Escola do Legislativo entrega exemplar do livro agenda Porto Alegre 250 anos para Sérgio da Costa Franco

Sérgio da Costa Franco. Reproduzido de https://jornaldomercado.com.br/tag/sergio-da-costa-franco/

A Escola do Legislativo Julieta Battistioli entregou, no dia de hoje, um exemplar do livro-agenda “Porto Alegre, 250 anos” ao professor Sérgio da Costa Franco. A publicação da ELJB integrou a programação do poder legislativo pela passagem do aniversário da cidade e foi feita a partir das pesquisas do historiador Sérgio da Costa Franco, a quem a publicação presta uma homenagem. Fundamentando-se em especial na obra “Porto Alegre ano a ano”, de Franco, para Jorge Barcellos, organizador da obra, “entregar um exemplar ao verdadeiro pesquisador da cidade era uma obrigação para nós que organizamos a obra. Nós só organizamos  as suas informações sob a forma de agenda. Mas quem pesquisou tudo foi o Sérgio”, disse.

Sérgio da Costa Franco elogiou o livro-agenda da cidade e agradeceu a homenagem. Para ele, “no passado não se pesquisava a história da cidade e fico muito contente com a homenagem”, disse o historiador. Para  Barcellos, a expectativa é que possa ser incluída nas comemorações do aniversário da Câmara Municipal no próximo ano, e com isso ser impressa para distribuição aos professoes de história e interessados no tema, quando então será atualizada

A obra pode ser baixada no link    https://escola.camarapoa.rs.gov.br/?p=3286

Sobre Sérgio da Costa Franco

Filho do juiz Álvaro da Costa Franco e de Gilda Werneck da Costa Franco, ainda na infância mudou-se para Porto Alegre, onde concluiu o curso secundário em 1945, no Colégio Anchieta. Formou-se em Geografia e História pela UFRGS em 1948 e em seguida em Direito, pela mesma universidade, em 1954.

Foi professor de ensino médio de 1947 a 1968, e chefe de comunicação regional do IBGE entre 1949 e 1952. Neste ano fez concurso para o Banco do Brasil, onde trabalhou como escriturário até 1957. A partir daí fez carreira no Ministério Público do Rio Grande do Sul. Foi Promotor de justiça nas cidades gaúchas de EncantadoQuaraíSoledadeErechim e Porto Alegre, promovido a Procurador de Justiça em 1976 e aposentado em setembro de 1977.

Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, foi seu presidente de 1996 a 1998. Também é membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.

Jornalista desde 1949, publicou crônicas e textos históricos em diversos jornais. Autor de diversos livros, alguns reunindo crônicas, mas a maior parte dedicados à pesquisa histórica, principalmente à memória de Porto Alegre.