O I Seminário de Plantas Medicinais na Saúde e na Alimentação: terapias complementares como políticas públicas (I PMSA) acontecerá no dia 19 de outubro de 2018 no Plenário Ana Terra da Câmara Municipal de Porto Alegre, e está sendo organizado pela Escola do Legislativo Julieta Battistioli em parceria com a EMATER RS/ASCAR.
O evento terá como tema principal a necessidade urgente de pesquisa, manipulação, produção, aproveitamento adequado e conservação das plantas medicinais utilizadas em território nacional. Além disso, está sendo dedicada atenção especial aos fitoterápicos, terapias alternativas que possibilitem complementar os serviços de saúde oferecidos a comunidade porto-alegrense.
Convidados de diversas instituições de Porto Alegre debaterão aspectos relacionados à história natural, cultivo, melhoramento, controle de qualidade, etnobotânica, etnofarmacologia, fitoquímica, farmacologia e saúde pública, entre outras áreas de investigação, em palestras que ocorrerão ao longo do dia do evento.
Programação
19/10 – Sexta-feira Plenário Ana Terra
8:30min: Credenciamento.
9h- Solenidade de abertura
Presidente da Câmara Municipal Vereador Valter Nagelstein
Presidente da Emater Sr. Iberê de Mesquita Orsi
Vereadora Mônica Leal
PLANTAS MEDICINAIS NA SAÚDE E NA ALIMENTAÇÃO
9:15min: Práticas Integrativas e complementares do SUS Doutor José Maria Wiest
10h15min: Política de plantas medicinais e fitoterápicos do SUS. Cristiane Bernardes de Oliveira.
11h: Vantagens da medicina alternativa. Celso Monteiro. Terapeuta natural. Ambulatório de Terapias naturais e complementares do Hospital Divina Providência
11h30 Ervas tradicionais na visão Kujàs do Povo Kaingang. Iracema Nascimentos Kaneteh. Liderança e parteira Kaingang
12h00 – Coffee-break
PRÁTICAS EM MEDICINA DE SAÚDE E ALIMENTAÇÃO
13h30 Plantas Medicinais e agroecologia. Claudia Petry, Engenheira agrônoma, professora da Universidade de Passo Fundo.
14:45 – 15h30 É possível plantar em pequenos espaços? Glaci Regina Rodriguez Crescêncio Licenciatura em Ciências Biologicas /Uniasselvi Graduanda em Gestão Ambiental do IFRS
15h30- 16h00 Homeopatia: possibilidades e limites como terapia complementar. Dra. Rosa Herzheim. Ambulatório da Câmara Municipal de Porto Alegre.
16h00 O funcionamento do Relógio do Corpo Humano. Luis Paulo Vieira Ramos.Técnico da Emater RS/ASCAR.
16h30 Inauguração do Relógio do Corpo Humano da Câmara Municipal de Porto Alegre.
Inscrições no formulário abaixo: