Escola do Legislativo publica mensagem pela passagem do dia do servidor público

Elson Sempé Pedroso é servidor da Câmara e professor da Escola.

A Escola do Legislativo Julieta Battistioli vem a público manifestar sua homenagem aos servidores da Câmara Municipal de Porto Alegre pela passagem do Dia do Servidor Público, comemorado no dia de hoje. Para esta Escola, esta é uma data que deve ser lembrada, sempre. Nem sempre isso ocorre devido as forças sociais que lutam pelo desmonte do serviço público, que alimentam uma imagem negativa deste trabalho com o objetivo de romper a ligação entre os servidores do estado e seus cidadãos.

No âmbito da administração da Câmara Municipal, a Escola do Legislativo manifesta a valorização que tem de seus servidores. Ela os reconhece como o elo de ligação fundamental entre o parlamento e a sociedade, pois sua função principal é dar condições para o exercício da função legislativa, o que inclui não apenas a organização do modo como o parlamento produz as leis, mas também os inúmeros projetos com os quais se relaciona com a sociedade. Milhares de cidadãos visitam o parlamento de Porto Alegre todos os anos e encontram por seus corredores e seções servidores qualificados para atende-los, acompanha-los aos seus setores e gabinetes de interesse, atender suas necessidades. Para as funções do legislativo na modernidade, foram os servidores da Casa que investiram seu tempo e dedicação para a descoberta de soluções para a rotina do trabalho legislativo, para a dinamização da relação entre os vereadores e a sociedade. Sejam servidores efetivos ou concursados, a Escola do Legislativo reconhece todos como a peça fundamental para garantir o funcionamento do legislativo,  o que exige  de cada servidor a compreensão das diretrizes e políticas de seu trabalho. É preciso reconhecer, mais uma vez, que o legislativo conta com servidores que realizam seu trabalho com grande dignidade, com grande qualidade, pois possuem conhecimentos específicos de sua função, possuem motivação profissional, o que é parte integrante da eficácia da prestação de seus serviços.

Os servidores de hoje da Câmara Municipal herdam o legado da história da instituição. Em Porto Alegre, o serviço público iniciou com a transferência da Câmara Municipal de Viamão para Porto Alegre, o que trouxe os primeiros servidores do legislativo que se envolveram nas ações para a melhoria da cidade colonial em 1773. Desde suas origens o servidor foi importante para o trabalho da Câmara Municipal, e o próprio historiador Sergio da Costa Franco, recentemente falecido, lembrava que cada um dos anais da Câmara revelava o estilo de seus escritores, servidores públicos responsáveis por sua redação. Ele reconhecia que cada um deles contribuia com a alma do parlamento, o desejo de resolver o problema do comum. Nesse sentido, os servidores atuais herdam o legado do período colonial e imperial na organização do trabalho legislativo contemporâneo, no vínculo do trabalho entre servidores e vereadores. Este é ainda um período inicial, onde o parlamento exercia funções legislativas e executivas, razão pela qual os vereadores tinham o direito de conferir cargos,  nomear servidores,responsáveis, por exemplo, pelos recebimento de impostos e contribuições.

A proclamação da República fortaleceu os servidores da Câmara Municipal. A separação entre poder legislativo e poder executivo colaborou na especialização das funções de seus servidores, e aos poucos, o funcionalismo público local foi sendo regularizado, direitos estabelecidos e a luta dos servidores por melhores condições de trabalho começa a dar resultados.  A Lei Orgânica, e após ela, o Estatuto do Funcionalismo Público, veio regular os direitos e deveres dos servidores, documentos que possuem ampla participação dos vereadores em sua elaboração, razão a mais para afirmar que, nos anos 80, quando tais documentos são consolidados, consagra-se o servidor público como trabalhador fundamental da cidade. Nesta época, os vereadores, como Gládis Mantelli, colaboraram na elaboração de documentos sínteses das conquistas dos servidores, uma geração que soube reconhecer que, para fazer seu trabalho melhor, valorizar o servidor é essencial. É essa a lição dessa geração de vereadores para a atual, de que servidores importam para uma Câmara.

