ESCOLA DO LEGISLATIVO NO 19º FÓRUM SOCIAL MUNDIAL

Atividades promovidas pela escola tem foco no atendimento à população idosa

A Escola do Legislativo Julieta Battistioli sediará três atividades que compõem a programação da 19ª edição Fórum Social Mundial (FSM) – População idosa, pessoas com deficiência e diversidades.

Em 2019, o evento concentra programações do IV FSM da População Idosa, do III FSM das Pessoas com Deficiência (PCDs) e o I FSM das Diversidades. Das 158 atividades previstas, três são promoções da Escola do Legislativo Julieta Battistioli, único órgão da casa que tem programação própria. A Câmara sediará ainda, em parceria com a Assembleia Legislativa, outros 34 eventos, idealizados por diversas entidades.

A programação oferecida pela Escola do Legislativo tem foco no eixo promovido pelo IV FSM da População Idosa, e ocorrerá nos dias 29, 30 e 31 de janeiro, sempre na sala de aula da Escola (Avenida Loureiro da Silva, 255, Sala 350, 3º andar), das 15h às 16h. Não há necessidade de inscrição.

Para Jorge Barcellos, coordenador de Cursos da Escola do Legislativo e ministrante da programação, a participação da Câmara no evento é importante porque resgata o seu papel junto a esta faixa etária. “Trazer as discussões acerca do atendimento ao idoso para dentro da Câmara garante a oportunidade de envolver os vereadores na construção de políticas para a 3ª idade. Nossa participação está baseada no tripé: história do idoso, das Câmaras como lócus de políticas públicas e na valorização do protagonismo do idoso junto aos movimentos sociais”.

A programação vem sendo construída desde agosto de 2018 por um coletivo de organizações não governamentais que vem se reunindo na Assembleia Legislativa, tendo sido aprovada pelo Grupo Executivo de Acompanhamento de Debates (GEAD) de Políticas Públicas para o Idoso do Fórum Democrático da Assembleia Legislativa em seminário.

O evento traz para debate temas como Respeito e Inclusão Social; Participação Cívica e Emprego (Mundo do Trabalho); Serviços Comunitários e Saúde: Comunicação e Informação e Transporte, entre outros. Além da Câmara Municipal, outros pontos da cidade também compõem o chamado Território do FSM: Assembleia Legislativa; OAB seção RS; PUC; Sindicato dos Comerciários; UFRGS e Ulbra campus Porto Alegre.

A programação completa do Fórum Social Mundial pode ser conferida aqui: Programação FSM 2019 Idosos, Pessoas com Deficiência e Diversidades – 20-1