No próximo dia 8 de dezembro, às 15h30, na Sala da Escola do Legislativo Julieta Battistioli (Sala 350), estreia o documentário “Porto Alegre, 250 anos: memórias do trabalho”. Com duração de 44 minutos, o documentário apresenta uma aventura nas memórias do trabalho dos seus habitantes através das transformações da paisagem urbana porto-alegrense ao longo do tempo. Para Jorge Barcellos, Coordenador de Cursos da Escola do Legislativo “a estreia do documentário na Escola do Legislativo é um privilégio devido as imagens raras que o filme reúne. É a melhor forma de concluir a programação que a Casa destinou aos 250 anos de Porto Alegre.
Dirigido por Ana Luiza Carvalho da Rocha e Cornélia Eckert e com roteiro de Pedro da Rocha Paim, o filme evoca as lembranças geracionais de lugares e de cenas, as reminiscência de gestos e percursos, as lembranças de comunidades e de pessoas e de práticas e fazeres cotidianos que configuram, de formas distintas, as memórias da construção da vida urbana local. As fotografias, pinturas, documentos audiovisuais, desenhos, sons tiveram como inspiração um acervo de pesquisas realizadas com os mais diferentes habitantes de Porto Alegre pela equipe do Banco de Imagens e Efeitos Visuais/Biev/UFRGS desde sua criação em 1997 (site https://www.ufrgs.br/biev/).
Sobre o documentário Porto Alegre, 250 anos: memórias do trabalho
Direção
Ana Luiza Carvalho da Rocha
Cornelia Eckert
Roteiro
Pedro da Rocha Paim
Animações
Felipe Rodrigues
Parcerias
Teça Produções Artísticas e Culturais
Sapiê Produtora Audiovisual
Realização
Banco de Imagens e Efeitos Visuais/BIEV
Produção
Programa de Pós Graduação em Antropologia Social
Laboratório de Antropologia Social/PPGAS/UFRGS
Apoio
Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social/IFCH/UFRGS
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/CAPES
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/CNPq
Fundação de Amparo à Pesquisa no Rio Grande do Sul/FAPERGS
Sobre o BIEV
O BIEV está sediado no Laboratório de Antropologia Social, no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, RS, Brasil, com financiamento CAPES, CNPq, FAPERGS e UFRGS.