Arquivo da categoria: CURSOS

ELJB promove 2º Curso Básico de Cuidador de Idoso

A Escola do Legislativo Julieta Battistioli realizará de 15 a 19 de julho, das 18h às 22h, a segunda edição do “Curso Básico de Cuidador de Idosos”. O evento contará com certificação de participação e é gratuito para toda a comunidade.

O evento visa trazer conhecimentos essenciais diante de uma realidade cada vez mais presente em nossa sociedade.

Obs.: O Curso não possui caráter profissionalizante, sua agenda é de extensão e aprimoramento para profissionais da área e pessoas interessadas em adquirir conhecimentos específicos.
https://escola.camarapoa.rs.gov.br/wp-admin/admin.php?page=nf-settings
INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Palestra busca esclarecer formas de Abuso de Poder na Administração Pública.

      A ELJB promoverá na próxima quinta-feira, 11/07, a palestra “Abuso de Poder”, ministrada pelo Dr. em Direito pela UFRGS Lúcio Antônio Almeida Machado. O encontro tem o intuito de esclarecer as competências atribuídas ao servidor e a sua importância para o desempenho de suas funções, e prevenir práticas abusivas dentro da Administração Pública.

     A palestra ocorrerá na sala de aula ELBJ, nº 303, localizada no 3º andar da Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre. As inscrições são gratuitas e serão realizadas na data e local do curso.

Escola do Legislativo apoia a realização da IV Jornada Sandra Pesavento

A Escola do Legislativo Julieta Battistioli, através de seu Núcleo de Estudos e Pesquisas, é apoiadora da IV Jornada Sandra Jatahy Pesavento: arquivos pessoais, trajetórias intelectuais e estudos de gênero“, a ser realizado no próximo dia  8 de junho, sábado, no Centro Histórico Cultural Santa Casa. O evento é uma realização do Centro Histórico Santa Casa, Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul, Fundação Nacional de Arte e Ministério da Cidadania do Governo Federal, com diversos patrocinadores, entre eles o Banrisul.

O evento deve-se ao esforço da Curadora do Acervo Sandra Jatahy Pesavento, Dra. Nádia Maria Weber dos Santos, que desde o falecimento da pesquisadora Sandra Pesavento, tem-se dedicado a preservar a memória da ilustre estudiosa. Seu trabalho incansável na organização acervo Sandra Jatahy Pesavento, localizado no Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, vem possibilitando a organização de um dos mais importantes acervos pessoais de pesquisa sobre história de Porto Alegre  e Rio Grande do Sul. Reunindo os documentos originais, biblioteca, textos e documentos da ilustre pesquisadora, o Acervo SJP está se transformando em arquivo de referência para novos estudos e projetos em história da cultura e da mentalidade gaúcha.

Com pesquisadores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Rio de Janeiro, a IV jornada Sandra Jatahy Pesavento aborda o tema dos arquivos pessoais e as contribuições da pesquisa da historiadora Sandra Pesavento para os estudos de gênero. Para Jorge Barcellos, Doutor em Educação e Coordenador de Cursos da Escola do Legislativo, o apoio da Câmara Municipal é o reconhecimento da importância de um acervo, trabalho de organização e deve-se a necessidade de aprofundar os estudos das biografias dos vereadores,  já que  ” a história imediata dos vereadores ainda está  por ser escrita. Seminários como este aprofundam o conhecimento sobre arquivos pessoais. O Memorial da Câmara vem reunindo arquivos pessoais  e os debates deste seminário em muito  colaboram com o aprofundamento de seus estudos”, destaca o pesquisador.  Além disso, assinala Barcellos, o acervo vem realizando atividades neste legislativo de grande sucesso durante a Semana de Porto Alegre, revelando em exposições, a importância da história da cidade.

As inscrições podem ser feitas no site www.centrohistoricosantacasa.com.br

Novos projetos da Escola do Legislativo Julieta Battistioli visam atender mais cidades do Rio Grande do Sul

A equipe da Escola do Legislativo Julieta Battistioli viajou na última segunda-feira, 03/06, para conhecer a Câmara Municipal da cidade de Encruzilhada do Sul. Sob o convite do vereador, e Presidente da câmara, Adriano de Freitas Horna, o diretor da Escola, Dr. Lúcio Almeida, e a assessora de relações institucionais, Rosane Villasboas, visitaram o local com o intuito de estabelecer uma parceria para o desenvolvimento de novos projetos para a cidade.

O município, que ainda não possui uma Escola do Legislativo, procurou a Escola da capital para que a cidade do vale do Rio Pardo possa desenvolver esse projeto.  O objetivo da ação é a disseminação de estudos e conhecimentos para a expansão do Legislativo na cidade.                O encontro marca um novo caminho para ambas as cidades, que poderão                                                                                      trabalhar em conjunto para crescimento intelectual de suas câmaras.

Novas parcerias entre Escolas do Legislativo de Porto Alegre e Novo Hamburgo

 

 

A Escola do Legislativo Julieta Battistioli recebeu nessa sexta-feira, 31/05, a visita de Maria Carolina Hagen, diretora da Escola do Legislativo de Novo Hamburgo. O encontro foi realizado com a finalidade de fortalecer a parceria entre as Escolas, e para o desenvolvimento, em conjunto, de novos projetos.

Na oportunidade, Maria Carolina foi recebida pela presidente da casa, Mônica Leal [PP], que defendeu a iniciativa dessa cooperação entre as Escolas. A colaboração visa o compartilhamento de informações e programas entre as câmaras, criando um novo canal de comunicação entre a capital e o vale dos sinos.

