Escola do Legislativo promove seminário para marcar 243 anos de Porto Alegre

Em 26 de março se comemora a fundação oficial da cidade de Porto Alegre, ocorrida em 1772. Para celebrar os 243 anos da Capital gaúcha, a Escola do Legislativo Julieta Battistioli, da Câmara Municipal de Porto Alegre, promove, nos dias 24 e 25, oSeminário História e Histórias de Porto Alegre. Esse evento, que terá por local o Auditório Ana Terra do Palácio Aloísio Filho, sede do legislativo porto-alegrense, sempre com início previsto para às 19 horas, terá como palestrantes Antônio Augusto Mayer dos Santos, Juremir Machado da Silva, Francisco Marshall e Katia Suman.

No dia 24, o advogado e escritor Antônio Augusto Santos falará sobre Porto Alegre nos séculos XIX e XX – aspectos político-históricos. Na mesma noite, o jornalista e escritor Juremir Machado apresenta a palestra Porto Alegre e revoluções no século XX. Na quarta-feira, dia 25, será a vez do professor e curador cultural Francisco Marshall e da radialista Katia Suman. A palestra de Marshall abordará o tema Patrimônio histórico e cultural em Porto Alegre e a de Katia, o Uso dos espaços públicos e configuração urbana de Porto Alegre.
O principal objetivo do Seminário História e Histórias de Porto Alegre é proporcionar um espaço de discussões sobre a história e a cultura da cidade, na semana de seu aniversário. Os quatro palestrantes, além de serem pessoas de destaque em suas áreas de atuação, são também membros do Conselho de Cidadãos Honorários de Porto Alegre por terem sido agraciados pela Câmara Municipal com títulos e homenagens por justamente serem figuras importantes nos cenários cultural e profissional porto-alegrense.
Inscrições
Aberto ao público em geral, serão disponibilizadas 100 vagas aos interessados com inscrições sendo feitas exclusivamente na página eletrônica www.camarapoa.rs.gov.br. Não haverá inscrições no local. Participantes que tiverem frequência nas duas noites receberão certificado on line. Importante lembrar que, por questões operacionais, o sistema da Câmara Municipal de Porto Alegre não recebe nem envia e-mails do domínio Hotmail. No momento de inscrição, os interessados devem oferecer e-mail opcional ao deste domínio para efetivarem a inscrição e posteriormente receberem o certificado.
Seminário História e Histórias de Porto Alegre
Programação:
Dia 24/3:
Palestra 1 – Antônio Augusto Mayer dos Santos: Porto Alegre nos séculos XIX e XX – aspectos político-históricos.
Palestra 2 – Juremir Machado da Silva: Porto Alegre e revoluções no século XX.
Dia 25/3:
Palestra 3 – Francisco Marshall: Patrimônio histórico e cultural em Porto Alegre.
Palestra 4 – Katia Suman: Uso dos espaços públicos e configuração urbana de Porto Alegre.
Palestrantes:
Antônio Augusto Mayer dos Santos
Natural de Porto Alegre, Antônio Augusto é graduado pela PUCRS. Atua de forma permanente nos Tribunais da Justiça Eleitoral. Foi professor de Teoria Geral do Estado na Ulbra e é professor titular da cadeira de direito eleitoral da Fundação Ministério Público e da Escola Verbo Jurídico e consultor de instituições e institutos privados.
Palestrante de Direito Eleitoral, membro do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral (IBRADE), colaborador e articulista em periódicos, revistas e sítios jurídicos especializados, com dezenas de artigos publicados. Também é colunista da revista Voto e autor de obras como o livro Reforma Política: Inércia e Controvérsias. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral – IBRADE; foi Vice-Presidente da Comissão de Combate à Corrupção Eleitoral da Seccional da OAB do Rio Grande do Sul (OAB/RS) no pleito de 2010 e atualmente é Presidente da Comissão de Direito Eleitoral da Seccional da OAB do Rio Grande do Sul (OAB/RS) no biênio 2014/2015.
Francisco Marshall
Francisco Marshall nasceu em Porto Alegre, tendo estudado nos colégios Santo Antônio e Nossa Senhora do Rosário. Formou-se em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1989 e doutorou-se em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) em 1996. Fez pós-doutorado nas Universidades de Princeton (EUA, 1998) e Heidelberg (Alemanha, 2009) como professor visitante. Atualmente, é professor no Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFRGS. Além da docência, atua como pesquisador e orientador de estudos científicos. Paralelamente, contribui com a cultura de Porto Alegre por meio das atividades do StudioClio.
Katia Suman
Katia Suman nasceu em Salvador, na Bahia, mas, filha de gaúchos, antes de completar um ano já vivia em Porto Alegre.
Graduada em Ciências Sociais pela PUCRS, mestre em Ciências da Comunicação pela Unisinos, Katia iniciou sua carreira de radialista na rádio Ipanema onde atuou por 20 anos, tendo tido passagens também por vários outros veículos como FM Cultura, TVE, Rádio Unisinos e TV COM. Atualmente trabalha em sua tese de doutorado em Letras, na UFRGS, produz e apresenta o Sarau Elétrico e mantém a rádio web Rádio Elétrica.
Juremir Machado da Silva
Natural da região de Palomas, distrito da cidade gaúcha de Santana do Livramento, Juremir é formado em História e Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Fez Doutorado em Sociologia da Cultura pela Sorbonne, Universidade de Paris. De 1993 a 1995, em Paris, foi colunista e correspondente do jornal Zero Hora.
Além de tradutor de livros de autores como Claude Simon, Gilles Lipovestsky, Jean Baudrillard, Juremir é escritor de, entre outros títulos, Anjos da Perdição(1996), A Miséria do Jornalismo Brasileiro (2000) e Getúlio (2004). Recentemente lançou o livro Solo (2008), cronista do jornal Correio do Povo e comentarista da Rádio Guaíba e da Rede Record RS. Além disso, é professor do curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS, onde também coordena o programa de pós-graduação em Comunicação Social.
Assessoria de Imprensa CMPAARTE HISTORIA E HISTORIAS CURVAS

