Lançamento Caderno Efemérides 2019

Caderno reúne 306  fatos, personagens e instituições que aniversariam em 2019

O dia 22 de janeiro marca os 211 anos da tarde em que a família real portuguesa aportou em terras brasileiras fugindo das tropas de Napoleão. Marca também o aniversário de 128 anos da morte do político e militar brasileiro Benjamin Constant, e o aniversário de nascimento do ex-governador do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, Leonel Brizola, que completaria 97 anos. Hoje, 22 de janeiro, foi data de lançamento do Caderno Efemérides 2019, que aconteceu nas dependências da Câmara Municipal de Porto Alegre.

Produzida pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas da Escola do Legislativo Julieta Battistioli, a publicação enumera 306 fatos, personagens e instituições que aniversariam neste ano e objetiva servir de obra de referência para a ação cultural e educativa de mandatos legislativos. Para Jorge Barcellos, Coordenador de Cursos e responsável pela publicação, “efemérides são importantes pois conectam pessoas e instituições. É a aplicação prática da memória através de eventos, que podem ser seminários, encontros, exposições”.

O Caderno Efemérides surgiu em 2002 através da pesquisa da Seção de Memorial para a sugestão de temas para atividades culturais promovidas pelos vereadores. Em 2019, ano em que a publicação completa 5 anos de forma impressa e difundida ao público que busca a ferramenta para a pesquisa de datas célebres, o caderno passou a ser editado pela Escola do Legislativo.

O lançamento aconteceu às 14h, na Sala de Aula da ELJB, e contou também com uma palestra que serviu como guia de uso do caderno. A publicação tem distribuição gratuita e pode ser baixada através do link: EFEMERIDES -2019