Autor: barcellos

Escola do Legislativo apoia a realização da IV Jornada Sandra Pesavento

A Escola do Legislativo Julieta Battistioli, através de seu Núcleo de Estudos e Pesquisas, é apoiadora da IV Jornada Sandra Jatahy Pesavento: arquivos pessoais, trajetórias intelectuais e estudos de gênero“, a ser realizado no próximo dia  8 de junho, sábado, no Centro Histórico Cultural Santa Casa. O evento é uma realização do Centro Histórico Santa Casa, Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul, Fundação Nacional de Arte e Ministério da Cidadania do Governo Federal, com diversos patrocinadores, entre eles o Banrisul.

O evento deve-se ao esforço da Curadora do Acervo Sandra Jatahy Pesavento, Dra. Nádia Maria Weber dos Santos, que desde o falecimento da pesquisadora Sandra Pesavento, tem-se dedicado a preservar a memória da ilustre estudiosa. Seu trabalho incansável na organização acervo Sandra Jatahy Pesavento, localizado no Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, vem possibilitando a organização de um dos mais importantes acervos pessoais de pesquisa sobre história de Porto Alegre  e Rio Grande do Sul. Reunindo os documentos originais, biblioteca, textos e documentos da ilustre pesquisadora, o Acervo SJP está se transformando em arquivo de referência para novos estudos e projetos em história da cultura e da mentalidade gaúcha.

Com pesquisadores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Rio de Janeiro, a IV jornada Sandra Jatahy Pesavento aborda o tema dos arquivos pessoais e as contribuições da pesquisa da historiadora Sandra Pesavento para os estudos de gênero. Para Jorge Barcellos, Doutor em Educação e Coordenador de Cursos da Escola do Legislativo, o apoio da Câmara Municipal é o reconhecimento da importância de um acervo, trabalho de organização e deve-se a necessidade de aprofundar os estudos das biografias dos vereadores,  já que  ” a história imediata dos vereadores ainda está  por ser escrita. Seminários como este aprofundam o conhecimento sobre arquivos pessoais. O Memorial da Câmara vem reunindo arquivos pessoais  e os debates deste seminário em muito  colaboram com o aprofundamento de seus estudos”, destaca o pesquisador.  Além disso, assinala Barcellos, o acervo vem realizando atividades neste legislativo de grande sucesso durante a Semana de Porto Alegre, revelando em exposições, a importância da história da cidade.

As inscrições podem ser feitas no site www.centrohistoricosantacasa.com.br

Segunda edição do Cafezinho na Escola acontece nesta sexta-feira

A Escola do Legislativo Julieta Battistioli promoverá na sexta-feira, dia 24 de maio, às 16h, a segunda edição do Cafezinho na Escola. Com o tema “Por que repetimos os mesmos erros?” o cafezinho debaterá o autor J.-D Nasio Zahar, autor do livro que dá nome ao evento. O evento será realizado na sala de aula da ELJB, nº 350, na Câmara Municipal de Porto Alegre, e é aberto ao público e Servidores da Casa.

O psicanalista francês traz em sua obra um estudo aprofundado sobre ciclos viciosos e o que nos levam a estarmos inseridos neles, mas de uma forma mais acessível para aqueles que não possuem conhecimento prévio na área de psicanálise. Contando com Jorge Barcellos (Coordenador de cursos da ELJB) como mediador, o Cafezinho visa oferecer um espaço de debate acerca de assuntos pertinentes à rotina de trabalho.

Esperamos todos para tomarmos um café e conversar!

 

Cuidado com idosos é destaque em evento da ELJB

A Escola do Legislativo Julieta Battistioli realizará nos dias 11, 13, 18 e 19 de junho, das 18h às 22h, o evento “Curso Cuidador de Idosos” que contará com certificação pela participação e é gratuito a toda comunidade.

O evento visa trazer conhecimentos essenciais diante de uma realidade cada vez mais presente em nossa sociedade.

Obs.: o Curso não possui caráter profissionalizante, sua agenda é de extensão e aprimoramento para profissionais da área e pessoas interessadas em adquirir conhecimentos específicos.

Para inscrições, preencha o formulário abaixo:

O número máximo de inscrições para este evento foi alcançado. Dúvidas, entre em contato com a ELJB.

ELJB apoia Semana Municipal do Jovem Empreendedor com eventos sediados pela CMPA

A Câmara Municipal de Porto Alegre sediará, nos dias 2 e 3 de maio, atividades da 3ª Semana Municipal do Jovem Empreendedor de Porto Alegre. Realizada com o apoio da Escola do Legislativo Julieta Battistioli (ELJB), a atividade integra o Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município de Porto Alegre, onde constam eventos de instituições representativas e pessoas físicas que defendem o empreendedorismo na Capital gaúcha.