As vezes a data do servidor público passa batido, especialmente quando é numa sexta-feira, quando um feriado foi transferido. Mas a data não serve justificar um feriado, ela serve para a construção da memória de uma categoria, para ela atualizar para si própria seu significado.  Em seu trabalho diário, a Escola do Legislativo reconhece o valor de seus servidores, dedica a eles parcela importante de sua programação de cursos e integra-os em seu quadro de professores. Faz isto como Escola, reconhecendo o valor do conhecimento acumulado por cada servidor em sua trajetória, capital cultural de valor inestimável para a instituição e luta para que os servidores professores de seu quadro sejam também valorizados como todos os demais. Para a Escola do Legislativo,  cada servidor é um potencial professor, da função mais simples a mais complexa, cada servidor constrói ao longo de sua carreira uma notável base de conhecimentos. E esses conhecimentos são objeto de transmissão, dignos de fazerem parte dos cursos desta Escola. Se esta escola não consegue fazer isso, pede desculpas porque deve-se aos limites de seus servidores, como de todos os demais. Mas a Escola vem a público para homenagear os servidores da Câmara Municipal em sua data, manifestar que se associa às políticas públicas que o valorizam e que seus integrantes se posicionam contrários as políticas públicas que os desvalorizam,  entendendo que a natureza do poder público é diversa da natureza do mercado. Faz isso porque é Escola,  que seu papel é também conscientizar os servidores de que são uma categoria social  importante nos tempos que passam que, como dizia o vereador Brochado da Rocha nos anos 80, “são tempos bicudos” mas que ainda valem a pena viver.

Um feliz dia dos servidores públicos para todos os funcionários da Câmara é o desejo da Escola do legislativo Julieta Battistioli nesta data.

Escola do Legislativo é tema do Jornal da Câmara

No último dia 29 de agosto, a Escola do Legislativo Julieta Battistioli foi tema do programa Jornal da Câmara, produzido pela TV Câmara de Porto Alegre. O programa, transmitido pelo Canal do YouTube, teve como objetivo divulgar as ações da Escola do segundo semestre em que está retomando suas atividades presenciais, bem como a elaboração da programação para o 15º aniversário de sua fundação.

A entrevista foi conduzida pelo jornalista Mateus Venâncio e o entrevistado foi o servidor Jorge Barcellos, coordenador de cursos da ELJB. O servidor retomou a importância da função educativa e historiadora do parlamento, enfatizando o papel que a Seção de Memorial e a Escola do Legislativo desempenham no campo educativo. Salientando os projetos de ambos setores, Barcellos aponta a importância do Legislativo em fazer um esforço para a retomada da sua relação com o público escolar, que se tornou ausente devido a pandemia do coronavírus.

Para o servidor, somente com novos projetos e ações é possível atrair o público escolar para as dependências do legislativo e listou os projetos permanentes atuais como Plenária do Estudante, Visita Orientada e Exposições Itinerantes, sob responsabilidade da Seção de Memorial, e os projetos da Grêmio em Forma, Câmara vai à Escola, Aula na Câmara e Universidade Aberta, mantidos pela ELJB. Barcellos salientou que foram criados neste semestre dois novos serviços da Escola: o primeiro é a palestra “A carreira política como projeto de vida”, a ser oferecida aos professores ministrantes da disciplina Projeto de Vida, recente acréscimo dos currículos oriundo pela reforma do ensino médio; o projeto Clube do Livro, com leitura de livros sobre política, e o projeto “As disciplinas e a política”, que visa atrair professores das demais disciplinas de ensino para visitas na Câmara Municipal. “Este cardápio deseja mostrar que a Câmara Municipal é uma instituição amiga do cidadão e espaço educativo”, salienta Barcellos.

 

Acesse o link da entrevista aqui

Equipe de Imprensa

Coordenação: Orlando Moraes

Subcoordenação: Elson Sempé Pedroso

Equipe TV Câmara

Chefe de Reportagem:  Claiton Fortunato

Reporter: Matheus Venâncio.

