Escola do Legislativo e Escola Judicial estudam a possibilidade de realizar palestra sobre legislação eleitoral para os vereadores e suas equipes

A Escola do Legislativo Julieta Battistioli reuniu-se, na tarde de hoje, com a Escola Judiciária do TRE RS. O objetivo é estudar a possibilidade de organização de uma palestra para vereadores e suas equipes sobre os limites da legislação eleitoral,  esclarecendo  o que pode e o que não pode ser feito nas campanhas dos vereadores candidatos nesta eleição. Participaram da reunião os servidores Jorge Barcellos, Cordenador de Cursos da Escola do Legislativo e o servidor Carlos Vinícius Cavalcante, da Escola Judiciaria do TRE RS.  A reunião também foi uma oportunidade das escolas conhecerem-se mutualmente, além iniciar uma parceria na promoção de eventos de mútuo interesse.  Barcellos lembrou que a Câmara Municipal desenvolve ações educativas junto as escolas no período eleitoral, dispondo a Câmara da Exposição Itinerante História do Voto e oferecendo palestras sobre organização politica brasileira, combate as fake news, entre outras. Carlos Cavalcante mostrou-se interessado no projeto educativo da escola, afirmando que a Escola Judicial desenvolve atividades com o tema da história das eleições e ambos projetos educativos são complementares, daí a sugestão de um convênio.

Escola Judiciária Eleitoral Ministro Paulo Brossard de Souza Pinto:

Vinculada à Presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE–RS) tem por finalidades a atualização e a especialização continuada ou eventual em Direito, notadamente o Eleitoral, para magistrados, membros do Ministério Público, advogados e servidores da Justiça Eleitoral, admitida a participação de profissionais da área de Direito, acadêmicos,  servidores públicos de outros órgãos e público em geral interessado na matéria; o desenvolvimento de ações de difusão da memória institucional e de projetos de educação para a cidadania política; o desenvolvimento de ações de estímulo ao estudo, à discussão, à pesquisa e à produção científica em matérias de interesse da Justiça Eleitoral e promover ações de educação profissional, com vistas à formação, atualização e aperfeiçoamento contínuo dos servidores e dos serviços prestados pela Justiça Eleitoral.