Escola Julieta Battistioli apresenta relatório de 2014 em reunião do Conselho Escolar

A importância do apoio das diretorias e da presidência da Câmara Municipal para que a Escola do Legislativo Julieta Battistioli possa cumprir com seu papel de promover a qualificação dos servidores da Casa, bem como exercer formações de cidadania e aproximação com a comunidade, foi destacada pela vereadora Lourdes Sprenger (PMDB) na tarde desta sexta-feira (27/2). Presidente da Julieta Battistoli, Lourdes dirigiu reunião do Conselho Escolar, oportunidade em que foi apresentado relatório de atividades da Escola relativo ao ano de 2014. “É possível fazer mais, mas sempre com o apoio das diretorias e da presidência da Casa”, ressaltou a vereadora ao listar ações da Escola no ano passado.

O Conselho da Escola é formado pelos diretores da Câmara Municipal, além do diretor da própria Escola, pelo coordenador do Memorial e pelos presidente e vice-presidente da Julieta Battistioli. O servidor Helio Panzenhagen, atual diretor, apresentou na reunião lista das atividades promovidas no ano passado, que incluíram cursos de Dicção, Desinibição e Oratória, Ergonomia, Gestão de Documentos e Oficina de Técnica Legislativa, entre outras, além de palestras e a presença da Escola em eventos como a 60ª Feira do Livro de Porto Alegre e a realização, no mês de novembro, do Encontro Nacional de Escolas de Legislativos e de Contas, sediado pela Câmara de Porto Alegre, com a participação de representações de 21 estados do Brasil.

Também foi citada por Panzenhagen a lista de eventos já programados e previstos para este ano, incluindo cursos de Gestão de Documentos Eletrônicos e de Orçamento Público, além de palestras a serem proferidas por cidadãos honorários e que deverão marcar a Semana de Aniversário de Porto Alegre, no final de março. Realizada na sala de cursos da Escola, a reunião do Conselho Escolar contou com as presenças da coordenadora do Memorial, Claudia Helena Inácio, do diretor de Patrimônio e Fianças, Paulo Roberto Oliveira, do diretor Legislativo, Luiz Afonso de Melo Peres, e do diretor de Administração, Francisco Dornelles. Também estiveram presentes Jorge Barcellos, do Memorial, e Fernando Martins e Anilson Costa, da assessoria da vereadora Lourdes Sprenger.
Assessoria de Imprensa CMPA
Diretores da Câmara Municipal acompanharam apresentação do relatório
foto: Cassiana Martins foto: Cassiana Martins