Câmara Municipal de Porto Alegre faz parceria com Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul

Assinatura de convênio com o Presidente do Instituto Histórico e Geográfico do RGS, Miguel Frederico do Espírito Santo.

Na tarde desta quarta-feira, dia 3 de agosto, foi assinado no Salão Nobre da Presidência da Câmara Municipal de Porto Alegre o Acordo de Cooperação Técnica entre a Câmara Municipal e o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul.  O Acordo visa ação conjunta na preservação da história política da capital e a difusão da importância da história de Porto Alegre. A iniciativa foi da Escola do Legislativo Julieta Battistioli e o convênio inicia-se com atividades para os 250 anos de Porto Alegre, devendo ter continuidade no próximo ano, 2023, quando o Legislativo completa 250 anos de história. Para Jorge Barcellos, Coordenador de Cursos da Escola do Legislativo, a assinatura de Acordo formaliza uma parceria importante para a cidade “Ambas instituições tem compromisso com a história  da cidade, em especial, a história política, devido a natureza de seus acervos. E o compartilhamento do acesso as fontes históricas beneficiará a cidade com novas pesquisas e publicações”. Para Miguel Frederico Espírito Santo, o Acordo é muito importante “Há na história da cidade, grandes vereadores que devemos resgatar a história. O Instituto pode colaborar com pesquisas e estudos sobre Felicíssimo Manuel de Azevedo, o primeiro vereador republicano eleito para a Câmara Municipal, em 1887”. O Convênio faculta a demais órgãos do legislativo, como a Seção de Memorial e a Comissão de Educação e Cultura, a construção de ações afins.  As atividades estão previstas para iniciarem no segundo semestre de 2022.