Escola do Legislativo e ILEA encerram ciclo de palestras com debate sobre fotografia e história política local

A Escola do Legislativo Julieta Battistioli, em parceria com o Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados (ILEA) e o Núcleo de Porto Alegre, debate na quarta-feira, 19, às 14h, no Auditório do ILEA, a Fotografia na Reconstrução da História Política Local. Elson Sempé Pedroso, fotógrafo da Casa, é o convidado para encerrar o Ciclo de Conferências em comemoração aos 250 anos de Porto Alegre.

Foto: Cristina Beck/CMPA

“Porto Alegre pelo olhar dos fotógrafos” é a última exposição sobre o aniversário da capital e apresenta a arquitetura e o dia a dia dos porto-alegrenses do século XIX e XX, pelas lentes de fotógrafos renomados da época e ficará exposta na Galera do ILEA durante duas semanas.

Elson iniciou a conversa falando do desafio de falar de fotografia como reconstrução da história política local. O fotógrafo também passou pela história da fotografia e do fotojornalismo, detalhando a origem e os processos químicos envolvidos na prática fotográfica. Além disso, Elson também falou das problemáticas da fotografia em ambientes institucionais como a Câmara Municipal. “Buscamos sempre construir uma narrativa que ofereça esta ampla visão das coisas, nos afastando das nossas vontades e nossos desejos”, explica Elson, afirmando a necessidade de representar a cidade como um todo. Porém, ressaltou que a fotografia nunca é um retrato fiel da realidade, porque é feita de escolhas do operador da máquina fotográfica.

Por fim, o fotógrafo da Casa trouxe uma exposição de sua autoria para mostrar ao público como a história política pode ser reconstruída através da subjetividade. As fotos tiradas no Plenário Otávio Rocha, em preto e branco, sem identificar os parlamentares, apresentam situações cotidianas no parlamento, destacando gestos, movimentos e tensões das negociações políticas.