Projeto Integração e Acolhimento 2023

História do PIA

O projeto foi lançado em 2014, com o objetivo de promover a integração dos novos servidores e vereadores entre si e com os que já fazem parte da instituição, possibilitando um sentimento de acolhida e de valorização pessoal. Conta com o apoio de representantes de todas as diretorias da Casa, abordando assuntos relacionados ao histórico, objetivos, missão, estrutura e funcionamento deste Legislativo, com o intuito de possibilitar ao novo servidor/vereador um conhecimento geral sobre a Câmara Municipal de Porto Alegre. Após diversas edições do PIA, os resultados são considerados muito positivos e os objetivos alcançados. A satisfação ultrapassa os servidores/vereadores novos, pois causa um sentimento de realização e reconhecimento profissional às servidoras que atuam na organização do evento.

Como surgiu o PIA?

O Projeto de Integração e Acolhimento (PIA) surgiu da problemática vivenciada na Câmara Municipal de Porto Alegre na entrada em exercício de novos servidores concursados. Iniciativa da Seção de Recursos Humanos com apoio da Escola do Legislativo Julieta Battistioli a partir de 2019, em suas edições anteriores, apesar da boa recepção destinada aos novos colegas sempre ter existido, a administração carecia de um programa que desse uma base sólida a quem ingressasse. Havia casos em se passavam meses até que o servidor se adaptasse às rotinas de trabalho e ao ambiente da CMPA como um todo, sendo este aprendizado lento e de iniciativa exclusiva do servidor, caracterizando uma atuação passiva da administração perante seu ingresso. A carência no acolhimento também se percebia pela eventual falta de preparo físico da estação de trabalho destinada ao ingressante, caracterizada por vezes pela inexistência de computador (ou um sem condições), pela mesa “suja” (processos, gavetas cheias com folhas e materiais de expediente usados, etc.) ou pela sua própria inexistência (sem mesa, cadeira e computador a ele destinados).

A partir dessa realidade vivenciada que foi apresentada a ideia do PIA, visando um acolhimento efetivo e profissional no ingresso dos seis novos Assistentes Legislativo I no mês de setembro de 2014, desde as primeiras apresentações da Câmara até a entrada em exercício no setor da respectiva lotação. O planejamento foi um esforço conjunto dos diversos setores da Diretoria Administrativa, e teve como objetivos principais (a) a percepção individual de acolhimento em cada um dos novos servidores, (b) a integração entre os servidores ingressantes (c) a apresentação da estrutura da Casa, (d) o conhecimento do papel do Legislativo e de sua história, (e) a noção sobre informações funcionais pertinentes, (f) a preparação dos setores receptores e de suas respectivas chefias, (g) o embasamento para que a decisão de lotação relacionasse o perfil apresentado por cada um às demandas dos setores da Casa previamente selecionados a receberem novos servidores.

A avaliação de todos os participantes da primeira edição do Projeto de Integração e Acolhimento, tanto dos próprios ingressantes, como da coordenação e dos servidores apresentadores, foi de que teve-se um amplo êxito na execução do planejamento e no cumprimento dos objetivos propostos. Todas as atividades foram realizadas conforme o cronograma elaborado, todas as Diretorias e setores cumpriram com seu papel de introdutores das atividades da CMPA por meio de suas apresentações, e todos os novos servidores saíram da primeira semana em exercício neste Legislativo com o sentimento de acolhimento e de que estavam integrados ao espírito de trabalho da Câmara Municipal de Porto Alegre.

Quanto ao futuro do Projeto de Integração e Acolhimento a partir de 2019,  o que se planeja é sua transformação em um programa permanente na CMPA, coordenado pela Diretoria Administrativa e o Serviço de Recursos Humanos por meio de uma comissão permanente de planejamento e execução, com a participação da Escola do Legislativo e com servidores dedicando parte de sua jornada de trabalho para a realização das diversas tarefas que são exigidas pelo PIA. Surge já como primeiro desafio a necessária expansão do programa, para que todos os servidores ingressantes na CMPA sejam alvo das atividades a ele inerentes, compreendendo nesta noção a integração anual dos Diretores de área, os comissionados vinculados aos Gabinetes de Vereadores ou às Bancadas, os servidores colocados à disposição deste Legislativo e os estudantes estagiários que passarem a integrar os quadros da Casa.

Recursos das edições anteriores

COMPILADAS – Apresentações JANEIRO 2017 – PRIMEIRO DIA

COMPILADAS – Apresentações JANEIRO 2017 – SEGUNDO DIA

Apresentações dia 12, 13 e 14/02/2019

Apresentação Escola do Legislativo

Apresentação da Diretoria Legislativa

Apresentação Diretoria Administrativa

Diretoria Geral e Diretoria de Patrimônio e Finanças – Apresentação QBM

Diretoria Geral – Apresentação SEI

Serviço de Atividades Complementares 2019 II


Projeto Integração e Acolhimento 2023

14/02/2023
das 13h30min às 18h

  • Abertura
  • Serviço de Atividades Complementares(Rotinas de solicitação de serviços)
  • Serviço de Segurança e Vigilância (Normas de segurança da CMPA)
  • Escola do Legislativo
  • Memorial e História da Câmara
  • Diretoria Legislativa (Processo Legislativo)

16/02/2023
das 13h30min às 18h

  • Diretoria-Geral
  • Diretoria de Patrimônio e Finanças(Quota Básica Mensal-QBM)
  • Assessoria de Informática (Portal CMPA)
  • Serviço de Recursos Humanos(Informações Funcionais)
  • Seção de Protocolo e Arquivo (SEI e outras informações)

Local: Sala das Comissões (301)
Será fornecido certificado mediante presença nos dois encontros.

Clique para se inscrever.