Escola do Legislativo participa de evento no ILEA-UFRGS

Da esquerda para a direita: Mário Lahorgue, Vanessa Marx e Jorge Barcellos. Foto: Fabiane Santos

A Escola do Legislativo Julieta Battistioli participou nesta quinta-feira, 08, do segundo encontro do Ciclo de Conferências 250 anos de Porto Alegre, promovido pelo Instituto Latino Americano de Estudos Avançados – ILEA/UFRGS. O tema debatido na mesa foi “As cidades na Metrópole” e contou com a presença de Jorge Barcellos, Coordenador de Cursos da Escola e Doutor em Educação pela UFRGS, Vanessa Marx, Professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e do Departamento de Sociologia da UFRGS e pesquisadora do Observatório das Metrópoles, núcleo Porto Alegre, e Mário Lahorgue, professor Associado no Departamento de Geografia da UFRGS e pesquisador do Observatório das Metrópoles, núcleo Porto Alegre.

A mesa foi aberta com a fala de Jorge Barcellos: “a ideia é tentar entender essa porto alegre, como ela se moldou, como ela se conectou com as demais regiões”. O curso do encontro seguiu pela apresentação da discussão do Plano Diretor da cidade, a partir de pontos técnicos, políticos e sociais, além do Estatuto da Cidade, forças políticas e participação da comunidade na construção e alteração do próprio Plano, a ser feita no ano de 2023. Em fala sobre a gestão democrática da capital gaúcha, Vanessa ressaltou: “o plano diretor é um espaço de disputa em torno da representação de um espaço urbano. Falar da gestão democrática é falar de uma cidade para todos”.

O encontro, que foi transmitido pelo YouTube e Instagram do ILEA/UFRGS, abriu espaço para debate de questões identitárias, sociais, raciais e ambientais por parte do público online e presencial. O vídeo do encontro será divulgado em breve.