Seção de Memorial e Escola do Legislativo atendem 50 estudantes

Andreia Godoy esclarece dúvidas dos estudantes do Colégio Pastor Dohms. Foto: Jorge Barcellos

No dia de hoje, 50 alunos da Escola Pastor Dohms visitaram o poder legislativo dentro do projeto Visita Orientada. O projeto é oferecido pela Seção de Memorial  e tem o objetivo de fornecer informações para o público escolar sobre a história do parlamento. A parceria com a Escola do Legislativo ocorre para a realização, simultaneamente, do projeto Aula na Câmara, da Escola. Os alunos visitaram as dependências da Câmara, conhecendo as exposições em andamento. No plenário, tiveram uma aula sobre a organização política brasileira e local, onde puderam esclarecer suas dúvidas e fazer perguntas sobre o trabalho dos vereadores. Com alunos de idade variando entre 9 e 13 anos, a preocupação dos servidores Jorge Barcellos e Andreia Godoy D’Ávila, responsáveis pela condução dos alunos, era com a didática “Este é um projeto que possui uma linguagem diferente para cada público. Com o público desta faixa etária, procuramos salientar a proximidade do parlamento com a organização da turma e da escola,  tornando mais compreensível a função do legislador”, diz Jorge Barcellos, Coordenador de Cursos da Escola do Legislativo. Para Andreia Godoy,  é importante salientar a participação de todos os grupos sociais no parlamento “mostramos a presença recente da mulher e do negro no legislativo e isso produz empatia e identidade”, afirma a servidora Chefe de Projetos da Seção de Memorial.  Escolas interessadas em participar do projeto devem entrar em contato pelo telefone 51 3220-4172 ou pelo email: memorialcmpa@camarapoa.rs.gov.br O serviço  é gratuito.     

Escola do Legislativo promove palestra sobre o Programa de Trabalho Educativo na CMPA

No próximo dia 30 de agosto, terça-feira, às 9h30min, a Escola do Legislativo Julieta Battistioli, em parceria com a Comissão Especial de Acompanhamento do Trabalho Educativo (CEATE), promove a palestra “A importância do Programa de Trabalho Educativo (PTE) para a Câmara Municipal de Porto Alegre”. A palestra será realizada pela Comissão Especial de Acompanhamento do Trabalho Educativo (CEATE) na Sala da Escola do Legislativo (Avenida Loureiro da Silva, 255, sala 350). O objetivo é incentivar os diversos setores, seções, assessorias, bancadas  e gabinetes da Casa a incorporarem em suas equipes estudantes do PTE/CEATE. A Câmara possui um convênio com a PMPA que possibilita a inserção destes estudantes portadores de deficiência no ambiente de trabalho como parte de uma política de inclusão “Observamos que houve uma redução na aceitação destes estudantes no período da pandemia. A Câmara já incorporou muito estudantes antes e diminuiu. Queremos oferecer inclusão com o apoio do Legislativo a estes alunos e há vagas disponíveis para isso na Câmara”, salienta Cristiane Chagas, coordenadora do Projeto. A equipe realiza reuniões semanais na Câmara onde debate as possibilidades, condições e experiências de seus alunos e da equipe e presta assessoria aos setores que se dispõem a incluir os alunos do programa em seu ambiente de trabalho.  A palestra, dirigida as chefias de setores e demais equipes da Casa, visa promover a divulgação das características destes estudantes, da importância de um trabalho de inclusão na Casa e o retorno positivo que tem as equipes que recebem estes estudantes. Para Jorge Barcellos, Coordenador de Cursos da Escola do Legislativo, a inclusão deve ser uma prerrogativa da Casa “Estes estudantes colaboram com o trabalho, assumem tarefas no dia a dia  que liberam os nossos poucos recursos humanos para outras funções. Já temos dois alunos do convênio e estamos vendo a introdução de um terceiro e gostaríamos de ver os demais setores no mesmo caminho da inclusão. Estamos trabalhando nesse sentido”. Barcellos refere-se a participação da Escola do Legislativo, na semana passada, da 35a. Semana da Pessoa Com  Deficiência promovida SMED/POA (informações em https://escola.camarapoa.rs.gov.br/?p=3613) e as inscrições abertas para Curso de Libras (informações em  https://escola.camarapoa.rs.gov.br/?p=3438).     

Inicia a leitura de “Sobre o Poder”, de Byung Chul Han, ação do projeto Clube do Livro

Barcellos lê a obra em Live destacando o pensamento do filósofo coreano Han. Foto: Lúcio Almeida.

No dia de hoje, a Escola do Legislativo iniciou a leitura do livro “Sobre o Poder”,  do filósofo coreano Byung-Chul Han. Sob a condução do servidor Jorge Barcellos, Coordenador de Cursos e criador da iniciativa,  foram lidos a apresentação e a maior parte do primeiro capítulo. Serão cerca de 7 encontros com duração de 1h30, sempre as quarta-feiras, às 9h. Barcellos assinalou que “Sobre o Poder” é a síntese da definição do tema pelo autor : do capítulo primeiro, intitulado “Lógica do Poder”, ao demais dedicados a “Semântica do Poder”, “Metafísica do Poder”, “Política do Poder” e “Ética do Poder”, tem-se um sistema de pensamento complexo e original.  Barcellos lembrou que a obra foi originariamente publicada em 2005 na Alemanha e foi a segunda a ser traduzida, mas que compartilha o tema com outra obra da autoria de Han, “Hegel e o Poder” . Segundo Barcellos,  “o argumento lógico da definição de Han em Sobre o Poder está na determinação das relações entre soberano e súdito, aquele que detém o poder e aquele a quem ele se dirige. Entretanto, Han avalia também a transformação da política no mundo contemporâneo e seu efeito nas relações de poder, e traça o limite de seu pensamento com os demais autores contemporâneos. É uma obra mais pesada em sua produção, mas é, com certeza, uma em que ele aprofunda o tema”, diz Barcellos.  O vídeo da leitura será colocado aqui em breve.  Acesse aqui a Aula Byung Chul Han ministrada no Curso Pensamento Contemporâneo, realizado em 2018. Atenção: a aula não foi revisada. O texto não pode ser copiado ou disponibilizado para leitura em outros sites e plataformas sem autorização do autor. O objetivo é unicamente contextualizar o livro que está em leitura.

 

O video será postado aqui assim que possível.

 

 

 

 

 

Live aborda metodologia de trabalho das Escolas de Governo

 

Na próxima segunda-feira, às 14h30min, a Escola do Legislativo Julieta Battistioli realiza a live “Como se faz uma Escola de Governo”. A atividade será ministrada pelo servidor Jorge Barcellos, Doutor em Educação e Coordenador de Cursos da Escola do Legislativo. A palestra tem como objetivo apresentar os elementos básicos para a constituição de uma Escola de Governo, do projeto de criação à ações de extensão, abordando temas como a constituição de seu quadro de professores, projeto político pedagógico e outras atividades correlatas.

A iniciativa partiu do pedido de duas instituições. A primeira é  a Câmara Municipal de Cachoeirinha e a segunda é a Escola Municipal de Administração Pública de Bagé, ambas com projetos de Escola de Governo e que procuraram a Escola do Legislativo para orientação. Barcellos então resolveu elaborar a live “Com certeza, a discussão a organização de Escolas de Governo interessa a muitas instituições e o Legislativo possui experiência consolidada desde 2007, o que a transforma numa das primeiras do sul do país”.

Para Barcellos, a Escola do Legislativo é uma escola em construção. Apesar dos diversos projetos voltados para a comunidade, ela ainda está tendo de se reinventar no período pós-pandemia “Estamos criando novos serviços para atrair o público escolar. Para o público interno estamos com projetos de cursos de especialização em andamento e novas palestras”, afirma.

A atividade é gratuita e pode ser acessada pelo link zoom:   https://us02web.zoom.us/j/86815599317?pwd=VkJKZ3cyZmlhT3NXV1VmZ0tKVzdrQT09

Maiores informações sobre os projetos da Escola podem ser acessados em escola.camarapoa.rs.gov.br

Entidades interessadas em agendar serviços devem contatar a escola pelo tel. 51 32204374

Todos os serviços são gratuitos.

