Legislativo assina convênio com Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul

No próximo dia 3 de agosto, às 13h45 min, no Salão Nobre da Presidência, a Câmara Municipal de Porto Alegre assina o Termo de Convênio com o Instituto Histórico do Rio Grande do Sul. Iniciativa da Escola do Legislativo Julieta Battistioli, a assinatura do convênio é atividade da programação de aniversário de 250 anos de Porto Alegre. A parceria possibilitará a realização de diversas ações, sendo a primeira a realização da exposição Memórias do Cárcere, que trata da história do sistema prisional em Porto Alegre a partir da obra da historiadora Sandra Jatahy Pesavento, depositada no IHGRGS.

Sobre o IHGRGS:

O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS) é uma instituição privada sem fins lucrativos, fundada a 05 de agosto de 1920 por Octavio Augusto de Faria, capitão Manoel Joaquim de Faria Corrêa, tenente Emílio Fernandes de Souza Docca, Afonso Aurélio Porto e o Pe. João Batista Hafkemeyer, juntamente com o Desembargador Florêncio de Abreu e o apoio decisivo do Governador Borges de Medeiros.

O IHGRGS tem por finalidade promover estudos e investigações sobre História, Geografia, Arqueologia, Filologia, Antropologia e campos correlatos de conhecimento, principalmente centrados no Rio Grande do Sul. Preserva a memória rio-grandense através de fundos documentais e acervos bibliográficos que servem, também, para embasar as investigações e a construção de massa crítica sobre seu objeto de trabalho.

Sobre Miguel Frederico do Espirito Santo

Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1970), especialização em História do Rio Grande do Sul pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1978), especialização em Criminologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(1990) e mestrado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos(1998). Atualmente é colaborador sem vínculo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil. Atuando principalmente nos seguintes temas:História, Rio Grande do sul, Filosofia. É Diretor do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul.