Professores Colaboradores

A Escola do Legislativo contra com os seguintes professores-colaboradores

 

Andrea Möllmann

Assessora em Registro de Pronunciamentos na Câmara Municipal de Porto Alegre, possui  curso de Pós-Graduação lato sensu em Administração e Planejamento para Docentes pela Universidade Luterana do Brasil. É Mestre e Doutora em Educação pela PUCRS.  Possui Proficiência C2 em Alemão pelo Goethe-Institut Porto Alegre. Goethe-Zertifikat C2: Großes Deutsches Sprachdiplom (GDS), além de compreender falar e escrever bem inglês.
Cursos Ministrados: Introdução à Lingua Alemã

 

Élson Sempe Pedroso

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1994) e Mestrado em Comunicação Social – Práticas Sócio-políticas nas Mídias e Comunicação nas Organizações – pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC-RS. Atualmente é professor horista da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e jornalista / repórter fotográfico – Camara Municipal de Porto Alegre. , atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem, subjetiva, comunicação, política e fotografias. Autor de  “Comunicação Pública Política: Campos em conflito. Um olhar a partir da Câmara Municipal de Porto Alegre , dissertação de Mestrado aprovado em  2007 sob orientação de Neusa Demartini Gomes.  Baixe o texto integral da dissertação AQUI

Cursos Ministrados. Clic no título para acessar o programa

Introdução à Fotografia

Jorge Barcellos 

É licenciado e bacharel em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989) e Mestre e Doutor em Educação pela Faculdade de Educação/UFRGS(2013). Possui publicações na área de história, educação e política educacional. Foi por vinte anos pesquisador do Memorial da Câmara e atualmente é Coordenador de Cursos da Escola do Legislativo Julieta Battistioli da Câmara Municipal de Porto Alegre. Integra o GT Politicas para família, gênero e gerações do Centro de Estudos Internacionais sobre Governo da Universidade Federal do Rio Grande do SUL (CEGOV-UFRGS). Recebeu a Menção Honrosa do Prêmio José Reis de Divulgação Científica (2006) e o Troféu Expressão da FINEP (2006) pelas atividades do Projeto Educação para Cidadania da Câmara Municipal de Porto Alegre , sob sua coordenação.É autor de Educação e Poder Legislativo (Aedos Editora, 2014) e O Tribunal de Contas e a Educação Municipal (Editora Fi, 2017). Mantém a coluna Democracia e Politica no Jornal O Estado de Direito. É colaborador dos jornais Zero Hora, Sul21, Le Monde Diplomatique Brasil e das plataformas de notícias (blogs) Sapo (Portugal), Medium (EUA) e La Mula (Peru). Baixe o texto integral da tese AQUI  

Cursos ministrados. Clic no título para acessar o programa

Formação de Multiplicadores em Educação para Cidadania

As ideias politicas no pensamento contemporâneo

Poder Legislativo e Políticas Públicas

Vertentes do pensamento político contemporâneo –  Byung Chul-Han

Luiz Afonso de Melo Peres

Advogado pela Unisinos e Especialista em Direito Publico pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Diretor Legislativo da Câmara Municipal de Porto Alegre, onde ministrou cursos e palestras sobre Processo Legislativo Municipal.

Cursos Ministrados:

Processo Legislativo

Regimento Interno

Lúcio Antonio Machado Almeida

Professor de Filosofia do Direito, Estatuto da Criança e do Adolescente, Direito Constitucional, Direito do Consumidor, Estatuto da OAB, Sociologia do Direito, Direito Administrativo e Introdução ao Estudo do Direito na Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre.  Assessor Legislativo na Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Porto Alegre. Doutor em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Especialista em Direito Sanitário pela Unisinos e Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul. Avaliador cadastrado da Revista do Programa de Pós-Graduação em Direito – PPGDir/UFRGS. Membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RS. Advogado – OAB 75054/RS. Pesquisador Grupo de Pesquisa Filosofia e Direito CNPq. Membro do IBFD – Instituto Brasileiro de Filosofia do Direito. Avaliador cadastrado no sistema de editoração eletrônica da Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia. Baixe a Tese de Doutorado Aqui

Cursos ministrados. Clic no título para acessar o programa

Controle de constitucionalidade – 20h;
Constitucional II – 20h;
Curso sobre Improbidade Administrativa- 10h;
Curso de Introdução ao Direito Administrativo – 20h;
Curso sobre o pensamento democrático: Tocqueville

Thiago Aguiar de Moraes

É doutorando em História pela PUCRS. É licenciado, bacharel e mestre pela mesma instituição. Trabalhou em sua dissertação de mestrado com a revista Democracia e Empresa do Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais do Rio Grande do Sul (IPESUL), e a tentativa de construção de um consenso intra-classe por parte de um grupo de empresários sobre quais orientações o empresariado gaúcho deveria seguir para combater o comunismo, de 1962 a 1971. Atualmente, trabalha com a trajetória de integrantes do IPÊS que ocuparam cargos públicos após o golpe de 1964. Tem experiência em trabalhos relacionando História e Imprensa, História e Fotografia, e História e Cinema. Baixe a Tese de Doutorado Aqui para

Cursos Ministrados. Clic no título para acessar o programa

Oficina de Técnica Legislativa

Juliana Maia

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2008. Em seu trabalho de conclusão de curso, analisou a obra de Pierre Verger. Servidora da Câmara Municipal de Porto Alegre desde 2007, Chefe da Seção de Redação Legislativa da Câmara Municipal de Porto Alegre.

Cursos Ministrados. Clic no título para acessar o programa

Oficina de Técnica Legislativa

Rodrigo de Almeida Soares

Possui graduação em Direito pelas Faculdades Rio-grandeses (2012) e Especialização em Direito Público pela Fundação do Ministério Público (2020). Atualmente é Chefe da Seção de Licitações da Diretoria de Patrimônio e Finanças da Câmara Municipal de Porto Alegre. Palestra sobre Administração Pública a nível nacional e internacional pela Escola de Administração da UFRGS.

Curso: Introdução a Planilha de Custo

Vera Pivetta 

Possui graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1979) e em Letras – Português e Literaturas da Língua Portuguesa – pela Faculdade Porto-Alegrense (2008). É pós-graduada em Gramática e Ensino da Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010), e Mestra em Letras (Teoria e Análise Linguística – Gramática, Semântica e Léxico) pela mesma universidade (2015). Atualmente é Taquígrafa-Revisora Parlamentar da Câmara Municipal de Porto Alegre. Nesse mesmo órgão, ministra cursos de atualização em Língua Portuguesa na Escola do Legislativo Julieta Battistioli.

Curso: Atualização em Língua Portuguesa

Seja um professor-colaborador da escola. A atividade é voluntária. Preencha a ficha abaixo e envie para escola@camarapoa.rs.gov.br. Entraremos em contato .

Ficha cadastro

 

professor