcia e Lourdes entregaram a Madruga (e) uma placa alusiva ao evento

Foto: Ederson Nunes