Escola do Legislativo promove palestra sobre o Programa de Trabalho Educativo na CMPA

No próximo dia 30 de agosto, terça-feira, às 9h30min, a Escola do Legislativo Julieta Battistioli, em parceria com a Comissão Especial de Acompanhamento do Trabalho Educativo (CEATE), promove a palestra “A importância do Programa de Trabalho Educativo (PTE) para a Câmara Municipal de Porto Alegre”. A palestra será realizada pela Comissão Especial de Acompanhamento do Trabalho Educativo (CEATE) na Sala da Escola do Legislativo (Avenida Loureiro da Silva, 255, sala 350). O objetivo é incentivar os diversos setores, seções, assessorias, bancadas  e gabinetes da Casa a incorporarem em suas equipes estudantes do PTE/CEATE. A Câmara possui um convênio com a PMPA que possibilita a inserção destes estudantes portadores de deficiência no ambiente de trabalho como parte de uma política de inclusão “Observamos que houve uma redução na aceitação destes estudantes no período da pandemia. A Câmara já incorporou muito estudantes antes e diminuiu. Queremos oferecer inclusão com o apoio do Legislativo a estes alunos e há vagas disponíveis para isso na Câmara”, salienta Cristiane Chagas, coordenadora do Projeto. A equipe realiza reuniões semanais na Câmara onde debate as possibilidades, condições e experiências de seus alunos e da equipe e presta assessoria aos setores que se dispõem a incluir os alunos do programa em seu ambiente de trabalho.  A palestra, dirigida as chefias de setores e demais equipes da Casa, visa promover a divulgação das características destes estudantes, da importância de um trabalho de inclusão na Casa e o retorno positivo que tem as equipes que recebem estes estudantes. Para Jorge Barcellos, Coordenador de Cursos da Escola do Legislativo, a inclusão deve ser uma prerrogativa da Casa “Estes estudantes colaboram com o trabalho, assumem tarefas no dia a dia  que liberam os nossos poucos recursos humanos para outras funções. Já temos dois alunos do convênio e estamos vendo a introdução de um terceiro e gostaríamos de ver os demais setores no mesmo caminho da inclusão. Estamos trabalhando nesse sentido”. Barcellos refere-se a participação da Escola do Legislativo, na semana passada, da 35a. Semana da Pessoa Com  Deficiência promovida SMED/POA (informações em https://escola.camarapoa.rs.gov.br/?p=3613) e as inscrições abertas para Curso de Libras (informações em  https://escola.camarapoa.rs.gov.br/?p=3438).