Cartilha Criança Está de Olho


A Cartilha “Criança está de olho: educação para o cuidado e fiscalização para a juventude” tem como objetivo oferecer formação em educação para fiscalização, isto é, educar o olhar do jovem para o cuidado com as coisas públicas, para as necessidades coletivas e para os grupos sociais marginalizados.

Fiscalizar é tarefa do Poder Executivo, e segundo a Lei, as funções públicas na sociedade democrática são exercidas com a participação e acompanhamento da sociedade. Nada mais justo do que ensinar as crianças a observar, criticar, solicitar os serviços públicos para o atendimento das necessidades públicas. O cidadão é o primeiro fiscal do poder público, mas como podem crianças e adolescentes participar das ações de cuidado e fiscalização das coisas públicas?

Esta questão é fundamental para quaisquer projetos de educação para cidadania. Ao ensinar as crianças e jovens a identificarem problemas sociais, os canais competentes responsáveis pela sua solução, acreditamos que estamos dando um passo novo aos novos cidadãos, e em especial, aos jovens de Porto Alegre.

Leia a cartilha. Aprenda a identificar um problema urbano e/ou social. Identifique os órgãos responsáveis e exerça sua cidadania. A cartilha é organizada de forma a deixar claro os princípios da ação de cuidado e fiscalização (capitulo I), os instrumentos disponibilizados para o cidadão (capitulo II), as razões para a fiscalização (capitulo III), os órgãos que o cidadão auxilia ao fiscalizar (capitulo IV) e um itinerário de objetos e recursos de fiscalização disponibilizados pelos órgãos públicos da cidade (capitulo V).

Cartilha Fiscalização