Maratona visita colégios Mesquita e Paula Soares

Professor Ralf Schibelbein agenda serviços educativos do Legislativo para a Rede Marista e para a Escola Técnica Mesquita.
Supervisora de Ensino, Rosane Turco, irá divulgar a ação educativa do legislativo para os professores do Colégio Paula Soares

No dia de hoje, a Escola do Legislativo Julieta Battistioli iniciou sua programação de aniversário. Criada em 13 de setembro de 2007, a ELJB completa 15 anos nesta semana. Para comemorar a data, foi organizado um cronograma de visitas à escolas e instituições, com o objetivo de divulgar a ação educativa da Câmara Municipal de Porto Alegre.  O projeto intitulado “Maratona da Escola”  irá disseminar os serviços educativos realizados pela Escola do Legislativo e pela Seção de Memorial, compostos  pelos seguintes projetos: Plenária do Estudante, Exposições Itinerantes, Visita Orientada, Câmara vai à Escola, Universidade Aberta, Grêmio em Forma, Olimpíada de Ciência Política e Rota Política. “É o mais completo e abrangente projeto educativo de uma câmara municipal oferecido gratuitamente à comunidade e poucas escolas o conhecem”, afirma o servidor Jorge Barcellos, responsável pelo projeto Maratona da Escola.

Barcellos visitou duas escolas para detalhar o funcionamento dos projetos específicos da ação educativa. Na primeira, a Escola Técnica Mesquita, localizada na Avenida Estrada do Forte, 75, bairro Cristo Redentor, foi recebido pelo professor de história Ralph Schibelbein, que atende também escolas da Rede Marista de educação. O profissional mostrou-se muito interessado nos projetos e, de imediato, solicitou 2 serviços. O primeiro, da Seção de Memorial, intitulado Plenária do Estudante, e, o segundo, da Escola do Legislativo, a palestra ” A politica como projeto de vida”, do projeto Universidade Aberta. “Como professor de história, fui indicado para ministrar a disciplina de Projeto de Vida, recém incluída no currículo com  a reforma do ensino médio e a palestra é de grande importância para a área”, diz Schibelbein.

A segunda escola visitada pelo servidor foi o Colégio Estadual Paula Soares, localizada na Rua General Auto, 68, bairro Centro Histórico. Ali, foi recebido pela Supervisora de Ensino Rosane Turco. A supervisora afirmou que tais projetos educativos são muito importantes para a escola: “Faremos uma reunião com os professores da área para mostrar as propostas. Tenho certeza que se interessarão”, disse.  Para Barcellos, divulgar a ação educativa é uma estratégia de trabalho importante para a Escola do Legislativo neste segundo semestre, visando retomar o contato com a comunidade, visto a redução da pandemia:  “É um processo de duas vias, já que as instituições de ensino também estão retomando sua normalidade. O aniversário da Escola deve visar a aproximação com seu público. É isso que estamos fazendo, o nosso “tema de casa”, retomando a divulgação da ação educativa da Casa e, nesse sentido, a maratona é uma atividade de divulgação fundamental”, finaliza o servidor.

Maratona da Escola:

O que é:  visita a escolas e instituições de ensino com vistas a divulgação da ação educativa da Câmara Municipal de Porto Alegre

Onde: escolas e órgãos de ensino da capital

Quando: de 13 a 16 de setembro

Realização: Escola do Legislativo

Confira as próximas atividades da Escola

14/09 – 14h – Visita ao Sindicato dos Professores das Escolas Particulares (Av. João Pessoa, 919) → informações aqui.

15/09 – 14h – Visita à Escola Técnica Parobé. (Av. Loureiro da Silva, 945)

16/06 – 16h30 – Visita à SMED (Rua dos Andradas, 680)

AÇÃO EDUCATIVA DA ESCOLA DO LEGISLATIVO

Veja informações aqui