Projeto Universidade Aberta aborda obra de Christian Laval

No próximo dia 2 de dezembro, às 14 horas, no Auditório da Livraria Cirkula, será ministrada a palestra “A Escola não é uma empresa”, abordando a contribuição da obra homônima de Christian Laval aos estudos de educação.  A palestra visa reconstruir o argumento da obra publicada pela  Editora Boitempo, 2019 e abordará temas como “A escola sob o dogma do mercado”, “Poder e gerenciamento na escola neoliberal”  e “Pressupostos do novo gerenciamento educativo e suas contradições no gerenciamento da escola”.  O ministrante será Jorge Barcellos, Doutor em Educação pela UFRGS e destina-se a alunos e professores dos cursos de pedagogia e da rede de ensino. A palestra inicia o programa de descentralização das atividades da Escola do Legislativo, junto a espaços comunitários, livrarias, bibliotecas.

Programa:

Novo capitalismo e educação. O conhecimento como fator de produção

A nova linguagem da escola. A ideologia da profissionalização

A grande onda neoliberal. O grande mercado da educação

A colonização mercantil da educação. A mercantilização da escola e seus efeitos segregacionais

A “modernização” da escola. Descentralização, poderes e desigualdades.

O novo gerenciamento educativo. Contradições da escola neoliberal.

Bibliografia:

LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa. O neoliberalismo em ataque ao ensino público. Editora Boitempo.

____.&DARDOT, Pierre. A nova razão do mundo. Editora Boitempo.

FREITAS, Luis Carlos. A reforma empresarial da educação. Nova direita, velhas ideias. Editora Expressão Popular, 2019.

MESZAROS,Istvan. A educação para além do capital.Boitempo,

LAZARATO, Mauricio. Governo das desigualdades. Edufscar.