Escola do Legislativo é tema do Jornal da Câmara

No último dia 29 de agosto, a Escola do Legislativo Julieta Battistioli foi tema do programa Jornal da Câmara, produzido pela TV Câmara de Porto Alegre. O programa, transmitido pelo Canal do YouTube, teve como objetivo divulgar as ações da Escola do segundo semestre em que está retomando suas atividades presenciais, bem como a elaboração da programação para o 15º aniversário de sua fundação.

A entrevista foi conduzida pelo jornalista Mateus Venâncio e o entrevistado foi o servidor Jorge Barcellos, coordenador de cursos da ELJB. O servidor retomou a importância da função educativa e historiadora do parlamento, enfatizando o papel que a Seção de Memorial e a Escola do Legislativo desempenham no campo educativo. Salientando os projetos de ambos setores, Barcellos aponta a importância do Legislativo em fazer um esforço para a retomada da sua relação com o público escolar, que se tornou ausente devido a pandemia do coronavírus.

Para o servidor, somente com novos projetos e ações é possível atrair o público escolar para as dependências do legislativo e listou os projetos permanentes atuais como Plenária do Estudante, Visita Orientada e Exposições Itinerantes, sob responsabilidade da Seção de Memorial, e os projetos da Grêmio em Forma, Câmara vai à Escola, Aula na Câmara e Universidade Aberta, mantidos pela ELJB. Barcellos salientou que foram criados neste semestre dois novos serviços da Escola: o primeiro é a palestra “A carreira política como projeto de vida”, a ser oferecida aos professores ministrantes da disciplina Projeto de Vida, recente acréscimo dos currículos oriundo pela reforma do ensino médio; o projeto Clube do Livro, com leitura de livros sobre política, e o projeto “As disciplinas e a política”, que visa atrair professores das demais disciplinas de ensino para visitas na Câmara Municipal. “Este cardápio deseja mostrar que a Câmara Municipal é uma instituição amiga do cidadão e espaço educativo”, salienta Barcellos.

Acesse o link da entrevista aqui

Equipe de Imprensa

Coordenação: Orlando Moraes