Escola do Legislativo e ILEA comemoram os 250 anos de Porto Alegre

O servidor Jorge Barcellos apresenta os acervos documentais do legislativo para os estudantes

A Escola do Legislativo Julieta Battistioli e o Instituto Latino Americano de Estudos Avançados da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ILEA-UFRGS) iniciaram nesta quinta-feira, um ciclo de palestras para comemorar os 250 anos da capital. A atividade, realizada no Auditório Central do ILEA, no Campus do Vale, realiza-se sempre as quintas-feiras, de caráter quinzenal e faz parte do convênio entre o Legislativo e a UFRGS. 

Na inauguração, o servidor Jorge Barcellos apresentou as possibilidades de pesquisa científica a partir dos acervos da Câmara Municipal de Porto Alegre. Barcellos destacou a importância dos acervos dos setores  Arquivo Histórico, Protocolo e Arquivo, Memorial e Biblioteca, além de descrever duas funções do Legislativo: a historiadora e a educadora. Para o servidor, que é autor de uma tese de doutorado sobre educação e poder legislativo, os acervos estão bem organizados, com acesso ao público e fomentam estudos e pesquisas no campo da história politica, antropologia política e visual, sociologia política e filosofia politica. O pesquisador fez um apelo para que os estudantes estudem a possibilidade de construírem seus TCCs, dissertações de mestrado e teses de doutorado sobre a Câmara Municipal “Hoje, os estudos legislativos concentram-se na produção do conhecimento sobre o Congresso Nacional e as Assembleias Legislativas. Entretanto, a política se exerce a nível local e a Câmara Municipal de Porto Alegre é, em nossa cidade, seu lugar privilegiado de realização. Precisamos de pesquisas e estudos para mapear seus resultados, sua produtividade, suas agendas, que são enormes para a sociedade mas cujos indicadores e sua interpretação, ainda carecemos”.  

Barcellos explicou as características dos principais documentos dos acervos legislativos como processos, anais e relatórios, bem como os documentos administrados por cada setor, destacando a diversidade de acervos do Setor de Memorial, que trabalha para manter a memória da Casa e destacou a disponibilidade destes documentos para fundamentar pesquisas científicas da universidade. Para o pesquisador Gustavo Pereira, as “imagens dos acervos levadas pelo pesquisador para a exposição deram clareza as condições do acervo e são estimulantes para a pesquisa”.  A pesquisadora Aline Corte elogiou a inciativa do parlamento em incentivar os estudantes e a equipe do Núcleo de Porto Alegre do Observatório das Metrópoles,  sediado no Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados (ILEA) também elogiou a iniciativa e destacou a importância da política urbana para a cidade, campo em que a Câmara também atua e que merece pesquisa.  

 

A exposição “Planos Diretores e a Câmara Municipal de Porto Alegre”, do acervo da Seção de Memorial,  complementou a abertura.