Como se proteger da variante BQ.1 no ambiente de trabalho – EVENTO CANCELADO

A Escola do Legislativo Julieta Battistioli realizará em nova data (a combinar), na Sala de Aula da Escola do Legislativo, o bate papo “Como se proteger da variante BQ.1 no ambiente de trabalho” com a Doutora Rosa Harzheim, do Ambulatório Médico da Casa.

A atividade tem como objetivo conscientizar os servidores   sobre a natureza da subvariante BQ.1 e suas formas de transmissão na Câmara Municipal . Desde o dia 16 de novembro, a  equipe de vigilância genômica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) da Secretaria da Saúde detectou oito novos casos da subvariante BQ.1 no Estado em Porto Alegre e Santa Maria gerando preocupação na capital, com casos novos detectados pela equipe do Hospital Moinhos de Vento.

Sublinhagem da variante ômicron, a BQ.1 tem mostrado elevada capacidade de transmissão comparada às outras sublinhagens do coronavírus circulando atualmente no Brasil e tem sido relacionada a novas ondas de casos de covid-19 em diversos países da Europa, China e América do Norte. Não há, no entanto, evidências de que possa causar uma doença mais severa.

O Comitê Científico de Apoio ao Enfrentamento a Pandemia Covid-19 já emitiu Nota Técnica com alerta e recomendações à população, o que também foi feito pelo Ambulatório Médico da Casa, que com a palestra, pretende reforçar o repertório de medidas de proteção dos servidores, como o reforço do uso de máscaras, da vacinação e a ampliação da testagem.

Diz o comunicado do Ambulatório da CMPA

“Diante do surgimento de novos casos de  covid-19 na CMPA, o Serviço de Ambulatório reforça a necessidade de:

–  atualizar o esquema vacinal da COVID-19 para as 4  doses  de acordo com o calendário vacinal;

–  usar máscaras PFF2 ou máscaras descartáveis bem ajustadas ao rosto em ambientes fechados ou com aglomerações de pessoas;

–  usar máscaras PFF2 ou máscaras descartáveis bem ajustadas ao rosto se apresentar sintomas respiratórios;

–  ventilar os ambientes de trabalho;

–  higienizar as mãos com frequência.

Se você apresentar qualquer um desses sintomas: dor de cabeça, nariz escorrendo(coriza), dor muscular, cansaço, febre, dor de garganta, use máscara ao sair de casa e contate o Serviço de Ambulatório (32204153 ou 998079037) para consulta, testagem ou orientações.”