Oficina de Técnica Legislativa

A oficina visa contribuir para a capacitação de servidores do Legislativo e do Executivo, de forma prática, nos aspectos relacionados à Técnica Legislativa no Município de Porto Alegre. Demonstrar de que maneira é realizado esse trabalho na Seção de Redação Legislativa da Câmara Municipal, local por onde passam, por determinação da legislação, todos os atos normativos produzidos no âmbito desse ente federativo, para fins de redação inicial, redação final e conferência de lei.

Inscrições encerradas.

Palestra com Voltaire Schilling

A palestra irá resgatar nos principais autores gregos (Sócrates, Platão, Aristóteles) e romanos (Cícero e Sêneca), os principais aspectos em relação à organização do Estado e irá introduzir nas ideias do pensamento de Santo Agostinho e São Tomas de Aquino, em especial, de seus livros de príncipes, os aspectos de teologia política que repercutem ainda no presente.

Voltaire Schilling

Formou-se em História na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde mais tarde passou a dar aulas. Tem lecionado há mais de 30 anos em vários estabelecimentos de ensino e realizado grande quantidade de palestras. É professor do Curso de Jornalismo Aplicado da RBS e conferencista da AJURIS, colaborador em vários jornais, responsável pela seção “História” do Portal Terra, foi diretor do Memorial do Rio Grande do Sul e tem em seu currículo 16 livros e mais de 50 trabalhos menores. Representou o Brasil na Feira Internacional do Livro de Jerusalém, em 1991. Em 2005 foi distinguido com a Medalha Cidade de Porto Alegre por relevantes serviços prestados, em 2006 recebeu da Secretaria Municipal da Cultura o Prêmio Joaquim Felizardo, que destaca o Intelectual do Ano, e em 2008 foi eleito membro da Academia RioGrandense de Letras. Em 2013 recebeu do governo da França a Ordem Nacional do Mérito no grau de cavaleiro. Em 2010 foi um dos indicados ao Prêmio Darcy Ribeiro.

Inscrições encerradas

Palestra sobre Evasão Escolar

Para formular ações que efetivamente contribuam para diminuição da evasão escolar, é fundamental compreender as causas que estão levando os alunos a largarem os estudos. Cada escola tem suas particularidades, com suas fragilidades e potências, e palestra vai buscar explicar o fenômeno e os desafios para intervir de forma eficaz frente ao problema.

Palestrante:

Sônia Maria Dall’Igna

É Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS (1986). Pós-graduação em nível de especialização, em Direito Processual Civil promovido pelo Curso de Pós-Graduação e Mestrado em Direito da UFRGS, concluído em 1996. Pós Graduação na área de Psicologia – USP – Lacri/PSA – São Paulo – Violência Doméstica contra crianças e Adolescentes, concluído em 2001. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Direitos Humanos e Direitos da Criança e Adolescente, atuando principalmente na prevenção à violência e direitos humanos. Foi Titular de Delegacia Especializada em Adolescente Infrator – no DECA, de 1999 a 2005. Diretora da Divisão de Ensino da ACADEPOL de 2006 a 2008. Diretora do Departamento de Ensino e Treinamento – DET, da Secretaria da Segurança Pública – SSP do RGS, de 2008 a 2011. Diretora da Divisão de Prevenção e Educação – DIPE, do Departamento Estadual de Investigação do Narcotráfico – Polícia Civil do Rio Grande do Sul, de 2011 a 2015. Chefe da Divisão de Grupos Vulneráveis da Secretaria da Segurança Pública – SSP/RS, de 205 a 2016. Atualmente é Coordenadora do Serviço de Prevenção e Educação do Departamento Estadual da Criança e do Adolescente – DECA/RS. Percorre todo o Estado realizando palestras preventivas relacionadas à prevenção às drogas, prevenção à violência doméstica, com a finalidade de capacitar professores, orientadores educacionais, assistentes sociais, agentes de saúde, guardas municipais, policiais civis e militares, pais, líderes comunitários, alunos e trabalhadores, entre outros.

Inscrições encerradas