A Campanha da Fraternidade deste ano tem como tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27). Nesta Campanha, a ser desenvolvida mais intensamente no período da Quaresma, a Igreja Católica buscará chamar a atenção dos cristãos para o tema das políticas públicas, ações e programas desenvolvidos pelo Estado para garantir e colocar em prática direitos que são previstos na Constituição Federal e em outras leis.
A Câmara Municipal de Porto Alegre, através da Escola do Legislativo, se une a Igreja do Brasil e realiza no próximo dia 16 de abril uma palestra que pretende estimular a participação dos cristãos na construção de políticas públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais da fraternidade. O Arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, falará sobre o ciclo e etapas de uma política pública e fará a distinção entre as políticas de governo e as políticas de Estado, bem como apresentará os canais de participação social, como os conselhos previstos na Constituição Federal de 1988. É uma atividade educacional ampla que pretende ajudar os cristãos e pessoas de boa vontade a vivenciarem a fraternidade em compromissos concretos, provocando, ao mesmo tempo, a renovação da vida da Igreja e a transformação da sociedade, a partir de temas específicos.
PROGRAMAÇÃO
Data: 16/04/2019
Horário: 14 horas
Local: Plenário Ana Terra da Câmara Municipal de Porto Alegre
Palestra: Fraternidade e Politicas Públicas
Palestrante: Dom Jaime Spengler
Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre
Debatedor: Vereador Professor Wanbert
Dom Jaime Spengler – Arcebispo Metropolitano
Jaime Spengler nasceu em 6 de setembro de 1960 em Gaspar (SC). Ingressou na Ordem dos Frades Menores em 20 de janeiro de 1982, pela admissão no Noviciado na cidade de Rodeio (SC). Cursou Filosofia no Instituto Filosófico São Boaventura, de Campo Largo (PR), e Teologia no Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis (RJ), concluindo-o no Instituto Teológico de Jerusalém em Israel. Foi ordenado sacerdote em 17 de novembro de 1990, na sua cidade natal.
Fez doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Antonianum, em Roma, e atuou dentro da Ordem dos Frades Menores em diversas missões e cidades do país até 2010, quando foi nomeado pelo Papa Bento XVI como bispo auxiliar. A ordenação episcopal, presidida por Dom Lorenzo Baldisseri, Núncio Apostólico no Brasil, ocorreu dia 5 de fevereiro de 2011, na Paróquia São Pedro Apóstolo, em Gaspar. Dom Jaime Spengler é arcebispo metropolitano de Porto Alegre desde 18 de setembro de 2013, quando foi nomeado pelo Papa Francisco, que concomitantemente recebeu o pedido de renúncia de Dom Dadeus Grings.