Estudos e Pesquisas

PROJETOS EM ANDAMENTO

PESQUISA DA EXPOSIÇÃO: 30 ANOS DA CONSTITUIÇÃO DE 1988
Em parceria com a Seção de Memorial, a exposição sobre a história da constituição de 1988 tem como objetivo recuperar o processo de sua elaboração e as caracteristicas que a fazem ser conhecida como “A Constituição Cidadã”

CURSO DE FORMAÇÃO PARA CONSELHO TUTELAR

A ser realizado em março de 2019, o curso visa formar os candidatos que desejam ingressar em uma área cuja sua função é garantir e zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes permitindo aprender a como lidar com vários tipos de situações. O principal objetivo do curso de conselheiro tutelar é fornecer aos participantes uma formação básica, que garanta a promoção dos direitos da criança e do adolescente, identificando quando tais direitos são ou possam ser violados.

CURSO AS IDEIAS POLÍTICAS NO PENSAMENTO CONTEMPORÂNEO II

 O curso visa a dar continuidade a apresentação do painel sobre  a produção recente de autores de ciências humanas a partir da reconstituição de suas ideias e sua visão política de mundo. Além disso, é objetivo desenvolver as capacidades de problematização de temas atuais do campo político, partindo do reconhecimento da agenda pública nacional, estadual e local.  Também é objetivo desenvolver a capacidade de uso dos conceitos do pensamento político de cada autor na capacidade de argumentação. Estão sendo elaborados estudos sobre autores como Slavoj Zizek, Robert Kurz, Zygmund Bauman, entre outros.

 

 

 

 

 

 

 

O projeto envolve o desenvolvimento de uma pesquisa para a fundamentação do serviço “Rota Politica”, a ser executado pela Escola do Legislativo. A etapa de pesquisa resultou na elaboração de uma Cartilha com informações sobre os aspectos políticos inscritos na paisagem urbana de Porto Alegre.

A partir da Cartilha, são agendadas visitas com estudantes de escolas de Porto Alegre ao centro da cidade.

PROJETO ENCERRADO

 

As instituições e entidades que participaram do seminário Projetos da Zona de Inovação Sustentável de Porto Alegre para o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (2020-2030) no dia 08/06/2018, na Câmara Municipal de Porto Alegre,  deverão redigir seus projetos no formulário abaixo. Posteriormente, as propostas enviadas farão parte de um relatório final, que será encaminhado a todos os vereadores e à Prefeitura para fazerem parte das discussões do PDDUA 2020-2030.

Início do envio dos projetos: 08/06/2018
Data limite para o envio dos projetos: 22/06/2018
Envio do Relatório Final: 29/06/2018

Para eventuais dúvidas:
e-mail: escola@camarapoa.rs.gov.br
Telefone: (51) 3220.4374

O prazo para envio dos projetos já foi encerrado.