LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES 2015

Colegas da Câmara Municipal! Vereadores, servidores efetivos, servidores de cargos em comissão e estagiários:

Para que possamos estabelecer um planejamento mínimo de atividades para o próximo ano, estamos realizando neste mês de dezembro o já tradicional Levantamento de Necessidades da Escola do Legislativo Julieta Battistioli. Para tanto, contamos com a participação de todos.

Sua participação pode ser manifestada em resposta ao formulário online:

http://bit.ly/11APB2L

em formulário impresso que pode ser solicitado na secretaria da Escola, na Sala 348, ou pelo QR Code disposto nos cartazes distribuídos nos murais do Palácio Aloísio Filho.

Obrigado!

A3 curvas

Não compartilhe seus dados de login. Eles são sua identificação pessoal na rede.

Escola da Câmara oferece curso de restauração de acervos

A Escola do Legislativo Julieta Battistioli, da Câmara Municipal de Porto Alegre, concluiu, nesta quarta-feira (3/12), a primeira edição do Curso de Restauração e Conservação de Livros, Documentos e Jornais, destinado a capacitar e qualificar servidores. Foram 40 horas/aula ministradas pela professora Vera Lúcia Zugno e das quais participaram seis funcionários das áreas de Memorial, Arquivo Histórico, Biblioteca, Escola e Imprensa da Casa.

Os servidores iniciaram o aprendizado no dia 12 de novembro e reuniram-se durante 16 manhãs no Laboratório de Conservação e Restauração da Seção de Memorial da Câmara. Na primeira aula, receberam noções teóricas sobre história do papel e de outros suportes da escrita, problemas de conservação, agentes externos de deterioração, técnicas de restauração, os objetivos e a ética do restaurador, entre outros tópicos.
Nas aulas práticas, os servidores diagnosticaram as condições de papéis, verificando seu grau de acidez, a existência de ataques biológicos (fungos e insetos), perdas de suporte, rasgos e dobras, para, então, decidir as técnicas a serem empregadas na restauração. Aprenderam como limpar os documentos e a fazer consertos com papel japonês, enxertos e obturações de furos, assim como desmontagens e montagens de livros e apostilas, por meio de costura, colagem e produção de novas capas.
Capacitação
Vera Zugno cumprimentou a Câmara por oferecer o curso aos servidores, já que a instituição guarda a história do Legislativo da cidade. “Essa memória não pode se perder em acervos que não estejam bem conservados”, disse. “É importante contar com funcionários que conhecem técnicas de conservação e preservação em diferentes setores da Casa.” Formada pelo Instituto Spinelli, de Florença, Itália, a restauradora tem 20 anos de experiência no ofício e prestou serviços para diversas instituições, como a Santa Casa, o Arquivo Histórico Moysés Vellinho, o TRE-RS, o IBGE e o Mercado Público.
O diretor da Escola do Legislativo, Helio Panzenhagen, lembrou que o Curso de Restauração e Conservação faz parte do esforço da instituição de promover a qualificação e a capacitação dos servidores da Câmara. Nesse caso, como atestou, as aulas foram dirigidas aos funcionários das áreas de memória, arquivamento e imprensa. Em 2014, a Escola do Legislativo Julieta Battistioli é presidida pela vereadora Lourdes Sprenger (PMDB).
Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Fotos: Cassiana Martins imagem53535 imagem53536