O PROJETO “AS DISCIPLINAS E A POLÍTICA” É LANÇADO PELA ELJB NO PRÓXIMO DIA 15

No próximo dia 15 de agosto, às 10 horas, na sala de aula da Escola do Legislativo Julieta Battistioli (Av. Loureiro da Silva, 255, Sala 350), será lançado o projeto “As disciplinas e a política”. O projeto visa explorar as relações das disciplinas escolares com a democracia e a política.  A primeira palestra, “A matemática e a política”, examina a disiciplina escolar como prática política e não apenas como teoria, mas como um formidável exercício de democracia, já que se funda em um sistema de regras, cria comunidades e trabalha com relações. Ao estudar matemática, afirma Jorge Barcellos, Doutor em Educação e responsável pelo projeto, é possível entender muitas coisas sobre a verdade da política. Inspirado nas pesquisas da escritora e PHd em cálculo das probabilidades Chiara Valerio da  Universidade de Nápoles, a palestra oferece  novas condições para a crítica política das fake news: “na matemática, como na política,  resolver um problema depende de como se exerce a democracia, pois ambos não aceitam o erro, apenas a verdade”, diz Barcellos.

Sobre Jorge Barcellos

É licenciado e bacharel em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989) e Mestre e Doutor em Educação pela Faculdade de Educação/UFRGS(2013). Autor de 16 livros, entre eles Educação e Poder Legislativo, O Tribunal de Contas e a Educação Municipal, acaba de lançar O Olho de Cristal: cotidiano e as novas formas de trabalho na Câmara Municipal de Porto Alegre (Editora Clube dos Autores).  Foi por vinte anos pesquisador do Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre e atualmente é Coordenador de Cursos da Escola do Legislativo Julieta Battistioli.  Recebeu a Menção Honrosa do Prêmio José Reis de Divulgação Científica (2006) e o Troféu Expressão da FINEP (2006) pelas atividades do Projeto Educação para Cidadania da Câmara Municipal de Porto Alegre, sob sua coordenação. É colaborador dos jornais Zero Hora, Sul21, Le Monde Diplomatique Brasil e das plataformas de notícias (blogs) Sapo (Portugal), Medium (EUA) e La Mula (Peru).