Escola do Legislativo e BIEV projetam documentário inédito sobre Porto Alegre

Homens trabalhando em Porto Alegre. Reproduzido do documentário Porto Alegre, 250 anos: memórias do trabalho.

No próximo dia 8 de dezembro, às 15h30, na Sala da Escola do Legislativo Julieta Battistioli (Sala 350), estreia o documentário “Porto Alegre, 250 anos: memórias do trabalho”. Com duração de 44 minutos, o documentário apresenta uma aventura nas memórias do trabalho dos seus habitantes através das transformações da paisagem urbana porto-alegrense ao longo do tempo. Para Jorge Barcellos, Coordenador de Cursos da Escola do Legislativo “a estreia  do documentário na Escola do Legislativo é um privilégio devido as imagens raras que o filme reúne. É a melhor forma de concluir a programação que a Casa destinou aos 250 anos de Porto Alegre.

Dirigido por Ana Luiza Carvalho da Rocha e Cornélia Eckert e com roteiro de Pedro da Rocha Paim, o  filme evoca as lembranças geracionais de lugares e de cenas, as reminiscência de gestos e percursos, as lembranças de comunidades e de pessoas e de práticas e fazeres cotidianos que configuram, de formas distintas, as memórias da construção da vida urbana local. As fotografias, pinturas, documentos audiovisuais, desenhos, sons tiveram como inspiração um acervo de pesquisas realizadas com os mais diferentes habitantes de Porto Alegre pela equipe do Banco de Imagens e Efeitos Visuais/Biev/UFRGS desde sua criação em 1997 (site https://www.ufrgs.br/biev/).

Sobre o documentário Porto Alegre, 250 anos: memórias do trabalho

Direção

Ana Luiza Carvalho da Rocha

Cornelia Eckert

Roteiro

Pedro da Rocha Paim

Animações

Felipe Rodrigues

Teça Produções Artísticas e Culturais

Sapiê Produtora Audiovisual

Banco de Imagens e Efeitos Visuais/BIEV

Programa de Pós Graduação em Antropologia Social

Laboratório de Antropologia Social/PPGAS/UFRGS

Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social/IFCH/UFRGS

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de  Nível Superior/CAPES

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/CNPq

Fundação de Amparo à Pesquisa no Rio Grande do Sul/FAPERGS

Sobre o BIEV

O BIEV está sediado no Laboratório de Antropologia Social, no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, RS, Brasil, com financiamento CAPES, CNPq, FAPERGS e UFRGS.