Arquivo da categoria: PALESTRAS

ELJB apoia Semana Municipal do Jovem Empreendedor com eventos sediados pela CMPA

A Câmara Municipal de Porto Alegre sediará, nos dias 2 e 3 de maio, atividades da 3ª Semana Municipal do Jovem Empreendedor de Porto Alegre. Realizada com o apoio da Escola do Legislativo Julieta Battistioli (ELJB), a atividade integra o Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município de Porto Alegre, onde constam eventos de instituições representativas e pessoas físicas que defendem o empreendedorismo na Capital gaúcha.

No dia 2 (quinta-feira), às 14h, serão realizadas palestras gratuitas aos jovens, estudantes, professores e cidadãos interessados. As atividades serão: “Caminho empreendedor: sonhos X realidade” ministrada por Carolina Niederauer (Mentora do programa Startup Weekend e Fundadora do WeCloset), e “Plano de carreira: encontrando o seu propósito de vida e felicidade” por Simone Lopes (responsável pela coluna Plano de Carreira do jornal Correio do Povo). Já no dia 3 (sexta-feira), às 9h30min, ocorrerá um café da manhã em comemoração à Semana do Jovem Empreendedor. Ambas atividades serão sediadas no Plenário Ana Terra.

Também ocorrerá na Câmara Municipal, pela primeira vez, o atendimento descentralizado da Sala do Empreendedor – da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico – para orientações e efetivos licenciamentos e alvarás de empresas, estabelecimentos comerciais e serviços.

A Semana do Jovem Empreendedor foi estabelecida pela Lei Ordinária número 12.189/16 a partir do Projeto de Lei 208/16, de autoria do vereador Mendes Ribeiro (PMDB) e tem apoio de diversas instituições como a AJE POA, CDL Jovem, AGAS Jovem, CEJA-OAB/RS, Brasil 200, AGV Jovem, Farsul Jovem, NEJ POA, CMJ/POA e AGS.

Para mais informações, entre em contato com a Escola através do telefone: (51) 3220.4374

Preparo para Mestrado é tema de evento da ELJB

A Escola do Legislativo Julieta Battistioli (ELJB) promoverá, no dia 27 de maio, às 10h, o evento “Como se preparar para fazer o mestrado em Direito?” que visa informar e orientar alunos para seu Mestrado no curso de Direito.

Entre os temas a serem abordados, estão a construção responsável do perfil acadêmico, construção do currículo lattes, domínio de idiomas estrangeiros e a confecção de um projeto de pesquisa. Lúcio Antônio Machado Almeida (Mestre e Doutor em Direito pela UFRGS) trará aos presentes sua experiência como aluno, professor e orientador.

O evento é totalmente gratuito, e será realizado na Câmara Municipal de Porto Alegre, sala 350. As inscrições são realizadas através do formulário abaixo:

 

Campanha da Fraternidade é tema de palestra

A Campanha da Fraternidade deste ano tem como tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27). Nesta Campanha, a ser desenvolvida mais intensamente no período da Quaresma, a Igreja Católica buscará chamar a atenção dos cristãos para o tema das políticas públicas, ações e programas desenvolvidos pelo Estado para garantir e colocar em prática direitos que são previstos na Constituição Federal e em outras leis.

A Câmara Municipal de Porto Alegre, através da Escola do Legislativo, se une a Igreja do Brasil e realiza no próximo dia 16 de abril uma palestra que pretende estimular a participação dos cristãos na construção de políticas públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais da fraternidade. O Arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, falará sobre o ciclo e etapas de uma política pública e fará a distinção entre as políticas de governo e as políticas de Estado, bem como apresentará os canais de participação social, como os conselhos previstos na Constituição Federal de 1988. É uma atividade educacional ampla que pretende ajudar os cristãos e pessoas de boa vontade a vivenciarem a fraternidade em compromissos concretos, provocando, ao mesmo tempo, a renovação da vida da Igreja e a transformação da sociedade, a partir de temas específicos.

