Arquivo da categoria: PALESTRAS

ESCOLA DO LEGISLATIVO NO 19º FÓRUM SOCIAL MUNDIAL

Atividades promovidas pela escola tem foco no atendimento à população idosa

A Escola do Legislativo Julieta Battistioli sediará três atividades que compõem a programação da 19ª edição Fórum Social Mundial (FSM) – População idosa, pessoas com deficiência e diversidades.

Em 2019, o evento concentra programações do IV FSM da População Idosa, do III FSM das Pessoas com Deficiência (PCDs) e o I FSM das Diversidades. Das 158 atividades previstas, três são promoções da Escola do Legislativo Julieta Battistioli, único órgão da casa que tem programação própria. A Câmara sediará ainda, em parceria com a Assembleia Legislativa, outros 34 eventos, idealizados por diversas entidades. Continue a leitura »

Ciclo de palestras Eleições 2018


No dia 26 de junho, terça-feira da próxima semana, entre 13h30min e 17h, ocorrerá o ciclo de palestras Eleições 2018, na Câmara Municipal de Porto Alegre. Este evento deverá promover debates sobre questões atuais ligadas ao pleito de outubro e será realizado numa organização conjunta das Escola do Legislativo Julieta Battistioli (ELJB) e Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral (EJERS). Os debates terão por local o Plenário Otávio Rocha do Palácio Aloísio Filho, sede do Legislativo da Capital.

O ciclo de palestras é aberto à população em geral, especialmente a candidatos e assessores de candidatos nas eleições de 2018. A proposta de realização dessa atividade considera que, em ano eleitoral algumas dúvidas referentes ao processo entram em pauta com maior frequência. Por este motivo, observando a demanda, as escolas da Câmara e do Tribunal buscam oferecer à população especialistas e representantes legais para esclarecer assuntos ligados às eleições .

Programação:
13h30min: Credenciamento;
14h: Abertura com o desembargador Jorge Dall’Agnol (presidente do TRE-RS) e o vereador Valter Nagelstein (presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre);
14h20min: Palestra A Propaganda Eleitoral nas Eleições 2018, com Guilherme Santos de Barros Falcão (assessor de desembargador Eleitoral TRE-RS);
15h: Palestra Financiamento de Campanha nas Eleições 2018, com Herbert Dias Miranda (secretário de Controle Interno TRE-RS);
16h: Palestra O Comportamento dos Agentes e dos Servidores Públicos durante o Período Eleitoral nas Eleições 2018, com representante da Procuradoria da Câmara Municipal de Porto Alegre;
16h40min: Perguntas;
17h: Encerramento.

Palestra 1:

Propaganda Eleitoral – Eleições 2018

Palestra 2:

Prestação de Contas 2018

 

A adoção do crianças e adolescentes é tema de palestra na ELJB

No dia 25 de junho, às 10h, ocorrerá a palestra “Adoção de crianças e adolescentes: aspectos legais” promovida pela ELJB. O evento contará com os palestrantes Rosi Prigol, Presidente Instituto Amigos de Lucas e Coordenadora Insabrigo- Instituto Salesiano de Apoio aos Acolhidos, e Lúcio Antônio Machado Almeida, Diretor da Escola do Legislativo e Professor de Direito Doutor e Mestre em Direito pela UFRGS. O evento é gratuito.

Para mais informações, entre em contato:

Facebook: escoladolegislativocmpa

e-mail: escola@camarapoa.rs.gov.br

Telefone: (51) 3220.4374

Aula Magna – Literatura, Política e Sociedade

O ciclo de palestras “Grandes Temas em História das Ideias Políticas” continua com a conferência “Literatura, Política e Sociedade”.
Sergius Gonzaga foi escolhido para a palestra porque sua obra “Contos da Vida Social” retrata os dramas, os dilemas, as dificuldades da vida humana e o conflito da vida em sociedade. Gonzaga estudou autores como Machado de Assis, Maupassant e Górki para traçar as relações da literatura, política e sociedade. Além disso, décadas como palestrante o colocam como um dos raros casos a possuir domínio de público, didática e clareza de exposição.
Sergius Gonzaga, professor e historiador, possui mais de quarenta anos de experiência na realização de palestras para amplo público. O professor é autor de livros de história geral e do Brasil, e tem ministrado palestras em faculdades, centros culturais na capital e no Brasil.
O evento é totalmente gratuito, e será fornecido certificação.
Inscrições antecipadas encerradas. Para realizar inscrição, procurar os coordenadores do evento na recepção do Plenário.

