Escola do Legislativo apresenta estudo sobre a contribuição da Câmara Municipal na formulação de políticas de proteção ao idoso na capital

Pesquisador apresenta a contribuição do parlamento na defesa do idoso.

No próximo dia 1 de setembro, às 9h, a Escola do Legislativo realiza a Live  “A contribuição da Câmara Municipal na formulação de políticas de proteção ao idoso no município de Porto Alegre.” Produto de uma pesquisa do servidor Jorge Barcellos, a Live apresenta o histórico do movimento dos aposentados e a relação do parlamento com as políticas do idoso. Barcellos pesquisou as proposições, sua natureza e cronologia entre os anos de 1990 e 2018, revelando a participação dos partidos e vereadores na sua elaboração. Analisando não apenas projetos de lei mas Requerimentos, Indicações e Pedidos de Informação, revela como o tema do idoso emerge na agenda legislativa “A metodologia é inspirada em meu estudo de doutorado Educação e Poder Legislativo e é muito simples, pois realizo a tabulação dos dados disponíveis no portal da câmara e os organizo. A interpretação é o cidadão que dá”, diz Barcellos. O servidor defende a importância do legislativo neste campo, tendo encontrado cerca de 201 proposições no período. Além disso, Barcellos encontrou 3 temas preferenciais de agenda de políticas públicas e cerca de 12 subtemas  que revelam, segundo o servidor,  uma diversificação notável, comprovando o esforço dos legisladores em beneficiar esta faixa etária.

O motivo da iniciativa é que Barcellos entende que a Escola do Legislativo deve desenvolver sua ação educativa junto com a comunidade de forma ativa, e para isso, informações e pesquisa sobre a produção legislativa importam. Frente ao desencanto com a instituição, Barcellos pretende mostrar a importância do parlamento pelo levantamento de quantitativo de suas  proposições em diversos campos sociais, dentro da ideia de somente mostrando a sociedade o trabalho dos vereadores em vários campos com  suas proposições que o cidadão valorizará o seu parlamento, dentro do projeto intitulado “O Legislativo em defesa da Cidade”.  Para isso organizou 3 lives mensais que iniciam em setembro onde pretende abordar temas de políticas públicas produtos de suas pesquisas: a primeira no próximo dia 1/9, dedicada ao idoso; a segunda, no próximo dia 3/10, dedicada ao tema da segurança e a terceira, no dia 3/11 dedicada as políticas de educação “A pesquisa sobre políticas públicas do poder legislativo de Porto Alegre não é tão comum como parece e tenho procurado a universidade para estimular a pesquisa. Não existe escola sem o tripé pesquisa-ensino-extensão. Esta é outra forma de atrair o público para a ação educativa da Escola, e quem sabe, no futuro, criar dentro dela um Núcleo de Estudos e Pesquisas”, defende Barcellos.

Clique para acessar a live.