Comemorações dos 250 anos do Legislativo terá homenagem a Sérgio da Costa Franco

A Escola do Legislativo Julieta Battistioli em parceria com  o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul realiza, no próximo dia 30 de março, às 17 horas, a Mesa Redonda “Vida e Obra de Sérgio da Costa Franco: aspectos de sua trajetória e produção intelectual”. A atividade, produto do convênio entre o IHGRGS e a CMPA, faz parte das comemorações dos 250 anos da Câmara Municipal de Porto Alegre e reúne diversas entidades de grande importância da capital,  como o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, a Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul, a Associação Riograndense de Imprensa  e o Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul.

Sérgio da Costa Franco fez carreira no Ministério Público e foi membro honorário do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, onde foi seu presidente. Cidadão de Porto Alegre pela Câmara Municipal, Franco foi notável pesquisador da história da capital. Autor de mais de vinte obras, seu Guia Histórico de Porto Alegre tornou-se uma obra de referência para estudiosos de Porto Alegre.

Iniciativa do Presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, Dr. Miguel Frederico do Espírito Santo, a homenagem reúne pesquisadores, amigos e admiradores da obra do ilustre porto-alegrense. Estarão presentes Dra. Maria Ignez Franco Santos – (MPRS), Dr. Blau Fabrício de Souza (IHGRGS), Dr. Eduardo Souza Soares (IHGRGS), Dr. Jorge Barcellos (Câmara Municipal de POA), Dr. João Batista de Melo Filho (ARI), Dr. Fernando Andrade Alves (AMPRS), Dr. Luciano Brasil – (MPRS), Dr. Paulo Natalício – (AMPRS) e Dra. Ananda Simões Fernandes (AHRS).

Para Jorge Barcellos, Coordenador de Cursos da Escola do Legislativo e participante da homenagem, preservar sua memória é fundamental para as comemorações dos 250 anos de aniversário da Câmara Municipal. ” Ninguém leu como ele as atas da câmara de Porto Alegre. Poucos se deram conta de que ele foi não apenas um historiador da cidade, mas um historiador da política. Seu clássico, Guia Histórico de Porto Alegre viu a importância da câmara municipal de Porto Alegre na construção da cidade do século XIX. Ele sempre se recorreu as atas da câmara, foi um visitante constante em nossos arquivos e graças  a ele, hoje podemos escrever em detalhes a historia do parlamento”.