Encontro da ABEL prevê enfoque na educação à distância para os próximos anos

O XXIV Encontro da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas – ABEL, organizado pela Escola do Legislativo Julieta Battistioli, e realizado em Porto Alegre entre os dias 12 e 14 de novembro aprovou em sua reunião de encerramento a Carta de Porto Alegre. Esse documento estabelece as propostas da entidade junto às escolas associadas.

 

No texto, a ABEL destaca a importância da Educação para a Cidadania dentro das Escolas do Legislativo e de Contas como compromisso de aproximação com a sociedade, mas enfatiza o objetivo de capacitar servidores públicos. “Recomendamos que o enfoque seja o atendimento da clientela interna das Assembleias Legislativas, Câmara Legislativa do Distrito Federal, Câmaras Municipais e Tribunal de Contas para que possamos cumprir fielmente o mister que nos foi confiadom na missão de fortalecer as estruturas, que nos vinculamos, com pessoal habilitado, motivado e constantemente capacitado”.

 

Na Carta, a entidade também antecipou qual será o foco de seu trabalho no próximo ano: “2015 será dedicado à educação à distância, de forma que todas as experiências sejam compartilhadas”.

 

O evento

 

Pela primeira vez a região sul foi sede do encontro da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas – ABEL. A Câmara de Porto Alegre e a Assembleia Legislativa receberam cerca de 95 servidores públicos de 22 estados do Brasil. Durante as atividades, foram debatidas ações para fortalecer a atuação das Escolas do Legislativo e de Contas, e principalmente suas inserções em redes de TI.

 

Durante o XXIV Encontro, Florian Mardruga, presidente da ABEL, disse estar orgulhoso pela realização de mais um evento da entidade, especialmente por este aproximar cada vez mais  escolas legislativas de todo o Brasil em prol do conhecimento comum. “O espírito de comunhão pode ser traduzido nos versos do poeta gaúcho Mario Quintana, que diz: ‘A amizade é um amor que nunca morre’, citou.

 

 

O encerramento do evento ocorreu com a apresentação de cases de nove escolas, no Memorial do Legislativo da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, no dia 14 de novembro. O evento teve a presença constante da vereadora Lourdes Sprenger, presidente da Escola do Legislativo Julieta Battistioli.

 

Pedro Belo Garcia/Agência ALRS

foto: Pedro Belo Garcia/Agência ALRS

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>