Escola do Legislativo publica certificados do I Encontro de Câmaras

A Escola do Legislativo Julieta Battistioli disponibilizou, nesta terça-feira (13), os certificados de participação do I Encontro de Câmaras, realizado nos dias 9 e 10 de novembro, na Câmara Municipal de Porto Alegre.

Os certificados foram organizados nas categorias de palestrantes, participantes internos (Câmara Municipal de Porto Alegre) e participantes externos (outros órgãos públicos) e estão disponíveis no drive da Escola do Legislativo Julieta Battistioli.

Clique para acessar os certificados.

Participação da Câmara Municipal de Porto Alegre na 39ª Feira do Livro é confirmada

A Mesa Diretora aprovou, no dia 31 de maio de 2023, a participação da Câmara Municipal de Porto Alegre na 39ª Feira do Livro. As atividades acontecem do dia 27 de outubro a 15 de novembro.

Um dos diferenciais deste ano é a participação de servidores da Câmara e de vereadores no lançamento de obras sobre o Legislativo de Porto Alegre em razão da comemoração aos 250 anos da Casa. Uma sessão de autógrafos com os parlamentares faz parte da programação.

Os lançamentos para este ano são:  A Câmara na Cidade, publicação em parceria com a UFRGS e Eleições em Porto Alegre, pela Escola do Legislativo Julieta Battistioli, e o Catálogo de Legislaturas, organizado pelo Memorial da Casa.

 

Lúcio Almeida recebe troféu Deputado Carlos Santos nesta quarta-feira, 16

O diretor da Escola do Legislativo, Lúcio Almeida, recebeu o troféu Deputado Carlos Santos no Salão Júlio de Castilhos, nesta quarta-feira, 16, em sessão solene na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O prêmio destaca personalidades que atuam em prol da comunidade negra e faz parte do Dia Estadual da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, dia e mês da morte de Zumbi dos Palmares em 1695. Além do diretor, foram homenageados Celso Procópio, Luiz Cleci Floes da Conceição, Luiz Felipe de Oliveira Teixeira e Ubirajara Toledo.

Troféu Deputado Carlos Santos 2022

Foi instituído pela Resolução 3.045/2009, a mesma que instituiu a Semana Estadual da Consciência Negra da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O deputado Carlos Santos, que presidia a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul quando foi inaugurado o Palácio Farroupilha, em 1967, foi um dos parlamentares mais atuantes em defesa da comunidade negra no Parlamento gaúcho.

 

Curso de Libras retoma aulas nesta quarta-feira, 26/10

O Curso de Libras promovido pela Escola do Legislativo retomou as aulas nesta quarta-feira, 26 de outubro, na sala de aula da Escola. Devido às semanas de suspensão de aulas, a programação será alterada. Confira a programação atualizada:

→ 2 de novembro: feriado

→ 9 de novembro: aula 6

→ 16 de novembro: aula 7

→ 23 de novembro: aula 8

→ 30 de novembro: aula 9

→ 7 de dezembro: aula 10

Escola do Legislativo e ILEA encerram ciclo de palestras com debate sobre fotografia e história política local

A Escola do Legislativo Julieta Battistioli, em parceria com o Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados (ILEA) e o Núcleo de Porto Alegre, debate na quarta-feira, 19, às 14h, no Auditório do ILEA, a Fotografia na Reconstrução da História Política Local. Elson Sempé Pedroso, fotógrafo da Casa, é o convidado para encerrar o Ciclo de Conferências em comemoração aos 250 anos de Porto Alegre. 

Foto: Cristina Beck/CMPA

“Porto Alegre pelo olhar dos fotógrafos” é a última exposição sobre o aniversário da capital e apresenta a arquitetura e o dia a dia dos porto-alegrenses do século XIX e XX, pelas lentes de fotógrafos renomados da época e ficará exposta na Galera do ILEA durante duas semanas.

