Escola do Legislativo apoia a realização da IV Jornada Sandra Pesavento

A Escola do Legislativo Julieta Battistioli, através de seu Núcleo de Estudos e Pesquisas, é apoiadora da IV Jornada Sandra Jatahy Pesavento: arquivos pessoais, trajetórias intelectuais e estudos de gênero“, a ser realizado no próximo dia  8 de junho, sábado, no Centro Histórico Cultural Santa Casa. O evento é uma realização do Centro Histórico Santa Casa, Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul, Fundação Nacional de Arte e Ministério da Cidadania do Governo Federal, com diversos patrocinadores, entre eles o Banrisul.

O evento deve-se ao esforço da Curadora do Acervo Sandra Jatahy Pesavento, Dra. Nádia Maria Weber dos Santos, que desde o falecimento da pesquisadora Sandra Pesavento, tem-se dedicado a preservar a memória da ilustre estudiosa. Seu trabalho incansável na organização acervo Sandra Jatahy Pesavento, localizado no Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, vem possibilitando a organização de um dos mais importantes acervos pessoais de pesquisa sobre história de Porto Alegre  e Rio Grande do Sul. Reunindo os documentos originais, biblioteca, textos e documentos da ilustre pesquisadora, o Acervo SJP está se transformando em arquivo de referência para novos estudos e projetos em história da cultura e da mentalidade gaúcha.

Com pesquisadores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Rio de Janeiro, a IV jornada Sandra Jatahy Pesavento aborda o tema dos arquivos pessoais e as contribuições da pesquisa da historiadora Sandra Pesavento para os estudos de gênero. Para Jorge Barcellos, Doutor em Educação e Coordenador de Cursos da Escola do Legislativo, o apoio da Câmara Municipal é o reconhecimento da importância de um acervo, trabalho de organização e deve-se a necessidade de aprofundar os estudos das biografias dos vereadores,  já que  ” a história imediata dos vereadores ainda está  por ser escrita. Seminários como este aprofundam o conhecimento sobre arquivos pessoais. O Memorial da Câmara vem reunindo arquivos pessoais  e os debates deste seminário em muito  colaboram com o aprofundamento de seus estudos”, destaca o pesquisador.  Além disso, assinala Barcellos, o acervo vem realizando atividades neste legislativo de grande sucesso durante a Semana de Porto Alegre, revelando em exposições, a importância da história da cidade.

As inscrições podem ser feitas no site www.centrohistoricosantacasa.com.br