Palestra com Voltaire Schilling

A palestra irá resgatar nos principais autores gregos (Sócrates, Platão, Aristóteles) e romanos (Cícero e Sêneca), os principais aspectos em relação à organização do Estado e irá introduzir nas ideias do pensamento de Santo Agostinho e São Tomas de Aquino, em especial, de seus livros de príncipes, os aspectos de teologia política que repercutem ainda no presente.

Voltaire Schilling

Formou-se em História na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde mais tarde passou a dar aulas. Tem lecionado há mais de 30 anos em vários estabelecimentos de ensino e realizado grande quantidade de palestras. É professor do Curso de Jornalismo Aplicado da RBS e conferencista da AJURIS, colaborador em vários jornais, responsável pela seção “História” do Portal Terra, foi diretor do Memorial do Rio Grande do Sul e tem em seu currículo 16 livros e mais de 50 trabalhos menores. Representou o Brasil na Feira Internacional do Livro de Jerusalém, em 1991. Em 2005 foi distinguido com a Medalha Cidade de Porto Alegre por relevantes serviços prestados, em 2006 recebeu da Secretaria Municipal da Cultura o Prêmio Joaquim Felizardo, que destaca o Intelectual do Ano, e em 2008 foi eleito membro da Academia RioGrandense de Letras. Em 2013 recebeu do governo da França a Ordem Nacional do Mérito no grau de cavaleiro. Em 2010 foi um dos indicados ao Prêmio Darcy Ribeiro.

Inscrições encerradas

Palestra sobre Evasão Escolar

 

Para formular ações que efetivamente contribuam para diminuição da evasão escolar, é fundamental compreender as causas que estão levando os alunos a largarem os estudos. Cada escola tem suas particularidades, com suas fragilidades e potências, e palestra vai buscar explicar o fenômeno e os desafios para intervir de forma eficaz frente ao problema.

 Palestrante:

 Sônia Maria Dall’Igna

É Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS (1986). Pós-graduação em nível de especialização, em Direito Processual Civil promovido pelo Curso de Pós-Graduação e Mestrado em Direito da UFRGS, concluído em 1996. Pós Graduação na área de Psicologia – USP – Lacri/PSA – São Paulo – Violência Doméstica contra crianças e Adolescentes, concluído em 2001. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Direitos Humanos e Direitos da Criança e Adolescente, atuando principalmente na prevenção à violência e direitos humanos. Foi Titular de Delegacia Especializada em Adolescente Infrator – no DECA, de 1999 a 2005. Diretora da Divisão de Ensino da ACADEPOL de 2006 a 2008. Diretora do Departamento de Ensino e Treinamento – DET, da Secretaria da Segurança Pública – SSP do RGS, de 2008 a 2011. Diretora da Divisão de Prevenção e Educação – DIPE, do Departamento Estadual de Investigação do Narcotráfico – Polícia Civil do Rio Grande do Sul, de 2011 a 2015. Chefe da Divisão de Grupos Vulneráveis da Secretaria da Segurança Pública – SSP/RS, de 205 a 2016. Atualmente é Coordenadora do Serviço de Prevenção e Educação do Departamento Estadual da Criança e do Adolescente – DECA/RS. Percorre todo o Estado realizando palestras preventivas relacionadas à prevenção às drogas, prevenção à violência doméstica, com a finalidade de capacitar professores, orientadores educacionais, assistentes sociais, agentes de saúde, guardas municipais, policiais civis e militares, pais, líderes comunitários, alunos e trabalhadores, entre outros.

Inscrições encerradas