 

3º Encontro Projeto Cafezinho na Escola – “A história secreta do nosso local de trabalho”

Ocorre nesta sexta-feira, 30/05, as 16h, na sala de aula da Escola do Legislativo, o 3º encontro do Projeto Cafezinho na Escola. Com o tema “A história secreta do nosso local de trabalho”, a ideia deste encontro é abordar como os servidores públicos tendem a passar suas vidas nos seus setores, sentados em birôs, durante oito horas por dia. Pois, a burocracia é também um escritório, repleto de arquivos de aços, armários, certa dose de luz. E Para muitos, é um tipo de calvário, uma clausura do servidor. A palestra trará essa história cultural de como os servidores públicos criaram seu espaço de aglomeração e que tipo de comportamento ela provoca.

 

Escolas do Legislativo de Porto Alegre e Novo Hamburgo realizam encontro

O diretor da Escola do Legislativo Julieta Battistioli, Lúcio de Almeida, e a assessora de relações institucionais, Rosane Villasboas, realizaram uma visita a Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo, na tarde da última segunda-feira, dia 20. Com a finalidade de conhecer e construir novos laços com a Escola hamburguense.

A diretora da Escola da cidade do vale dos sinos, Maria Carolina Hagen, apresentou a Escola do Legislativo e os trabalhos desenvolvidos na câmara, destacando o projeto Vereador Mirim. Desenvolvido com o intuito de estreitar a relação dos jovens com o sistema legislativo e promover debates que agreguem na melhoria da cidade. Também  participaram do encontro, o presidente da Câmara, o vereador Raul Cassel (MDB), e o diretor-geral, Deiwid Amaral da Luz.

A reunião, marca o primeiro encontro entre asEscolas do Legislativo de Porto Alegre e Novo-Hamburgo. E a parceria é vista positivamente por ambos os lados, que visam compartilhar os trabalhos realizados e estreitar o trecho entre a capital com o vale dos sinos.

 

Cuidado com idosos é destaque em evento da ELJB

A Escola do Legislativo Julieta Battistioli realizará nos dias 11, 13, 18 e 19 de junho, das 18h às 22h, o evento “Curso Cuidador de Idosos” que contará com certificação pela participação e é gratuito a toda comunidade.

O evento visa trazer conhecimentos essenciais diante de uma realidade cada vez mais presente em nossa sociedade.

Obs.: o Curso não possui caráter profissionalizante, sua agenda é de extensão e aprimoramento para profissionais da área e pessoas interessadas em adquirir conhecimentos específicos.

Para inscrições, preencha o formulário abaixo:

O número máximo de inscrições para este evento foi alcançado. Dúvidas, entre em contato com a ELJB.

Lançamento do Projeto Cafezinho na Escola

A Escola do Legislativo convida para o projeto Cafezinho na Escola, que tem como propósito auxiliar na qualidade de vida dos servidores da CMPA. Por meio de palestras, que serão realizadas na Sala de Aula da Escola, os encontros irão abordar temas e conteúdos presentes nos campos da filosofia, história, sociologia e economia.

A primeira palestra acontecerá na próxima segunda-feira, as 16 horas, sobre o tema “Como lidar com a política no trabalho”. O diálogo irá discutir sobre o comportamento dos servidores no ambiente de trabalho, onde estão sujeitos a conflitos de interesses e egos, apresentando estratégias de como lidar com bullyng, o relacionamento com colegas difíceis, manter integridade e negociar no espaço de trabalho.

Escola abre inscrições para participação em projetos educacionais

A Escola do Legislativo Julieta Battistioli está abrindo para o ano de 2019 as inscrições para seus projetos externos voltados às escolas da rede municipal de Porto Alegre. Os projetos são fixos no calendário da Escola, gratuitos, contemplam material confeccionado pela ELJB e comportam diversas modalidades sendo totalmente interativas e pautando inúmeros assuntos pertinentes ao âmbito da Câmara Municipal de Porto Alegre, cidadania, política e afins.

Ao todo estão sendo disponibilizados oito projetos, sendo quatro já consolidados desde o ano passado e quatro inaugurais:

– Universidade Aberta

Visa oferecer conteúdo de qualificação de alto nível, tratando de temas contemporâneos na política como modelos de gestão econômica pelo Mundo, fronteiras, etc.

– Olimpíada de Ciência Política

Propõe aos estudantes um estudo dinâmico e descontraído da história e política. São formadas equipes de três alunos e um professor da área de Humanidades, que competem entre si a partir do estudo de textos acadêmicos, mapas, documentos históricos e imagens fornecidas pela equipe da Escola.

– Câmara vai à Escola

Viabiliza o estudo da história do Brasil, Porto Alegre e da Câmara Municipal de Porto Alegre através de palestras realizadas por pesquisadores da Escola.

– Grêmio em Forma

Incentiva a formação de lideranças juvenis dentro da instituição de ensino, prospectando a formação de senso crítico e espírito de trabalho em equipe. A equipe da Escola se desloca até a instituição de ensino e assessora a criação de grêmios estudantis. O projeto é realizado em parceria com a ONG Eu sou a Paz do Estado do Rio de Janeiro, e está presente na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jean Piaget, no Bairro Rubem Berta em Porto Alegre.

– Legislação Antirracista, Diversidade Humana, Noções de Constitucionalidade e Rota Política

Projetos inaugurais de 2019, necessitam de contato prévio para envio de conteúdo.

*As inscrições podem ser realizadas através do telefone e e-mail da Escola, assim como a solicitação para envio do projeto completo.*

Telefone: (51) 3220.4374

Email: escola@camarapoa.rs.gov.br

Texto: Victor Leffa (estagiário de Jornalismo/ELJB)