No dia 2 (quinta-feira), às 14h, serão realizadas palestras gratuitas aos jovens, estudantes, professores e cidadãos interessados. As atividades serão: “Caminho empreendedor: sonhos X realidade” ministrada por Carolina Niederauer (Mentora do programa Startup Weekend e Fundadora do WeCloset), e “Plano de carreira: encontrando o seu propósito de vida e felicidade” por Simone Lopes (responsável pela coluna Plano de Carreira do jornal Correio do Povo). Já no dia 3 (sexta-feira), às 9h30min, ocorrerá um café da manhã em comemoração à Semana do Jovem Empreendedor. Ambas atividades serão sediadas no Plenário Ana Terra.

Também ocorrerá na Câmara Municipal, pela primeira vez, o atendimento descentralizado da Sala do Empreendedor – da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico – para orientações e efetivos licenciamentos e alvarás de empresas, estabelecimentos comerciais e serviços.

A Semana do Jovem Empreendedor foi estabelecida pela Lei Ordinária número 12.189/16 a partir do Projeto de Lei 208/16, de autoria do vereador Mendes Ribeiro (PMDB) e tem apoio de diversas instituições como a AJE POA, CDL Jovem, AGAS Jovem, CEJA-OAB/RS, Brasil 200, AGV Jovem, Farsul Jovem, NEJ POA, CMJ/POA e AGS.

Para mais informações, entre em contato com a Escola através do telefone: (51) 3220.4374

Teletrabalho no Serviço Público é alvo de debate através da ELJB

O home office é um conceito de trabalho onde o colaborador realiza suas demandas à distância, não necessitando estar presente em seu local de trabalho, e vem sendo aplicado cada vez mais pelo mundo. Seguindo esta tendência, a ELJB promoverá todas sextas-feiras, entre os dias 03 de maio e 21 junho, das 10h às 11h, o Grupo de Pesquisa em Teletrabalho.

O Grupo de Pesquisa visa trazer aos seus participantes os aspectos técnicos e práticos do Teletrabalho, assim como casos onde a aplicação desta filosofia de trabalho foi bem sucedida. Para tal, o Grupo contará com Lúcio Antônio Almeida Machado (Mestre e Doutor em Direito/UFRGS) como coordenador das atividades propostas. Os estudos se dividirão em quatro módulos:

  • Módulo I – Aspectos teóricos do teletrabalho;
  • Módulo II – Principais obras;
  • Módulo III – Cases de sucesso;
  • Módulo IV – Aplicabilidade do teletrabalho na Câmara Municipal de Porto Alegre;

Os encontros serão realizados na Câmara Municipal de Porto Alegre, na sala de aula da ELJB (3º andar, nº 350), são totalmente gratuitos e abertos a Parlamentares, Servidores e população. Para inscrições, preencha o formulário abaixo.

Preparo para Mestrado é tema de evento da ELJB

A Escola do Legislativo Julieta Battistioli (ELJB) promoverá, no dia 27 de maio, às 10h, o evento “Como se preparar para fazer o mestrado em Direito?” que visa informar e orientar alunos para seu Mestrado no curso de Direito.

Entre os temas a serem abordados, estão a construção responsável do perfil acadêmico, construção do currículo lattes, domínio de idiomas estrangeiros e a confecção de um projeto de pesquisa. Lúcio Antônio Machado Almeida (Mestre e Doutor em Direito pela UFRGS) trará aos presentes sua experiência como aluno, professor e orientador.

O evento é totalmente gratuito, e será realizado na Câmara Municipal de Porto Alegre, sala 350. As inscrições são realizadas através do formulário abaixo:

 

Escola inaugura grupo de estudo para debater racismo

A Escola do Legislativo Julieta Battistioli (ELJB) realizará, a partir do dia 13 de maio, o Grupo de Pesquisa Antirracismo. A atividade será destinada a professores, acadêmicos e pesquisadores, visando capacitá-los na realização de pesquisas referentes ao assunto. A aula inaugural será das 19h às 22h, no Plenário Ana Terra, e contará com a presença do Grupo de Juristas Negros do Rio Grande do Sul. Os demais encontros serão das 11h30min às 13h, todas segundas-feiras, na sala de aula da ELJB (terceiro andar, nº350).

Destinado a levantar dados e debate-los perante o cotidiano municipal, estadual e nacional, o Grupo terá caráter qualificativo e contará com atividades interativas, dividindo-se em quatro módulos.

Clique em Projeto do grupo de pesquisa antirracismo 2018 para fazer o download do projeto completo.

Abaixo, preencha o formulário para realizar sua inscrição.

Campanha da Fraternidade é tema de palestra

A Campanha da Fraternidade deste ano tem como tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27). Nesta Campanha, a ser desenvolvida mais intensamente no período da Quaresma, a Igreja Católica buscará chamar a atenção dos cristãos para o tema das políticas públicas, ações e programas desenvolvidos pelo Estado para garantir e colocar em prática direitos que são previstos na Constituição Federal e em outras leis.

A Câmara Municipal de Porto Alegre, através da Escola do Legislativo, se une a Igreja do Brasil e realiza no próximo dia 16 de abril uma palestra que pretende estimular a participação dos cristãos na construção de políticas públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais da fraternidade. O Arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, falará sobre o ciclo e etapas de uma política pública e fará a distinção entre as políticas de governo e as políticas de Estado, bem como apresentará os canais de participação social, como os conselhos previstos na Constituição Federal de 1988. É uma atividade educacional ampla que pretende ajudar os cristãos e pessoas de boa vontade a vivenciarem a fraternidade em compromissos concretos, provocando, ao mesmo tempo, a renovação da vida da Igreja e a transformação da sociedade, a partir de temas específicos.