Elson iniciou a conversa falando do desafio de falar de fotografia como reconstrução da história política local. O fotógrafo também passou pela história da fotografia e do fotojornalismo, detalhando a origem e os processos químicos envolvidos na prática fotográfica. Além disso, Elson também falou das problemáticas da fotografia em ambientes institucionais como a Câmara Municipal. “Buscamos sempre construir uma narrativa que ofereça esta ampla visão das coisas, nos afastando das nossas vontades e nossos desejos”, explica Elson, afirmando a necessidade de representar a cidade como um todo. Porém, ressaltou que a fotografia nunca é um retrato fiel da realidade, porque é feita de escolhas do operador da máquina fotográfica.

Por fim, o fotógrafo da Casa trouxe uma exposição de sua autoria para mostrar ao público como a história política pode ser reconstruída através da subjetividade. As fotos tiradas no Plenário Otávio Rocha, em preto e branco, sem identificar os parlamentares, apresentam situações cotidianas no parlamento, destacando gestos, movimentos e tensões das negociações políticas.

Escola e ILEA discutem movimento social no Morro Santa Teresa

Participaram professores da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) e servidores da UFRGS.

A Escola do Legislativo Julieta Battistioli, em parceria com o Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados e o Núcleo de Porto Alegre do Observatório De Metrópoles, discute nesta quinta-feira (06/10), a história e movimento social no Morro Santa Teresa no Auditório do ILEA. 

Barcellos e Fedozzi discutiram a luta social no Morro Santa Teresa.

Luciano Fedozzi, professor de Sociologia da UFRGS e Jorge Barcellos, historiador e coordenador de cursos da Escola, ministraram a penúltima palestra do ciclo de conferências em comemoração aos 250 anos de Porto Alegre. A ocupação dos postos da saúde pela comunidade, na rua Cruzeiro, nos anos 1980, é um dos acontecimentos históricos destacados por Fedozzi. A reivindicação por melhores condições de saúde marca esta ocupação.

Depois, Barcellos falou do projeto complementar que institui áreas de usos especiais no Morro Santa Teresa e contou a história do movimento social do Morro, suas reivindicações, passeatas e exigências frente ao poder público. A relação com o parlamento e o compartilhamento da agenda social são aspectos determinantes para o sucesso do movimento social no combate às disputas imobiliárias e ao crescimento desordenado. Uma exposição de mesmo nome acompanha a palestra e ficará disponível na Galeria do ILEA durante duas semanas.

 

 

Escola do Legislativo discute teoria crítica de raça

A Escola do Legislativo Julieta Battistioli realiza nesta segunda-feira, 26/09, o primeiro encontro do grupo de estudos sobre Teoria Crítica da Raça. 

A iniciativa busca discutir sobre o racismo por meio da obra Teoria Crítica de Raça: Uma Introdução, de Richard Delgado e Jean Stefancic. Os capítulos do livro serão analisados durante dez encontros que estão previstos para ocorrerem semanalmente. Compareceram servidores da Casa e de outros órgãos públicos. 

O grupo de estudos é uma parceria da Escola com o Núcleo de Pesquisa Antirracista e a Faculdade de Direito da UFRGS. A coordenação é de Lúcio Almeida, diretor da Escola e professor na Faculdade de Direito da UFRGS, Rowana Camargo, Mestra em Ciências Humanas, e Sonilde Lazzarin, também professora na Faculdade de Direito da UFRGS. No primeiro encontro, Rowana apresentou a obra para os participantes e falou das características da teoria crítica da raça. A abrangência de outras áreas de estudo e o seu caráter propositivo fundamentam a teoria.

Foto: Fabiane Santos

Ao se apresentarem, os participantes trouxeram, também, suas visões pessoais acerca de vivências como pessoas racializadas, bem como as influências percebidas em movimentos políticos, sociais e culturais. Além disso, houve uma breve abordagem à questão de gênero e raça.

Os encontros acontecem todas às segundas-feiras, na sala de aula da Escola, das 13h às 15h. Confira a programação do grupo de estudos:

26/09 → Primeiro encontro: apresentação da obra aos participantes.

