Escola do Legislativo sob nova Direção

Lourdes Sprenger, presidenta da Escola do Legislativo Julieta Battistioli.
Aldacir Oliboni, vice-presidente da Escola do Legislativo Julieta Battistioli.

No próximo dia 4 de maio, às 16h30, no Salão Nobre Dilamar Machado da Presidência da Câmara Municipal de Porto Alegre, a Vereadora Lourdes Sprenger e o Vereador Aldacir Oliboni tomam posse respectivamente como Presidenta e Vice-Presidente da Escola do Legislativo Julieta Battistioli.

Lourdes Sprenger é uma mulher atuante, que participa da defesa dos animais de diversas maneiras, seja na parceria com ONGs, em reuniões com protetores independentes, recebendo demandas e fazendo vários encaminhamentos para o Executivo, para as áreas jurídica e policial sobre casos de maus-tratos, abandono, furtos e resgates de animais. Também promove ações da “Frente Parlamentar Porto Alegre Sem Maus Tratos aos Animais”, em contato com a população, repassa orientações sobre o bem-estar animal, e a campanha de microchipagem solidária, que busca a conscientização das pessoas para o controle e identificação de mascotes e responsabilização de tutores. Ainda lidera o abaixo-assinado para Moção de Apoio à PEC 134/2018, que tramita no Senado e prevê o aumento de pena para crimes de maus-tratos aos animais. Com a sua equipe de gabinete, tem vistoriado cachorródromos, parques e praças, procurando orientar para os cuidados com os pets e a Legislação municipal, ampliar os espaços públicos e gratuitos para o convívio entre pessoas e animais.

Aldacir Oliboni é um dos parlamentares que mais apresentou projetos e aprovou leis em Porto Alegre. Destacam-se a instituição dos Testes da Orelhinha, do Olhinho e do Coraçãozinho em recém-nascidos nos hospitais e maternidades que atendem SUS, a adoção do Programa Acolhimento em hospitais públicos, a proibição da prática do nepotismo e a adoção dos portais da transparência em toda a esfera municipal, a proibição de publicidade misógina em Porto Alegre, entre outros. Também atua pela valorização da atenção básica em saúde, em especial da Estratégia de Saúde da Família como política fundamental para a qualificação das ações de prevenção e acompanhamento das famílias.

Para Jorge Barcellos, Coordenador de Cursos da Escola do Legislativo, a posse da equipe diretora valoriza a Escola ” Este é um momento muito importante para a Escola. Ambos são atuantes em suas pautas, possui grande conhecimento da cidade, valorizam a educação. Estaremos com uma gestão mais voltada para o cuidado, sejam com homens ou animais, e isso é muito bom para os cursos e atividades da escola, pois imprimem novos objetivos ainda não explorados. ”  Para Lúcio Almeida, Diretor da Escola, é um momento notável de renovação “Estamos com uma grande demanda da Casa para os próximos anos, e a assunção de uma nova direção permite a Escola reforçar seu laço com a comunidade”.