PROGRAMAÇÃO
Data: 16/04/2019
Horário: 14 horas
Local: Plenário Ana Terra da Câmara Municipal de Porto Alegre
Palestra: Fraternidade e Politicas Públicas
Palestrante: Dom Jaime Spengler
Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre
Debatedor: Vereador Professor Wanbert

Dom Jaime Spengler – Arcebispo Metropolitano

Jaime Spengler nasceu em 6 de setembro de 1960 em Gaspar (SC). Ingressou na Ordem dos Frades Menores em 20 de janeiro de 1982, pela admissão no Noviciado na cidade de Rodeio (SC). Cursou Filosofia no Instituto Filosófico São Boaventura, de Campo Largo (PR), e Teologia no Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis (RJ), concluindo-o no Instituto Teológico de Jerusalém em Israel. Foi ordenado sacerdote em 17 de novembro de 1990, na sua cidade natal.

Fez doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Antonianum, em Roma, e atuou dentro da Ordem dos Frades Menores em diversas missões e cidades do país até 2010, quando foi nomeado pelo Papa Bento XVI como bispo auxiliar. A ordenação episcopal, presidida por Dom Lorenzo Baldisseri, Núncio Apostólico no Brasil, ocorreu dia 5 de fevereiro de 2011, na Paróquia São Pedro Apóstolo, em Gaspar. Dom Jaime Spengler é arcebispo metropolitano de Porto Alegre desde 18 de setembro de 2013, quando foi nomeado pelo Papa Francisco, que concomitantemente recebeu o pedido de renúncia de Dom Dadeus Grings.

 

Escola abre inscrições para participação em projetos educacionais

A Escola do Legislativo Julieta Battistioli está abrindo para o ano de 2019 as inscrições para seus projetos externos voltados às escolas da rede municipal de Porto Alegre. Os projetos são fixos no calendário da Escola, gratuitos, contemplam material confeccionado pela ELJB e comportam diversas modalidades sendo totalmente interativas e pautando inúmeros assuntos pertinentes ao âmbito da Câmara Municipal de Porto Alegre, cidadania, política e afins.

Ao todo estão sendo disponibilizados oito projetos, sendo quatro já consolidados desde o ano passado e quatro inaugurais:

– Universidade Aberta

Visa oferecer conteúdo de qualificação de alto nível, tratando de temas contemporâneos na política como modelos de gestão econômica pelo Mundo, fronteiras, etc.

– Olimpíada de Ciência Política

Propõe aos estudantes um estudo dinâmico e descontraído da história e política. São formadas equipes de três alunos e um professor da área de Humanidades, que competem entre si a partir do estudo de textos acadêmicos, mapas, documentos históricos e imagens fornecidas pela equipe da Escola.

– Câmara vai à Escola

Viabiliza o estudo da história do Brasil, Porto Alegre e da Câmara Municipal de Porto Alegre através de palestras realizadas por pesquisadores da Escola.

– Grêmio em Forma

Incentiva a formação de lideranças juvenis dentro da instituição de ensino, prospectando a formação de senso crítico e espírito de trabalho em equipe. A equipe da Escola se desloca até a instituição de ensino e assessora a criação de grêmios estudantis. O projeto é realizado em parceria com a ONG Eu sou a Paz do Estado do Rio de Janeiro, e está presente na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jean Piaget, no Bairro Rubem Berta em Porto Alegre.

– Legislação Antirracista, Diversidade Humana, Noções de Constitucionalidade e Rota Política

Projetos inaugurais de 2019, necessitam de contato prévio para envio de conteúdo.

*As inscrições podem ser realizadas através do telefone e e-mail da Escola, assim como a solicitação para envio do projeto completo.*

Telefone: (51) 3220.4374

Email: escola@camarapoa.rs.gov.br

Texto: Victor Leffa (estagiário de Jornalismo/ELJB)

ESCOLA DO LEGISLATIVO NO 19º FÓRUM SOCIAL MUNDIAL

Atividades promovidas pela escola tem foco no atendimento à população idosa

A Escola do Legislativo Julieta Battistioli sediará três atividades que compõem a programação da 19ª edição Fórum Social Mundial (FSM) – População idosa, pessoas com deficiência e diversidades.