 

Agenda semanal: eventos da Escola do Legislativo durante a semana de 15 a 19 de agosto

A Escola do Legislativo vai retomar as suas atividades durante o segundo semestre de 2022. O objetivo é realizar a aproximação com o público escolar e aprofundar a formação dos recursos humanos da Câmara Municipal de Porto Alegre.  Para isso serão lançados dois novos projetos para incentivar a visitação do poder legislativo por estudantes da educação básica.

Confira a seguir a programação:

15/08

Segunda-feira, às 10 horas, sala da Escola do Legislativo. Lançamento do projeto “As disciplinas e a política: matemática e política”. Primeira palestra do projeto que relaciona as disciplinas escolares com a política. A proposta é vincular as demais disciplinas escolares ao campo político, o que será feito em encontros. As próximas palestras serão sobre biologia e política, física e política, entre outras. A ideia é que as iniciativas de conhecer o parlamento não sejam apenas dos professores de história e filosofia, mas das demais disciplinas.

15/08

Segunda feira, às 11 horas, sala da Escola do Legislativo. Lançamento do projeto “Política como projeto de vida”.  O projeto oferece palestras para a disciplina de Projeto de Vida do novo ensino médio.

16/08

Terça-feira, às 10 horas, na sala de aula da Escola do Legislativo, acontece a palestra “O Admirável Mundo novo das Licitações e Contratos”, com Juliano Heinen, procurador do estado do Rio Grande do Sul e doutor em Direito pela UFRGS. Também é autor da obra “Curso de Direito Administrativo” (Ed. Juspodivm)

18/08

Quinta-feira, às 10 horas, na sala de aula da Escola do Legislativo, ocorre a palestra “Assédio Moral no Trabalho”, com Sonilde Lazzarin, advogada, professora e pesquisadora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Acadêmica Titular da Cadeira nº 3 da Academia Sul-Rio-Grandense de Direito do Trabalho
(ASRDT). Doutora em Direito e pós-doutora em Democracia e Direitos Humanos.

19/08

Sexta-feira, às 14h30, na sala das Comissões. Escola do Legislativo participa do projeto PIA, de recepção aos novos servidores com a palestra História da CMPA (evento interno).

 

 

 

 

 

 

 

Câmara Municipal estará presente na Feira do Livro

Câmara Municipal irá apoiar a Feira do Livro.

 

A Câmara Municipal estará presente com programação educativa na Feira do Livro de Porto Alegre. A noticia foi dada nesta quinta-feira (11/08) pelo Diretor da Câmara Riograndense do Livro (CRL), Sr. Max Ledur, em reunião com a Escola do Legislativo Julieta Batistioli. A reunião foi iniciativa da CRL, que busca neste momento propostas de atividades culturais e educativas para incluir na programação da Feira, além do lançamento de livros e resultou positiva para o parlamento. Presentes o servidor Jorge Barcellos, Coordenador de Cursos da Escola do Legislativo, além de Sônia Zanchetta, Sandra La Porta e Gerson Souza, integrantes da diretoria do CRL, a reunião resultou na decisão da cedência de dois dias da sala Moacyr Scliar do Espaço Cultural dos Correios para a Câmara pela organização da Feira.

A solicitação de programação nasceu de uma análise do acervo de exposições itinerantes da Seção de Memorial e dos projetos da ação educativa da Escola do Legislativo. Com o maior acervo de exposições itinerantes do estado, com 50 exposições, a Seção de Memorial possui entre elas aquelas dedicadas a autores gaúchos como Mário Quintana e Érico Verissimo. Já a Escola do Legislativo possui projetos de palestras com temas do currículo escolar como Universidade Aberta, palestras para o nível superior, e o Câmara vai a Escola, palestras para o ensino médio e fundamental. A ação já foi premiada no passado pelo Conselho Nacional de Pesquisas Científicas (CNPq) na categoria difusão científica.