03/10 → Capítulo I – Introdução (p. 27-40)

10/10 → Capítulo II – Temas característicos da Teoria Crítica da Raça (p. 43-62)

17/10 → Capítulo III – Storytelling jurídico e análise narrativa (p. 65-75)

24/10 → Capítulo IV – Olhando para dentro (p. 77-90)

31/10 → Capítulo V – O poder e a forma do conhecimento (p. 93-111) 

07/11 → Capítulo VI – Crítias e respostas aos críticos (p. 113-120)

21/11 → Capítulo VII – A Teoria Crítica da Raça hoje (p. 123-153)

28/11→ Capítulo VIII – Conclusão (p. 155-164)

05/12 → Discussão final e confraternização

 

Escola do Legislativo e ILEA discutem territórios negros em Porto Alegre

A Escola do Legislativo Julieta Battistioli participou nesta quinta-feira, 22/09, no auditório do Instituto Latino Americano de Estudos Avançados (ILEA), do ciclo de palestras em comemoração aos 250 anos de Porto Alegre. A formação do Núcleo de Pesquisa Antirracismo da Faculdade de Direito da UFRGS foi o assunto principal do terceiro encontro do ciclo de conferências.

Lúcio Almeida, diretor da Escola, professor de Direito na UFRGS e coordenador do Núcleo de Pesquisa Antirracista da Faculdade de Direito; Claudia Luisa Zeferino Pires, professora de Geografia e Iosvaldyr Carvalho Bittencourt Jr, professor de Antropologia, foram os convidados para a mesa. Além disso, os territórios negros em Porto Alegre e educação em comunidades remanescentes de quilombos foram discutidas.

Lúcio Almeida contou a história de criação do Núcleo de Pesquisa Antirracista da Faculdade de Direito da UFRGS. Foto: Fabiane Santos

O professor Iosvaldyr falou sobre a territorialidade, identidade e cidadania do negro no Brasil. A periferização das comunidades negras e suas implicações no uso dos espaços urbanos, mais comuns à burguesia. A forma como os negros se apropriaram culturalmente destes espaços ao longo dos anos também foi trazida pelo professor. A professora Cláudia falou sobre o projeto do Núcleo de Estudos Geografia e Ambiente (NEGA) sobre a geografia dos territórios quilombolas através do trabalho Atlas da Presença Quilombola em Porto Alegre. Abordou também a relevância da capital gaúcha para as comunidades quilombolas, tendo o primeiro território quilombola reconhecido e titulado no país, a Terra Quilombola Família Silva. Também abordou os valores civilizatórios afro-brasileiros que estão vinculados aos territórios quilombolas.

O diretor da Escola e coordenador do Núcleo de Pesquisa Antirracista , Lúcio Almeida, falou sobre a importância do projeto do Núcleo de Pesquisa Antirracismo da Faculdade de Direito para dar impulso às discussões sobre o racismo no Brasil. Para ele, o racismo precisa ser debatido e estudado dentro das universidades, visando sempre a produção de pesquisas científicas. A palestra acompanha a exposição de mesmo nome, que ficará exposta na Galeria do ILEA durante duas semanas.

 

Maratona da Escola visita Parobé e SEDUC

Da esquerda para a direita: José Roberto, Thomas, Luciara, Stephan, Liliane, Tania e Jorge.

Nesta quinta-feira (15/09), a Escola do Legislativo dentro do seu projeto Maratona da Escola, atividade de comemoração pela passagem dos 15 anos de criação da Escola do Legislativo, visitou a Escola Técnica Estadual Parobé e a Secretaria de Educação do Governo do Estado.
O objetivo é a divulgação dos serviços educacionais da Câmara Municipal para escolas e órgãos de ensino. A primeira instituição visitada foi a Escola Técnica Parobé, onde foi recebido pelas professoras Luciara Goularte, supervisora do turno da tarde, Liliane Franca, professora da disciplina de Filosofia, Tânia Schneider, professora da disciplina de Sociologia e Mundo do Trabalho, Stephan Vargas, professor da disciplina de história, José Roberto, Professora da Disciplina de Cultura Digital e Thomas Feister, professor da disciplina de Geografia. Eles ouviram uma explanação sobre os serviços educativo da Câmara Municipal oferecidos às escolas pela Escola do Legislativo e Seção de Memorial: Plenária do Estudante, Visita Orientada, Exposições Itinerantes, Aula na Câmara, Câmara vai à Escola, Universidade Aberta, Olimpíada de Ciência Política e Rota Política.