Em 2019, o evento concentra programações do IV FSM da População Idosa, do III FSM das Pessoas com Deficiência (PCDs) e o I FSM das Diversidades. Das 158 atividades previstas, três são promoções da Escola do Legislativo Julieta Battistioli, único órgão da casa que tem programação própria. A Câmara sediará ainda, em parceria com a Assembleia Legislativa, outros 34 eventos, idealizados por diversas entidades. Continue a leitura »

Ciclo de palestras Eleições 2018


No dia 26 de junho, terça-feira da próxima semana, entre 13h30min e 17h, ocorrerá o ciclo de palestras Eleições 2018, na Câmara Municipal de Porto Alegre. Este evento deverá promover debates sobre questões atuais ligadas ao pleito de outubro e será realizado numa organização conjunta das Escola do Legislativo Julieta Battistioli (ELJB) e Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral (EJERS). Os debates terão por local o Plenário Otávio Rocha do Palácio Aloísio Filho, sede do Legislativo da Capital.

O ciclo de palestras é aberto à população em geral, especialmente a candidatos e assessores de candidatos nas eleições de 2018. A proposta de realização dessa atividade considera que, em ano eleitoral algumas dúvidas referentes ao processo entram em pauta com maior frequência. Por este motivo, observando a demanda, as escolas da Câmara e do Tribunal buscam oferecer à população especialistas e representantes legais para esclarecer assuntos ligados às eleições .

Programação:
13h30min: Credenciamento;
14h: Abertura com o desembargador Jorge Dall’Agnol (presidente do TRE-RS) e o vereador Valter Nagelstein (presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre);
14h20min: Palestra A Propaganda Eleitoral nas Eleições 2018, com Guilherme Santos de Barros Falcão (assessor de desembargador Eleitoral TRE-RS);
15h: Palestra Financiamento de Campanha nas Eleições 2018, com Herbert Dias Miranda (secretário de Controle Interno TRE-RS);
16h: Palestra O Comportamento dos Agentes e dos Servidores Públicos durante o Período Eleitoral nas Eleições 2018, com representante da Procuradoria da Câmara Municipal de Porto Alegre;
16h40min: Perguntas;
17h: Encerramento.

Palestra 1:

Propaganda Eleitoral – Eleições 2018

Palestra 2:

Prestação de Contas 2018

 

A adoção do crianças e adolescentes é tema de palestra na ELJB

No dia 25 de junho, às 10h, ocorrerá a palestra “Adoção de crianças e adolescentes: aspectos legais” promovida pela ELJB. O evento contará com os palestrantes Rosi Prigol, Presidente Instituto Amigos de Lucas e Coordenadora Insabrigo- Instituto Salesiano de Apoio aos Acolhidos, e Lúcio Antônio Machado Almeida, Diretor da Escola do Legislativo e Professor de Direito Doutor e Mestre em Direito pela UFRGS. O evento é gratuito.

Para mais informações, entre em contato:

Facebook: escoladolegislativocmpa

e-mail: escola@camarapoa.rs.gov.br

Telefone: (51) 3220.4374

Aula Magna – Literatura, Política e Sociedade

O ciclo de palestras “Grandes Temas em História das Ideias Políticas” continua com a conferência “Literatura, Política e Sociedade”.
Sergius Gonzaga foi escolhido para a palestra porque sua obra “Contos da Vida Social” retrata os dramas, os dilemas, as dificuldades da vida humana e o conflito da vida em sociedade. Gonzaga estudou autores como Machado de Assis, Maupassant e Górki para traçar as relações da literatura, política e sociedade. Além disso, décadas como palestrante o colocam como um dos raros casos a possuir domínio de público, didática e clareza de exposição.
Sergius Gonzaga, professor e historiador, possui mais de quarenta anos de experiência na realização de palestras para amplo público. O professor é autor de livros de história geral e do Brasil, e tem ministrado palestras em faculdades, centros culturais na capital e no Brasil.
O evento é totalmente gratuito, e será fornecido certificação.
Inscrições antecipadas encerradas. Para realizar inscrição, procurar os coordenadores do evento na recepção do Plenário.