No corrente ano a Câmara Municipal é apenas apoiadora oficial do evento em função da contenção orçamentária, não tendo contratado estande para atividades dos mandatos dos vereadores.  Entretanto, após a exposição do servidor sobre a ação educativa do legislativo, para os integrantes da organização da Feira do Livro ficou evidente que a Câmara não poderia ser apenas uma marca associada ao evento, o que os organizadores valorizam, mas um ator participante da Feira. A solução foi abrir espaço para a ação educativa.

Os organizadores indicaram três critérios ao servidor para a organização da programação: a valorização dos 250 anos de Porto Alegre, a formação do público escritor e a formação do público leitor. Com base nessas informações,  Barcellos de imediato propôs uma programação de eventos da ação educativa do legislativo que foi muito valorizada pela CRL.  Segundo Barcellos “a nossa Feira é generosa com o Legislativo porque, apesar do apoio do parlamento ao evento,  a cessão de espaço não era sua obrigação. Isto fortalece a relação que vem sendo construída há anos. A ação educativa da Câmara é um projeto consolidado  e por isto foi valorizado”, disse. Max Ledur, Presidente da CRL, afirmou que entende as condições limitadas do parlamento para a instalação de estande para atividades dos vereadores, mas espera que, no futuro, a câmara decida por contratar o espaço a altura do que possuia no passado e os vereadores possam participar da programação como nos anos anteriores”, disse. Ledur citou a vereadora Comandante Nádia, integrante da Mesa Diretora, que lhe afirmou que inclusive, ao contrário do que se imagina, vereadores da Casa alinhados à direita estão conscientes da importância da Feira do Livro, da importância do mercado editorial  e da participação do parlamento no evento.  As atividades são gratuitas e serão publicizadas no site da Feira em  https://bityli.com/GZlIsfNq

 

Programação da Câmara Municipal na Feira do Livro

Responsáveis: Escola do Legislativo e Seção de Memorial

Local: Sala Moacyr Scliar do Memorial do RS

Dia 3/11

Das 9h às 20h
9h-14h – Visitação à exposição Mário Quintana para crianças
14h-15h- Palestra: História de Porto Alegre
15h-17h- Oficina: Como se autopublicar
17h-19h- Mesa Redonda: Racismo Acadêmico no Brasil: desafios para um direito antidiscriminatório
19h-20h – Espaço do Legislativo

Dia 4/11

9h-14h – Visitação à exposição Mário Quintana para crianças
14h-15h– Palestra: A Educação extra-escolar em Porto Alegre: mapa dos serviços de educação museal no centro da cidade
15h-17h – Palestra: Porto Alegre, 250 anos em 25 livros
17h-19h – Espaço do Legislativo

ESCOLA DO LEGISLATIVO ABRE INSCRIÇÕES PARA O CURSO LIBRAS BÁSICO NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA

Na próxima segunda-feira serão abertas as inscrições para o curso de libras básico. Promovido pela Escola do Legislativo Julieta Battistioli, o objetivo é instrumentalizar os servidores e demais agentes públicos do poder legislativo com a Língua Brasileira de Sinais e com isto, promover a acessibilidade das pessoas surdas no parlamento. A atividade será ministrada por Karin Lisiane Wentzel, graduada em Educação Física,  Intérprete de Libras e professora de Surdos do Município de Porto Alegre desde 2002 e pela estagiária da Escola do Legislativo Eliana Aline Trindade Lopes. Para Jorge Barcellos, a experiência da Escola do Legislativo tem sido rica, e o contato com o universo dos surdos um desafio. “A Câmara Municipal já empregou mais estagiários surdos no passado. Retomar o Legislativo como espaço de inclusão é um dos objetivos da escola para o segundo semestre e para isto, outras iniciativas estão sendo pensadas”, afirma. Além do curso, está sendo prevista uma palestra sobre as características do trabalho das pessoas portadoras de deficiência para o próximo dia 30 de agosto, como forma de introduzir a problemática.

Programa do Curso: Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS Módulo Básico

EMENTA

Curso Libras Básico: Carga horária – 10 horas/aula.

Data de Inicio: 14 de setembro de 2022

Data de término: 26 de outubro de 2022.

