Livro Câmara na Cidade é lançado nesta terça-feira, 31/10, na 69ª Feira do Livro de Porto Alegre

Capa do livro A Câmara na Cidade (2023)

Nesta terça-feira, às 18 horas, no Espaço Petrobras Carlos Urbim (Avenida Sepúlveda, Centro), a Câmara Municipal lançará o livro A Câmara na Cidade: retrato de um poder público no século XIX no município de Porto Alegre, durante Sessão Solene Externa alusiva à 69º Feira do Livro. A obra é integrante da programação de aniversário de 250 anos do Legislativo da capital e será distribuída para convidados gratuitamente e disponibilizado a versão eletrônica. Confira o link de acesso no final do texto.

A obra, de 336 páginas, contém 303 imagens fotográficas, a maioria de logradouros públicos no século XIX dos principais acervos da cidade, especialmente do Museu Joaquim Felizardo. A pesquisa do historiador e servidor do Legislativo Municipal, Jorge Barcellos, é produto do Núcleo de Estudos e Pesquisa da Escola do Legislativo Julieta Battistioli, que também lançará outra obra na Feira do Livro: Eleições Municipais em Porto Alegre. Barcellos afirma que a obra era o seu principal projeto para as comemorações dos 250 anos e que presta uma homenagem ao historiador Sérgio da Costa Franco, falecido em 2022. “A obra de Sérgio da Costa Franco não é inestimável apenas para a cidade, mas para a história do Legislativo. Tudo o que está em A Câmara na Cidade se deve as suas pesquisas porque Franco acompanhou sua história como ninguém. O que fiz foi tornar acessível ao leitor o que o historiador pesquisou sobre a Câmara Municipal, e nada mais.”

A obra é organizada em três linhas que se sobrepõem e podem ser lidas separadamente. Uma segue a história política da cidade na região; a segunda insere o nascimento dos equipamentos urbanos fomentada pela Câmara na evolução urbana de Porto Alegre e terceira, de caráter ilustrativo, através de fotografias de época que mostram as ações dos vereadores equipamento a equipamento, onde a obra de Sérgio da Costa Franco é a principal fonte de pesquisa. Para Barcellos, é justamente nesta seção, que a obra também presta uma homenagem a cidade. “Porto Alegre completou em 2022 seus 250 anos de aniversário. Apesar de grandes obras sobre a cidade, poucos destacam seu valor nos séculos XIX, pois ali os vereadores ajudaram a construir a capital, já que eram, de fato, Poder Executivo. Então as imagens reunidas homenageiam também a cidade, seu principal órgão de memória, o Museu Joaquim Felizardo e seu principal pesquisador, Sérgio da Costa Franco”.

Clique para acessar gratuitamente o livro A Câmara na Cidade: retrato de um poder público no século XIX no município de Porto Alegre.