História do PIA
O projeto foi lançado em 2014, com o objetivo de promover a integração dos novos servidores e vereadores entre si e com os que já fazem parte da instituição, possibilitando um sentimento de acolhida e de valorização pessoal. Conta com o apoio de representantes de todas as diretorias da Casa, abordando assuntos relacionados ao histórico, objetivos, missão, estrutura e funcionamento deste Legislativo, com o intuito de possibilitar ao novo servidor/vereador um conhecimento geral sobre a Câmara Municipal de Porto Alegre. Após diversas edições do PIA, os resultados são considerados muito positivos e os objetivos alcançados. A satisfação ultrapassa os servidores/vereadores novos, pois causa um sentimento de realização e reconhecimento profissional às servidoras que atuam na organização do evento.
Como surgiu o PIA?
O Projeto de Integração e Acolhimento (PIA) surgiu da problemática vivenciada na Câmara Municipal de Porto Alegre na entrada em exercício de novos servidores concursados. Iniciativa da Seção de Recursos Humanos com apoio da Escola do Legislativo Julieta Battistioli a partir de 2019, em suas edições anteriores, apesar da boa recepção destinada aos novos colegas sempre ter existido, a administração carecia de um programa que desse uma base sólida a quem ingressasse. Havia casos em se passavam meses até que o servidor se adaptasse às rotinas de trabalho e ao ambiente da CMPA como um todo, sendo este aprendizado lento e de iniciativa exclusiva do servidor, caracterizando uma atuação passiva da administração perante seu ingresso. A carência no acolhimento também se percebia pela eventual falta de preparo físico da estação de trabalho destinada ao ingressante, caracterizada por vezes pela inexistência de computador (ou um sem condições), pela mesa “suja” (processos, gavetas cheias com folhas e materiais de expediente usados, etc.) ou pela sua própria inexistência (sem mesa, cadeira e computador a ele destinados).
A partir dessa realidade vivenciada que foi apresentada a ideia do PIA, visando um acolhimento efetivo e profissional no ingresso dos seis novos Assistentes Legislativo I no mês de setembro de 2014, desde as primeiras apresentações da Câmara até a entrada em exercício no setor da respectiva lotação. O planejamento foi um esforço conjunto dos diversos setores da Diretoria Administrativa, e teve como objetivos principais (a) a percepção individual de acolhimento em cada um dos novos servidores, (b) a integração entre os servidores ingressantes (c) a apresentação da estrutura da Casa, (d) o conhecimento do papel do Legislativo e de sua história, (e) a noção sobre informações funcionais pertinentes, (f) a preparação dos setores receptores e de suas respectivas chefias, (g) o embasamento para que a decisão de lotação relacionasse o perfil apresentado por cada um às demandas dos setores da Casa previamente selecionados a receberem novos servidores.