Escola da Câmara oferece curso de restauração de acervos

A Escola do Legislativo Julieta Battistioli, da Câmara Municipal de Porto Alegre, concluiu, nesta quarta-feira (3/12), a primeira edição do Curso de Restauração e Conservação de Livros, Documentos e Jornais, destinado a capacitar e qualificar servidores. Foram 40 horas/aula ministradas pela professora Vera Lúcia Zugno e das quais participaram seis funcionários das áreas de Memorial, Arquivo Histórico, Biblioteca, Escola e Imprensa da Casa.

Os servidores iniciaram o aprendizado no dia 12 de novembro e reuniram-se durante 16 manhãs no Laboratório de Conservação e Restauração da Seção de Memorial da Câmara. Na primeira aula, receberam noções teóricas sobre história do papel e de outros suportes da escrita, problemas de conservação, agentes externos de deterioração, técnicas de restauração, os objetivos e a ética do restaurador, entre outros tópicos.
Nas aulas práticas, os servidores diagnosticaram as condições de papéis, verificando seu grau de acidez, a existência de ataques biológicos (fungos e insetos), perdas de suporte, rasgos e dobras, para, então, decidir as técnicas a serem empregadas na restauração. Aprenderam como limpar os documentos e a fazer consertos com papel japonês, enxertos e obturações de furos, assim como desmontagens e montagens de livros e apostilas, por meio de costura, colagem e produção de novas capas.
Capacitação
Vera Zugno cumprimentou a Câmara por oferecer o curso aos servidores, já que a instituição guarda a história do Legislativo da cidade. “Essa memória não pode se perder em acervos que não estejam bem conservados”, disse. “É importante contar com funcionários que conhecem técnicas de conservação e preservação em diferentes setores da Casa.” Formada pelo Instituto Spinelli, de Florença, Itália, a restauradora tem 20 anos de experiência no ofício e prestou serviços para diversas instituições, como a Santa Casa, o Arquivo Histórico Moysés Vellinho, o TRE-RS, o IBGE e o Mercado Público.
O diretor da Escola do Legislativo, Helio Panzenhagen, lembrou que o Curso de Restauração e Conservação faz parte do esforço da instituição de promover a qualificação e a capacitação dos servidores da Câmara. Nesse caso, como atestou, as aulas foram dirigidas aos funcionários das áreas de memória, arquivamento e imprensa. Em 2014, a Escola do Legislativo Julieta Battistioli é presidida pela vereadora Lourdes Sprenger (PMDB).
Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Fotos: Cassiana Martins imagem53535 imagem53536

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>