Palestra com Voltaire Schilling

A palestra irá resgatar nos principais autores gregos (Sócrates, Platão, Aristóteles) e romanos (Cícero e Sêneca), os principais aspectos em relação à organização do Estado e irá introduzir nas ideias do pensamento de Santo Agostinho e São Tomas de Aquino, em especial, de seus livros de príncipes, os aspectos de teologia política que repercutem ainda no presente.

Voltaire Schilling

Formou-se em História na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde mais tarde passou a dar aulas. Tem lecionado há mais de 30 anos em vários estabelecimentos de ensino e realizado grande quantidade de palestras. É professor do Curso de Jornalismo Aplicado da RBS e conferencista da AJURIS, colaborador em vários jornais, responsável pela seção “História” do Portal Terra, foi diretor do Memorial do Rio Grande do Sul e tem em seu currículo 16 livros e mais de 50 trabalhos menores. Representou o Brasil na Feira Internacional do Livro de Jerusalém, em 1991. Em 2005 foi distinguido com a Medalha Cidade de Porto Alegre por relevantes serviços prestados, em 2006 recebeu da Secretaria Municipal da Cultura o Prêmio Joaquim Felizardo, que destaca o Intelectual do Ano, e em 2008 foi eleito membro da Academia RioGrandense de Letras. Em 2013 recebeu do governo da França a Ordem Nacional do Mérito no grau de cavaleiro. Em 2010 foi um dos indicados ao Prêmio Darcy Ribeiro.

Inscrições encerradas

Palestra sobre Evasão Escolar

 

Para formular ações que efetivamente contribuam para diminuição da evasão escolar, é fundamental compreender as causas que estão levando os alunos a largarem os estudos. Cada escola tem suas particularidades, com suas fragilidades e potências, e palestra vai buscar explicar o fenômeno e os desafios para intervir de forma eficaz frente ao problema.

 Palestrante:

 Sônia Maria Dall’Igna

É Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS (1986). Pós-graduação em nível de especialização, em Direito Processual Civil promovido pelo Curso de Pós-Graduação e Mestrado em Direito da UFRGS, concluído em 1996. Pós Graduação na área de Psicologia – USP – Lacri/PSA – São Paulo – Violência Doméstica contra crianças e Adolescentes, concluído em 2001. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Direitos Humanos e Direitos da Criança e Adolescente, atuando principalmente na prevenção à violência e direitos humanos. Foi Titular de Delegacia Especializada em Adolescente Infrator – no DECA, de 1999 a 2005. Diretora da Divisão de Ensino da ACADEPOL de 2006 a 2008. Diretora do Departamento de Ensino e Treinamento – DET, da Secretaria da Segurança Pública – SSP do RGS, de 2008 a 2011. Diretora da Divisão de Prevenção e Educação – DIPE, do Departamento Estadual de Investigação do Narcotráfico – Polícia Civil do Rio Grande do Sul, de 2011 a 2015. Chefe da Divisão de Grupos Vulneráveis da Secretaria da Segurança Pública – SSP/RS, de 205 a 2016. Atualmente é Coordenadora do Serviço de Prevenção e Educação do Departamento Estadual da Criança e do Adolescente – DECA/RS. Percorre todo o Estado realizando palestras preventivas relacionadas à prevenção às drogas, prevenção à violência doméstica, com a finalidade de capacitar professores, orientadores educacionais, assistentes sociais, agentes de saúde, guardas municipais, policiais civis e militares, pais, líderes comunitários, alunos e trabalhadores, entre outros.

Inscrições encerradas