NEPIE/UFRGS E ESCOLA DO LEGISLATIVO DISCUTEM INCLUSÃO NO ESPAÇO DO LEGISLATIVO

Equipe do NEPIE/UFRGS.

Na manhã desta quinta-feira, o Coordenador de Cursos da Escola do Legislativo Julieta Battistioli Jorge Barcellos reuniu-se com a Coordenadora do Núcleo de Estudos em Políticas de Inclusão Escolar NEPIE/UFRGS, a Profa. Cláudia Rodrigues de Freitas.  O objetivo foi dar continuidade as atividades da ELJB no campo das políticas da inclusão no interior da Câmara MunicIpial. Barcellos relatou os avanços das políticas de inclusão do parlamento, como o aumento do número de estagiários do Programa de Trabalho Educativo da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, bem como atividades realizadas em parceria com aquele programa, como a palestra realizada pela Dra. Rosa Harzheim sobre sexualidade na adolescência (informações aqui) . Cláudia Freitas relatou as origens do NIEPIE, as experiências de produção de produtos de acessibilidade a partir da experiência internacional.

Após o debate, ficou acertado que a ELJB entrará em contato com a FADERS para tratar da fundamentação legal para a futura elaboração de um projeto de acessibilidade a ser apresentado à Mesa Diretora da Câmara Municipal por ocasião das comemorações dos 250 anos da Casa. Além disso, ficou combinada uma visita de integrantes do Núcleo de Estudos em Políticas de Inclusão Escolar da UFRGS para elaboração de sugestões relativas ao espaço da câmara para ampliar a política de inclusão da Casa. “Há uma lei nacional defendendo a política de inclusão, e a partir de coisas simples, como adequações nas páginas na internet dos diversos órgãos, já é possível faze-los”, afirmou Cláudia Freitas. Para Jorge Barcellos, “a Câmara já realiza políticas de inclusão de longa data. A pandemia interrompeu esta política, que a ELJB quer modestamente resgatar”.

Sobre o NEPIE:

O Núcleo de Estudos em Políticas de Inclusão escolar (NEPIE) tem suas origens associadas ao ano de 1998 e ao contexto do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS, na Linha de Pesquisa “Educação especial e processos inclusivos”. Trata-se de um Grupo de Pesquisa composto por docentes, pesquisadores, estudantes de cursos de Graduação e de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) com foco na área da Educação Especial. Nosso ponto de partida é a aposta na educabilidade de todas as pessoas e no investimento em processos educacionais que assegurem a escolarização por meio da valorização dos espaços comuns de ensino, garantindo os apoios educacionais especializados, quando necessário. Nossos principais investimentos tem sido aqueles ligados aos processos de formação de profissionais da Educação e à pesquisa envolvendo as políticas de inclusão escolar. Para a realização dessas metas, temos recorrido a parcerias teóricas que nos auxiliam na busca de compreender os fenômenos educativos como complexos, imprevisíveis e constituídos historicamente. Além da análise das políticas associadas aos sistemas públicos brasileiros, realizada em parceria com outras universidades, procuramos conhecer outros contextos com base em interações que contemplam instituições de países como a Itália, o México e Moçambique. Em termos de temáticas de abrangência, em sintonia com os estudos acerca das políticas educacionais, nosso trabalho tem se dirigido às temáticas: inclusão escolar; atendimento educacional especializado; formação de professores; práticas pedagógicas e configurações do currículo; medicalização da infância e da vida; escolarização e trajetórias de pessoas com deficiência mental/intelectual, com autismo, com cegueira e com surdez.

Sobre Cláudia Rodrigues de Freitas

Pedagoga, Mestre em Educação pela Unisinos (1998). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui Formação em Psicopedagogia pela Escuela Psicopedagógica de Buenos Aires EPsiBA – Formación En Psicopedagogia Clínica. Realizou Pós-Doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul na área de Inclusão Escolar (2013). Realizou Pós-doutorado na Università degli Studi di Cagliari – It (2019). É Professora na Faculdade de Educação da UFRGS e no PPGEdu/UFRGS onde Coordena a linha de Pesquisa no âmbito do Programa de Pós- Graduação: Educação Especial, Saúde e Processos Inclusivos. Coordena o Coordena Laboratório de Tecnologia Assistiva (FACED/UFRGS). Foi membro da Comissão de Pesquisa da Faculdade de Educação (3/12/2017 a 28/03/2019). É membro da Comissão de Pós-Graduação (COMPÓS) no PPGEDU-UFRGS. É professora no Programa de Pós Graduação Stricto Sensu – Mestrado Acadêmico Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições da UFERSA. As pesquisas e produções têm sido voltadas para área de Inclusão Escolar, Tecnologia Assistiva com uso de Comunicação alternativa no espaço escolar, e produções com interlocução entre Educação e Saúde Mental Coletiva. É líder do Núcleo de Estudos em Políticas de Inclusão Escolar NEPIE -UFRGS (Grupo de pesquisa CNPq dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6695606539613038). Pesquisa financiada e concluída pela Universal 2016-2020 CNPq. Pesquisa financiada pela FAPERGS 2019 – 2023