Todas as quartas-feiras

Local: Sala de Aula da Escola (Av. Loureiro da Silva, 255, sala 305)

Horário: das 10h às 11h

Público-Alvo: Servidores da Câmara Municipal de Porto Alegre.

Objetivos de Aprendizagens

Objetivo geral

Reconhecer a utilização da Língua Brasileira de Sinais como forma de promoção da acessibilidade das pessoas surdas.

Objetivos específicos

  • Conhecer a Libras como Língua da comunidade surda.
  • Perceber a pessoa surda como parte integrante da Sociedade em sua organização social e cultural.
  • Conhecer os aspectos teóricos e práticos da utilização da Língua Brasileira de Sinais.
  • Compreender aspectos gramaticais, linguísticos e sintáticos da Libras em nível básico de conhecimentos.
  • Adquirir e ampliar vocabulário em LIBRAS.
  • Proporcionar uma comunicação inclusiva junto às pessoas surdas nos espaços administrativos da Câmara de Vereadores do Porto Alegre, possibilitando acessibilidade comunicativa junto ao público surdo.

 Metodologia

O curso terá 10 encontros de uma hora nas quartas-feiras das 10 às 11 horas na sala da Escola da Câmara Municipal de Porto Alegre, a partir do mês de Setembro. As aulas serão teóricas e práticas expositivas e com participação efetiva dos alunos.

Conteúdos: das aulas

  • História dos Surdos no Brasil e aspectos da Língua Brasileira de Sinais;
  • Estudos sobre conceitos básicos da língua dos surdos brasileiros a Libras;
  • Saudações, cumprimentos (formais e informais);
  • Identificação na Libras;
  • Alfabeto manual, números e datilologia;
  • Características básicas da Gramática da Libras: Parâmetros e produções de sinais;
  • Classificadores;
  • Dialogo cultural do povo surdo;
  • Espaço de sinalização, marcações espaciais e Listagem na Língua de Sinais e o Vocabulário básico da Libras.
  • Histórias e piadas em Libras.

 

Ministrantes

Karin Lisiane Wentzel – Graduada em Educação Física, Intérprete de Libras, Professora de Surdos do Município de Porto desde 2002.

Eliana Aline – Estagiária da Escola do Legislativo Julieta Battistioli

 

INSCRIÇÕES: 

 

 

Acesse o link de inscrições aqui

 

 

ESCOLA DO LEGISLATIVO PARTICIPARÁ DE RODA DE CONVERSA NA SMED

Foto: Enrico Salvador/Divulgação PMPA

No próximo dia 26 de agosto, às 14h, a Escola do Legislativo Julieta Battistioli participará do projeto “Roda de Conversa”, promovido pela Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. A atividade, transmitida on-line para gestores das demais secretarias e para a rede de escolas da prefeitura, tem como objetivo reunir relatos de experiências de inclusão de alunos portadores de deficiência no ambiente de trabalho. Participará da atividade o servidor Jorge Barcellos, Coordenador de Cursos da Escola do Legislativo.  Segundo Barcellos, a Escola do Legislativo pratica a inclusão em seu espaço de trabalho com sucesso “temos três estagiários portadores de deficiência totalmente integrados a nossa rotina de trabalho”, diz. Para Barcellos, a participação dos estagiários é importante para complementar as atividades de trabalho, sendo muito úteis devido a carência de servidores da Câmara. Barcellos está preparando duas ações nesse sentido para o segundo semestre: a primeira é uma palestra com o objetivo de sensibilizar os demais setores do legislativo a  promoverem a inclusão de estagiários portadores de deficiência e a segunda é um mini-curso de linguagem de sinais para todos os servidores. “Para os estagiários surdos-mudos. a linguagem de sinais é fundamental. Já temos ela na TV Câmara, e, seria importante todos aprendermos esta nova linguagem para nos comunicar”, finaliza.

SERVIÇO:

RODA DE CONVERSA:

A experiência do aluno portador de deficiência no ambiente de trabalho

Horário: 14h

Data: 26/08/2022

Local: Secretaria Municipal de Educação da PMPA

Rua dos Andradas, 680 9º andar