PROGRAMAÇÃO
Data: 16/04/2019
Horário: 14 horas
Local: Plenário Ana Terra da Câmara Municipal de Porto Alegre
Palestra: Fraternidade e Politicas Públicas
Palestrante: Dom Jaime Spengler
Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre
Debatedor: Vereador Professor Wanbert

Dom Jaime Spengler – Arcebispo Metropolitano

Jaime Spengler nasceu em 6 de setembro de 1960 em Gaspar (SC). Ingressou na Ordem dos Frades Menores em 20 de janeiro de 1982, pela admissão no Noviciado na cidade de Rodeio (SC). Cursou Filosofia no Instituto Filosófico São Boaventura, de Campo Largo (PR), e Teologia no Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis (RJ), concluindo-o no Instituto Teológico de Jerusalém em Israel. Foi ordenado sacerdote em 17 de novembro de 1990, na sua cidade natal.

Fez doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Antonianum, em Roma, e atuou dentro da Ordem dos Frades Menores em diversas missões e cidades do país até 2010, quando foi nomeado pelo Papa Bento XVI como bispo auxiliar. A ordenação episcopal, presidida por Dom Lorenzo Baldisseri, Núncio Apostólico no Brasil, ocorreu dia 5 de fevereiro de 2011, na Paróquia São Pedro Apóstolo, em Gaspar. Dom Jaime Spengler é arcebispo metropolitano de Porto Alegre desde 18 de setembro de 2013, quando foi nomeado pelo Papa Francisco, que concomitantemente recebeu o pedido de renúncia de Dom Dadeus Grings.

 

Escola abre inscrições para participação em projetos educacionais

A Escola do Legislativo Julieta Battistioli está abrindo para o ano de 2019 as inscrições para seus projetos externos voltados às escolas da rede municipal de Porto Alegre. Os projetos são fixos no calendário da Escola, gratuitos, contemplam material confeccionado pela ELJB e comportam diversas modalidades sendo totalmente interativas e pautando inúmeros assuntos pertinentes ao âmbito da Câmara Municipal de Porto Alegre, cidadania, política e afins.

Ao todo estão sendo disponibilizados oito projetos, sendo quatro já consolidados desde o ano passado e quatro inaugurais:

– Universidade Aberta

Visa oferecer conteúdo de qualificação de alto nível, tratando de temas contemporâneos na política como modelos de gestão econômica pelo Mundo, fronteiras, etc.

– Olimpíada de Ciência Política

Propõe aos estudantes um estudo dinâmico e descontraído da história e política. São formadas equipes de três alunos e um professor da área de Humanidades, que competem entre si a partir do estudo de textos acadêmicos, mapas, documentos históricos e imagens fornecidas pela equipe da Escola.

– Câmara vai à Escola

Viabiliza o estudo da história do Brasil, Porto Alegre e da Câmara Municipal de Porto Alegre através de palestras realizadas por pesquisadores da Escola.

– Grêmio em Forma

Incentiva a formação de lideranças juvenis dentro da instituição de ensino, prospectando a formação de senso crítico e espírito de trabalho em equipe. A equipe da Escola se desloca até a instituição de ensino e assessora a criação de grêmios estudantis. O projeto é realizado em parceria com a ONG Eu sou a Paz do Estado do Rio de Janeiro, e está presente na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jean Piaget, no Bairro Rubem Berta em Porto Alegre.

– Legislação Antirracista, Diversidade Humana, Noções de Constitucionalidade e Rota Política

Projetos inaugurais de 2019, necessitam de contato prévio para envio de conteúdo.

*As inscrições podem ser realizadas através do telefone e e-mail da Escola, assim como a solicitação para envio do projeto completo.*

Telefone: (51) 3220.4374

Email: escola@camarapoa.rs.gov.br

Texto: Victor Leffa (estagiário de Jornalismo/ELJB)

ELJB participa de evento pautado pela representação feminina

No dia 29 de março, a Escola do Legislativo Julieta Battistioli esteve presente no evento “Mulheres Protagonistas” realizado pela Câmara Municipal de Capão da Canoa. A Assessora de Relações Institucionais Rosâne Vilasbôas participou da atividade representando a ELJB, que tratou de assuntos relacionados a representação feminina em diversas frentes sociais. Além do roda de conversa, o evento contou com a entrega de três unidades de livros produzidos pela Câmara Municipal de Porto Alegre: Dez Anos de Leis e de Ações Municipais (2011), e dois exemplares do catálogo Sioma Breitman de Fotografia (2015 e 2017). Os livros serão disponibilizados para a comunidade através da Biblioteca Pública Vereador Valdomiro Titoni.

Para a cobertura completa do

evento, acesse: http://www.cmcc.rs.gov.br/camara-ganha-livros-do-legislativo-de-porto-alegre