Os professores destacaram a importância dos serviços para o ensino médio e dispuseram-se a agenda-los dentre suas atividades. As professoras Tânia Schneider e Liliane Franca recordaram-se de que, antes da pandemia, as atividades educativas do legislativo eram agendadas pela Escola Parobé, destacando o trabalho da professora Cláudia Poli nesse processo, que resultou à época não apenas em visitas, mas também em publicações dos alunos. O professor Stephan Vargas ressaltou a importância de agendamento de atividades para este final de ano, já que a escola está em breve iniciando seu quarto bimestre, bem como o fato de agora, já podem planejar atividades para serem realizadas em 2023. Os professores Thomas Feister e José Roberto reafirmaram a relevância de projetos como esse para a atual geração de alunos. O motivo é o seu afastamento da política, as visões sem embasamento que alimentam a política devido à desinformação e que as visitas organizadas pela ação educativa colaboram no combate a essa visão. As professoras Tânia Schneider e Liliane Franca afirmaram que irão organizar ainda neste semestre uma visita à Câmara, já que o tema da importância da política é comum as duas áreas. O servidor Jorge Barcellos, responsável pela apresentação, anotou um pedido: de que tais serviços sejam realizados no turno da noite, o de menor oferta de atividades extraescolares. Barcellos se comprometeu a solicitar à Direção da Casa autorização para prestação de serviços nesse horário, que depende, de alteração de registros no ponto eletrônico, recentemente retomado pela instituição.

Jorge Barcellos e Adriana Rodrigues discutiram a aproximação da Escola do Legislativo das escolas estaduais.

Após, Barcellos visitou a Secretaria de Educação do Governo do Estado onde foi recebido no gabinete do secretário pela servidora Adriana Rodrigues, que ouviu a explanação do servidor sobre os serviços educativos da Câmara Municipal, “Esses serviços são muito importantes e temos interesse”, afirmou. Barcellos está visitando, na semana de aniversário da Escola, as escolas da região central, tendo tido ótima recepção. Rodrigues, entretanto, considera que devido a importância do projeto, que não apenas as escolas da região central sejam informadas, como tem feito o projeto Maratona da Escola, mas todas as escolas estaduais de Porto Alegre. Para isso ficou acertado que o Gabinete da Secretaria Estadual de Educação fará a comunicação entre a Escola do Legislativo e a primeira Coordenadoria de Educação da Capital, responsável pela administração das escolas de Porto Alegre .

Escola do Legislativo exibe documentário sobre a história de ex-vereador

O documentário conta com a participação de Luiz Afonso, diretor legislativo da Casa.

A Escola do Legislativo exibiu nesta segunda-feira (05/09), às 15h, na sala de aula da Escola, o documentário Marcos Klassmann: a trajetória de uma geração. A exibição inaugura a primeira edição do projeto Cinema na Câmara. A iniciativa quer aproximar a comunidade escolar da política por meio de documentários.

O primeiro documentário da série narra a trajetória de Marcos Klassmann, ex-vereador da Câmara Municipal de Porto Alegre. Klassmann foi eleito pelo partido MDB com a quarta maior votação do ano de 1976, com 12.118 votos e denunciou a repressão da ditadura militar durante sua campanha e mandato.

A sessão também integra a programação de comemoração do aniversário da Câmara Municipal de Porto Alegre, que completa 249 anos no dia 6 de setembro.