Inscrições – Seminário Previmpa

O Projeto de Disseminação da Cultura Previdenciária (DCP) visa firmar um espaço de esclarecimentos sobre a Previdência Municipal, subsidiando os segurados do Previmpa quanto aos seus direitos e deveres, considerada a legislação previdenciária em vigor e a respectiva repercussão para o próprio segurado e para seus dependentes.

Continuar lendo Inscrições – Seminário Previmpa

Escola participa de seminário do ILEA

A Escola participa, nesta terça-feira (18/09) do seminário “Eleições Presidenciais – Agenda” promovido pelo Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados (ILEA) da UFRGS. O Coordenador de Cursos da ELJB, Jorge Barcellos, representará a Escola e debaterá juntamente aos professores da UFRGS Soraya Cortes (Sociologia), Denise Jardim (Antropologia), Leticia Schabbach (Sociologia) e Maira Baumgartem (Sociologia) questões relacionadas a Eleição presidencial de 2018, projetando o Brasil após a mesma.

Continuar lendo Escola participa de seminário do ILEA

Inscrições abertas para o minicurso Assédio Moral e Sexual nas Relações de Trabalho

Estão abertas as inscrições para o minicurso Assédio Moral e Sexual nas Relações de Trabalho. Ele ocorrerá em 19 de outubro, sexta-feira, das 14h às 18h. São disponibilizadas 50 vagas e as inscrições podem ser feitas através do formulário disponível no final desta publicação.

Ministrante:

Pietra Gomes Ferreira Continuar lendo Inscrições abertas para o minicurso Assédio Moral e Sexual nas Relações de Trabalho

Câmara vai a Escola aborda História do Parlamento

No mês de aniversário da Câmara Municipal de Porto Alegre, a Escola do Legislativo, mediante agendamento, oferece as escolas da capital a palestra “História do Parlamento: Câmara Municipal 245 anos”, pela passagem  do aniversário do poder legislativo da Capital. A palestra, realizada pelo professor da Escola do Legislativo Julieta Battistioli, Jorge Barcellos, aborda os principais acontecimentos da história do legislativo da Capital. O programa inclui os seguintes conteúdos:

Porto Alegre no desenvolvimento do extremo sul do país

A transferência da Câmara de Viamão para Porto Alegre

Os “homens bons”: atribuições e funções

A Câmara Municipal na passagem do século XIX para XX

A Câmara Municipal de Porto Alegre e a construção da metropole

O Legislativo atual: movimentos sociais, agenda e políticas públicas.

As aulas tem duração de 01 hora, com apoio didático, uso de fotografias, mapas e demais recursos de ensino.

O agendamento deve ser feito diretamente com a Escola do Legislativo, pelo e-mail escola@camarapoa.rs.gov.br

Tel. 51 32204318

 

Inscrições abertas para o Curso As Ideias Políticas no Pensamento Contemporâneo

Estão abertas as inscrições para o curso As Ideias Políticas no Pensamento Contemporâneo. O curso será composto por 10 aulas, uma por semana, que ocorrerão a partir de  1° de outubro, sempre às segundas-feiras, das 9h às 11h, perfazendo um total de 20 horas. São disponibilizadas 40 vagas e as inscrições podem ser feitas através do formulário disponível no final desta publicação.

 

Ministrante:

Jorge Barcellos

 

Ementa:

Mapeamento particular do pensamento político em 10 autores contemporâneos destacados por seu discurso autônomo, tendo-se por fio condutor o lugar da política e sua relação com diversos sistemas de pensamento social tomados a partir de uma perspectiva interdisciplinar.

 

Objetivo:

O curso visa a trabalhar a produção recente de autores de ciências humanas a partir da reconstituição de suas ideias e sua visão política de mundo. Além disso, é objetivo desenvolver as capacidades de problematização de temas atuais do campo político, partindo do reconhecimento da agenda pública nacional, estadual e local.  Também é objetivo desenvolver a capacidade de uso dos conceitos do pensamento político de cada autor na capacidade de argumentação.

 

Metodologia:

Para atingir esses objetivos, cada aula é organizada em três partes principais. Na primeira parte, o ponto de partida é a historiografia de cada pensador tomada em seu conjunto, com a descrição de temas e influências de cada autor. A segunda parte percorre um diagnóstico político do seu pensamento em obras de destaque. Na terceira parte, o curso explora textos, documentos e propõe documentários e atividades didáticas sobre a obra de cada autor de modo a propiciar a experiência original do pensamento.  As aulas expositivas do docente, os seminários e as atividades em grupo dos alunos visam à análise, comentário e interpretação de textos

 

Carga horária: 10 encontros, 1 por semana, com 2 horas de duração: 20 h/a

Local: Sala de Aula da Escola do Legislativo (Av. Loureiro da Silva, 255)

Horário: das 9h às 11h

Vagas: 40 vagas

Período: de outubro a dezembro de 2018

 

Programa:

01/10 –  Aula 1 – Pierre Bourdieu: sobre o Estado

8/10 – Aula 2 – Pierre Ronsavalon: novas categorias do político

15/10 – Aula 3 – Byung Chul Han: sobre o poder

22/10 – Aula 4 – Jean Baudrillard: a emergência da transpolítica

29/10 – Aula 5 – Dany Robert Dufour: o poder dentro de nós

5/11- Aula 6 – Michel Foucault:  micropolítica do poder

12/11 – Aula 7 – Paul Virilio: a administração do medo como política

19/11 – Aula 8 – Jacques Ranciere: o ódio politico

26/11 – Aula 9 – Pierre Legendre: direito e politica

3/12 – Aula 10 – Maurício Lazzaratto: o poder da economia

 

Sobre o ministrante:

Jorge Barcellos é licenciado e bacharel em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989) e Mestre e Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Ufrgs (2013). Possui experiência de magistério em ensino médio e superior, além de publicações nas áreas de história, educação e política educacional. Atualmente é Coordenador de Cursos da Escola do Legislativo Julieta Battistioli da Câmara Municipal Integra com o mesmo projeto o GT Politicas para família, gênero e gerações do Centro de Estudos Internacionais sobre Governo da Universidade Federal do Rio Grande do SUL (Cegov-Ufrgs). Recebeu a Menção Honrosa do Prêmio José Reis de Divulgação Científica (2006) e o Troféu Expressão da Finep (2006) pelas atividades do projeto Educação para Cidadania da Câmara Municipal de Porto Alegre, sob sua coordenação. É autor de Educação e Poder Legislativo (Aedos Editora, 2014). Mantém a coluna Democracia e Política no jornal O Estado de Direito. É colaborador dos jornais Zero Hora, Sul21, Le Monde Diplomatique Brasil e das plataformas de notícias (blogs), Sapo (Portugal), Medium (EUA) e La Mula (Peru).

 

Segue, ainda, o link de acesso à bibliografia completa do curso:

Bibliografia – As Ideias Políticas no Pensamento Contemporâneo

 

Inscrições: