PTE é apresentado aos servidores da CMPA

Reunião contou com presença de servidores.

No dia de hoje, a equipe do Programa de Trabalho Educativo (PTE/Ceade) apresentou aos servidores da CMPA o projeto de estágio de alunos especiais da rede em andamento no legislativo. A professora Cristiane Chagas explanou sobre o espectro da deficiência e as possibilidades de trabalho destes estudantes.

Acompanhado dos depoimentos das demais professoras integrantes do projeto,  foram descritas as características do espectro autista e de pessoas surdas. Contando com depoimentos  de servidores da CMPA que já apoiam o projeto, como a servidora Juliana que atendeu estagiários surdos, foram compartilhados os retornos positivos para a organização e servidores no campo emocional.

Para a professora Mari, os estagiários “desempenham com competência as tarefas a eles atribuídas”. A professora Cristiane também falou das demais deficiências e a legislação de apoio a politica de inclusão , como o decreto 14.109/2003 e o Termo de Cooperação Técnica com a CMPA.

Foi apresentada, também, a cronologia do projeto, iniciado em 1994 e as escolas criadas. A pesquisadora informou os dados projeto, chegando a cerca de 200 alunos. Jorge Barcellos, da Escola do Legislativo, que conta hoje com três estagiários do programa diz: “se não conseguimos, como servidor, cuidar também destes alunos, é porque já perdemos a humanidade de servidor público há muito tempo”.