ELBJ divulga o evento “Diálogos com a Sociedade” do TRE/RS

Convite Especial! Em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral Ministro Paulo Brossard de Souza Pinto do TRE/RS, a Escola do Legislativo Julieta Battistioli da CPMA tem o prazer de divulgar o evento “Diálogos com a Sociedade”.

📅 Data: 02 de abril

⏰ Horário: Das 14h às 19h

📍 Local: Plenário do TRE-RS, Rua Duque de Caxias, Nº 350, com transmissão ao vivo pelo Canal do TRE-RS no Youtube.

O encontro tem o objetivo de ouvir e esclarecer dúvidas da sociedade brasileira sobre: a urna eletrônica, o processo eletrônico de votação e as Eleições 2024.

Sua participação é essencial para enriquecer este momento.

Para garantir sua presença, inscreva-se agora mesmo por meio deste link: https://ava.tre-rs.jus.br/ejers/course/view.php?id=392

Contamos com a sua presença e participação!

CMPA assina termo de associação da Escola do Legislativo Julieta Battistioli à ABEL(Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas)

A Câmara Municipal de Porto Alegre firmou convênio com a ABEL (Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas). A filiação da Escola do Legislativo Julieta Battistioli foi formalizada após a aprovação do projeto de lei pela Câmara Municipal de Porto Alegre, por meio das assinaturas do Presidente da ABEL, Dr. Roberto Lamari, e do Presidente do legislativo porto-alegrense, Vereador Mauro Roberto Pinheiro. O presente protocolo de intenções tem por objeto estabelecer a cooperação técnico-científica e cultural e o intercâmbio de conhecimentos, informações e experiências, visando à formação, ao aperfeiçoamento e à especialização técnica de servidores públicos e cidadãos em geral; bem como ao desenvolvimento institucional mediante a implementação de ações, programas, projetos e atividades complementares de interesse comum entre a ABEL e a CMPA.

Lançamento Livro Eleições Municipais em Porto Alegre

Durante a sessão plenária do dia 26 de fevereiro na Câmara Municipal de Porto Alegre realizou o comparecimento dos autores do Livro ” Eleições Municipais em Porto Alegre(1947-2020)”, Manoel Caetano de Araújo Passos, Maria Izabel Noll, Sérgio Simoni Junior e Maria Alice da Rocha Piazza. Cada autor recebeu um diploma de agradecimento da Câmara Municipal pela elaboração da pesquisa  feita pela UFRGS através do NUPERGS. Representando o Doutor e ex-servidor Jorge Barcellos, o servidor da Escola, Ritchele Vergara recebeu o diploma por sua contribuição na pesquisa do livro. A Escola do Legislativo, através de sua presidenta Vereadora Lourdes enalteceu a relevância dessa obra para história das eleições municipais em Porto Alegre. O livro digital pode ser acessado por aqui.

 

 

Escola do Legislativo Julieta Battistioli visita a Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan da ALRS

No dia 30 de janeiro, a equipe da Escola Julieta Battistioli visitou as dependências da Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. A equipe da ELJB foi recebida pela diretora da Escola da ALRS, Gislaine Monza da Silveira, a qual forneceu um panorama do rol de atividades desenvolvidas, das capacitações e cursos organizados, tanto para o público interno como externo, nos formatos presencial e online. Durante a visita à Assembleia, conheceu-se a sala de aula, a qual possui estrutura para a gravação de aulas e transmissão dos cursos ao vivo por meio da plataforma EAD da Escola. A visita foi muito proveitosa como troca de experiências entre as escolas legislativas e para o fortalecimento dos laços institucionais. As diretorias das duas escolas colocaram-se à disposição para fomentarem a cooperação entre as duas instituições com a realização de eventos e capacitações para servidores e público de ambas as Casas Legislativas.

Escola do Legislativo e CSST promovem curso de prevenção de acidentes

A Escola do Legislativo Julieta Battistioli e a Comissão de Saúde e Segurança no Trabalho (CSST) da Câmara irão promover um curso de prevenção de acidentes no dia 15 de dezembro (sexta-feira), entre 8h e 17h.

A atividade integra o programa de capacitação continuada sobre saúde e segurança no trabalho para servidores e colaboradores da Câmara. No conteúdo programático, constam a organização da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e medidas de prevenção de acidentes e de doenças relacionadas ao trabalho, entre outros itens.

O curso será ministrado pela instrutora Milca Naibert Cunha do SESI RS. A carga horária total é de oito horas, e será disponibilizado certificado aos participantes. Há 20 vagas disponíveis. As inscrições podem ser feitas neste link.

Livro Câmara na Cidade é lançado nesta terça-feira, 31/10, na 69ª Feira do Livro de Porto Alegre

Capa do livro A Câmara na Cidade (2023)

Nesta terça-feira, às 18 horas, no Espaço Petrobras Carlos Urbim (Avenida Sepúlveda, Centro), a Câmara Municipal lançará o livro A Câmara na Cidade: retrato de um poder público no século XIX no município de Porto Alegre, durante Sessão Solene Externa alusiva à 69º Feira do Livro. A obra é integrante da programação de aniversário de 250 anos do Legislativo da capital e será distribuída para convidados gratuitamente e disponibilizado a versão eletrônica. Confira o link de acesso no final do texto.

A obra, de 336 páginas, contém 303 imagens fotográficas, a maioria de logradouros públicos no século XIX dos principais acervos da cidade, especialmente do Museu Joaquim Felizardo. A pesquisa do historiador e servidor do Legislativo Municipal, Jorge Barcellos, é produto do Núcleo de Estudos e Pesquisa da Escola do Legislativo Julieta Battistioli, que também lançará outra obra na Feira do Livro: Eleições Municipais em Porto Alegre. Barcellos afirma que a obra era o seu principal projeto para as comemorações dos 250 anos e que presta uma homenagem ao historiador Sérgio da Costa Franco, falecido em 2022. “A obra de Sérgio da Costa Franco não é inestimável apenas para a cidade, mas para a história do Legislativo. Tudo o que está em A Câmara na Cidade se deve as suas pesquisas porque Franco acompanhou sua história como ninguém. O que fiz foi tornar acessível ao leitor o que o historiador pesquisou sobre a Câmara Municipal, e nada mais.”

A obra é organizada em três linhas que se sobrepõem e podem ser lidas separadamente. Uma segue a história política da cidade na região; a segunda insere o nascimento dos equipamentos urbanos fomentada pela Câmara na evolução urbana de Porto Alegre e terceira, de caráter ilustrativo, através de fotografias de época que mostram as ações dos vereadores equipamento a equipamento, onde a obra de Sérgio da Costa Franco é a principal fonte de pesquisa. Para Barcellos, é justamente nesta seção, que a obra também presta uma homenagem a cidade. “Porto Alegre completou em 2022 seus 250 anos de aniversário. Apesar de grandes obras sobre a cidade, poucos destacam seu valor nos séculos XIX, pois ali os vereadores ajudaram a construir a capital, já que eram, de fato, Poder Executivo. Então as imagens reunidas homenageiam também a cidade, seu principal órgão de memória, o Museu Joaquim Felizardo e seu principal pesquisador, Sérgio da Costa Franco”.

Clique para acessar gratuitamente o livro A Câmara na Cidade: retrato de um poder público no século XIX no município de Porto Alegre.