Escola do Legislativo debate a cidade no ILEA/UFRGS

Política urbana também é tema do legislativo, diz Barcellos.

Na próxima quinta-feira, dia 8, às 14h, a Escola do Legislativo continua sua participação no Ciclo  de Conferências “250 anos de Porto Alegre” no auditório do Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados (ILEA/UFRGS), com a palestra “Porto Alegre, 250 anos: as cidades na metrópole”. A atividade integra a programação dos 249 anos de aniversário da Câmara Municipal de Porto Alegre.

A atividade será sob o formato de mesa redonda, ministrada pelo servidor, historiador e Coordenador de Cursos da Escola, Jorge Barcellos. Estarão presentes, também, como integrantes da mesa, os professores Vanessa Marx (Sociologia – UFRGS) e Mario Lahorgue (Geografia – UFRGS). Para Barcellos, as transformações urbanas recentes na cidade exigem cada vez mais atuação dos vereadores e, em especial, atenção em relação ao Plano Diretor. Na semana de aniversário do legislativo,  o servidor convida a fazer um balanço de sua importância para a evolução urbana da cidade. Para isso, foi organizada uma apresentação com exemplos do desenvolvimento urbano recente e o papel do parlamento com o objetivo de estimular os estudantes dos diversos cursos de ciências humanas a realizares seus TCCs, dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado sobre a relação do parlamento com o plano diretor.  “As comissões que trataram de seu estudo reuniram milhares de páginas de informação e o debate não cessa”, diz Jorge Barcellos.

A palestra será no Auditório do ILEA, com entrada franca e será composta de mais encontros que serão divulgados no site da Escola do Legislativo.