Homenagem a Sérgio da Costa Franco

Créditos: AMP/RS

O coordenador de cursos da Escola do Legislativo Julieta Battistioli, Jorge Barcellos, participou nesta quinta, 30, do evento “Vida e Obra de Sérgio da Costa Franco: aspectos de sua trajetória e produção intelectual”.

O evento teve como objetivo homenagear Costa Franco, que recebeu o título de Cidadão de Porto Alegre pela Câmara Municipal da cidade, além de ter sido historiador, escritor e procurador de Justiça Jubilado, e faz parte da programação de 250 anos da Casa.

Costa Franco fez passagem na Câmara e muito contribuiu para a recuperação de sua história em seus escritos, e especialmente o Guia Histórico de Porto Alegre, obra que é baseada, entre outras fontes, na leitura das atas da Câmara feita pelo autor.  Barcellos, que conviveu com Franco e foi autor do Livro Agenda: Porto Alegre, 250 anos, também inspirado na obra de Franco afirma: “Ele não escreveu uma história da câmara, mas ele preparou o seu caminho, fazendo com que a história da câmara estivesse presente em seus escritos, atravessasse seu pensamento”.

Barcellos assinalou que está elaborando para as comemorações dos 250 anos da Câmara Municipal uma obra de fôlego. Inicialmente prevista para abarcar todo o período, Barcellos refez o objeto para valorizar as pesquisas de Franco. “Será uma obra que cumprirá dupla função: divulgar as mais lindas imagens históricas de Porto Alegre, dos grandes fotógrafos do império da capital, ao mesmo tempo em que passando por suas ruas e avenidas, mostra a atuação dos vereadores.”

O evento foi uma parceria entre o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRS) e a CMPA e também contou com a presença da Associação do Ministério Público do RS (AMP/RS), dentre outros.