Arquivo mensais:maio 2022

Escola do Legislativo promove seminário sobre a noção de lei no Ocidente

Escola do Legislativo promove na quinta-feira, 19 de maio, às 10h o I Seminário: A Noção de Lei no Ocidente. Alejandro Montiel Alvarez, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutor em Direito foi convidado para apresentar o painel Existe uma lei natural? A mediação será de Lúcio Almeida, diretor da Escola do Legislativo.

O encontro acontece na sala de aula da Escola do Legislativo e será transmitido ao-vivo pela plataforma ZoomO seminário A Noção de Lei no Ocidente faz parte de uma série de encontros organizados pela Escola do Legislativo Julieta Battistioli em parceria com o Programa de Pós Graduação em Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGD-UFRGS). 

 

 

Escola do Legislativo lança livro agenda Porto Alegre, 250 anos na próxima quarta-feira

A Escola do Legislativo Julieta Battistioli lança no próximo dia 11 de maio, as 14 horas,  no Plenário Otávio Rocha, o livro agenda Porto Alegre, 250 anos. A publicação, no formato digital, é uma contribuição da Câmara Municipal ao aniversário de 250 anos da cidade. Sua pesquisa levou quatro meses de trabalho a partir das obras célebres de Sérgio da Costa Franco “Porto Alegre, ano a ano” e “História Ilustrada de Porto Alegre” – pesquisador a quem o livro agenda presta uma homenagem –  além de pesquisas na internet, como com o site ponteiro.com.br, especializado em efemérides.

Organizada como agenda temática, reúne ao longo de seus 365 dias  1570 fatos relacionados a história de Porto Alegre. Acompanha o histórico da cidade dia a dia em cada mês, textos intitulados “12 regras para ser um cidadão porto-alegrense”, uma reflexão que envolve temas de cidadania,  participação política e ética que sugere as características singulares dos habitantes da capital. Para Jorge Barcellos, organizador da agenda “não poderíamos deixar de oferecer nossa contribuição aos 250 anos de Porto Alegre. Produto de interesse de pesquisadores, professores e de todos os que tem interesse na história da capital, a agenda pode ser baixada nos links abaixo. Atenção também para a sua montagem.

Baixe sua agenda:

O miolo da agenda pode ser baixado aqui

A capa da agenda pode ser baixada aqui

Instruções para montagem:

1- Imprima o miolo da agenda em papel A4 no formato “folheto”.

2- Imprima a capa da agenda em papel de sua preferência (preferencialmente couché ou  similar)

3 – Encaderne no serviço de sua preferência em aspiral ou colado.

4 – Use a agenda no dia a dia lendo os fatos da capital.

Bom proveito!