ESCOLA DO LEGISLATIVO PARTICIPA DE MESA REDONDA SOBRE O DIA DO ESCRITOR NA FASE CASE POA 1

Exposição Mário Quintana da Câmara Municipal foi objeto de evento junto ao CASE POA 1.
Adolescente A, autor de ato infracional, apresenta exposição para os demais colegas.
Jorge Barcellos, autor de 15 livros e Coordenador de Cursos da Escola do Legislativo, realiza palestra sobre a natureza do processo de escrita.

Na quinta-feira (30/6), a Escola do Legislativo Julieta Battistioli participou da Mesa Redonda “A linguagem da escrita: estudos sobre o poeta Mário Quintana (1906-1994)”, atividade integrante da programação do Dia Nacional do Escritor (26/07) promovida pelo Centro de Atendimento Socio-Educativo FASE/RS (CASE POA 1), no  Bairro Santa Teresa para os adolescentes autores de ato infracional da instituição.

A mesa redonda foi integrada por Silvana Carvalho, Diretora da Escola Tom Jobim, Fabiano Brasil, jornalista, coaching e autor do livro Fábrica de Sonhos e do servidor da Escola do Legislativo Jorge Barcellos, Coordenador de Cursos da Escola do Legislativo, autor de 15 livros, entre eles Educação e Poder Legislativo. O projeto, desenvolvido pelas orientadoras Maria Regina Abbud Dorneles, Dirceia Cristiane Fajardo e pela Pedagoga Marielle Meirelles,   contou com a exposição Mário Quintana do acervo da Seção de Memorial, que foi apresentada para os presentes pelos adolescentes A e M.

A mesa redonda tinha o objetivo de caracterizar as principais características do ato de escrever, visando a formação de futuros escritores entre os jovens autores de ato infracional. Silvana Carvalho descreveu a importância da leitura e criação literária no processo de reconstrução da subjetividade do jovem adolescente infrator; Fabiano Brasil narrou sua trajetória como  jornalista-escritor e a importância da escrita literária em sua vida e Jorge Barcellos, a partir de sua experiência como  servidor-público-escritor caracterizou o que é necessário para se conquistar espaço no mercado literário. A orientadora Maria Dorneles salientou a importância da participação da Câmara Municipal no projeto da FASE “São mais de 20 anos de parceria, com debates históricos, palestras, apresentações, atividades culturais, exposições, Feira do Livro que, em fim, não temos condições de descrever tantos trabalhos realizados, todos maravilhosos”, disse.

A Escola do Legislativo oferece os seguintes serviços, mediante agendamento: Rota Política, Olímpiada de Ciência Política, Câmara vai à Escola, Grêmio em Forma e Universidade Aberta. Informações em escola.camarapoa.rs.gov.br. Entidades interessadas nos serviços educativos da Escola do Legislativo podem entrar em contato pelo telefone 51 32204374   e pelo e-mail escola@camarapoa.rs.gov.br