Arquivo da categoria: SEMINÁRIOS

Campanha da Fraternidade é tema de palestra

A Campanha da Fraternidade deste ano tem como tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27). Nesta Campanha, a ser desenvolvida mais intensamente no período da Quaresma, a Igreja Católica buscará chamar a atenção dos cristãos para o tema das políticas públicas, ações e programas desenvolvidos pelo Estado para garantir e colocar em prática direitos que são previstos na Constituição Federal e em outras leis.

A Câmara Municipal de Porto Alegre, através da Escola do Legislativo, se une a Igreja do Brasil e realiza no próximo dia 16 de abril uma palestra que pretende estimular a participação dos cristãos na construção de políticas públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais da fraternidade. O Arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, falará sobre o ciclo e etapas de uma política pública e fará a distinção entre as políticas de governo e as políticas de Estado, bem como apresentará os canais de participação social, como os conselhos previstos na Constituição Federal de 1988. É uma atividade educacional ampla que pretende ajudar os cristãos e pessoas de boa vontade a vivenciarem a fraternidade em compromissos concretos, provocando, ao mesmo tempo, a renovação da vida da Igreja e a transformação da sociedade, a partir de temas específicos.

PROGRAMAÇÃO
Data: 16/04/2019
Horário: 14 horas
Local: Plenário Ana Terra da Câmara Municipal de Porto Alegre
Palestra: Fraternidade e Politicas Públicas
Palestrante: Dom Jaime Spengler
Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre
Debatedor: Vereador Professor Wanbert

Dom Jaime Spengler – Arcebispo Metropolitano

Jaime Spengler nasceu em 6 de setembro de 1960 em Gaspar (SC). Ingressou na Ordem dos Frades Menores em 20 de janeiro de 1982, pela admissão no Noviciado na cidade de Rodeio (SC). Cursou Filosofia no Instituto Filosófico São Boaventura, de Campo Largo (PR), e Teologia no Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis (RJ), concluindo-o no Instituto Teológico de Jerusalém em Israel. Foi ordenado sacerdote em 17 de novembro de 1990, na sua cidade natal.

Fez doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Antonianum, em Roma, e atuou dentro da Ordem dos Frades Menores em diversas missões e cidades do país até 2010, quando foi nomeado pelo Papa Bento XVI como bispo auxiliar. A ordenação episcopal, presidida por Dom Lorenzo Baldisseri, Núncio Apostólico no Brasil, ocorreu dia 5 de fevereiro de 2011, na Paróquia São Pedro Apóstolo, em Gaspar. Dom Jaime Spengler é arcebispo metropolitano de Porto Alegre desde 18 de setembro de 2013, quando foi nomeado pelo Papa Francisco, que concomitantemente recebeu o pedido de renúncia de Dom Dadeus Grings.

 

Escola abre inscrições para participação em projetos educacionais

A Escola do Legislativo Julieta Battistioli está abrindo para o ano de 2019 as inscrições para seus projetos externos voltados às escolas da rede municipal de Porto Alegre. Os projetos são fixos no calendário da Escola, gratuitos, contemplam material confeccionado pela ELJB e comportam diversas modalidades sendo totalmente interativas e pautando inúmeros assuntos pertinentes ao âmbito da Câmara Municipal de Porto Alegre, cidadania, política e afins.

Ao todo estão sendo disponibilizados oito projetos, sendo quatro já consolidados desde o ano passado e quatro inaugurais:

– Universidade Aberta

Visa oferecer conteúdo de qualificação de alto nível, tratando de temas contemporâneos na política como modelos de gestão econômica pelo Mundo, fronteiras, etc.

– Olimpíada de Ciência Política

Propõe aos estudantes um estudo dinâmico e descontraído da história e política. São formadas equipes de três alunos e um professor da área de Humanidades, que competem entre si a partir do estudo de textos acadêmicos, mapas, documentos históricos e imagens fornecidas pela equipe da Escola.

– Câmara vai à Escola

Viabiliza o estudo da história do Brasil, Porto Alegre e da Câmara Municipal de Porto Alegre através de palestras realizadas por pesquisadores da Escola.

– Grêmio em Forma

Incentiva a formação de lideranças juvenis dentro da instituição de ensino, prospectando a formação de senso crítico e espírito de trabalho em equipe. A equipe da Escola se desloca até a instituição de ensino e assessora a criação de grêmios estudantis. O projeto é realizado em parceria com a ONG Eu sou a Paz do Estado do Rio de Janeiro, e está presente na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jean Piaget, no Bairro Rubem Berta em Porto Alegre.

– Legislação Antirracista, Diversidade Humana, Noções de Constitucionalidade e Rota Política

Projetos inaugurais de 2019, necessitam de contato prévio para envio de conteúdo.

*As inscrições podem ser realizadas através do telefone e e-mail da Escola, assim como a solicitação para envio do projeto completo.*

Telefone: (51) 3220.4374

Email: escola@camarapoa.rs.gov.br

Texto: Victor Leffa (estagiário de Jornalismo/ELJB)

Seminário internacional aborda a segurança pública na Capital

O seminário internacional “Um Pacto Brasileiro pela Segurança” trará à Câmara Municipal de Porto Alegre especialistas de diversas nacionalidades e modalidades relacionadas à segurança pública. O evento será realizado no dia 3 de agosto, das 9h às 18h, no Plenário Otávio Rocha.

Apoio: ASDEP, CEAS-BRASIL, FEIPOL-SUL, FAMURS, Escola de Direito PUCRS, SINDESP, Escola do Legislativo Dep. Romildo Bolzan, SINPOL-RS, Câmara Municipal de Gravataí, União dos Vereadores do Brasil, União dos Vereadores do Rio Grande do Sul, Prefeitura de Canoas, Câmara Municipal de Cachoeirinha, Prefeitura de Cachoeirinha, Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados.

 

Programação*:

9h – CERIMÔNIA DE ABERTURA

9h30min – Painel: TECNOLOGIA APLICADA À SEGURANÇA: DESAFIOS E SOLUÇÕES

Palestrantes:
Luc Borlon, Diretor de Projetos e Processo em Tecnologia de Informação e Soluções em Segurança/Bélgica;
João Henrique Martins, Coordenador do Observatório de Mercados Ilícitos da FIESP/SP.

Debatedores:
Delegado Emerson Wendt, Chefe da Polícia Civil/RS;
Coronel Mario Ikeda, Comandante Geral da Brigada Militar de Porto Alegre/RS.

14h – Painel: COMO COMBATER A CRIMINALIDADE: A TEORIA E A PRÁTICA

Palestrantes:
José Vicente Tavares, Professor e Coordenador do Grupo de Pesquisa Violência e Cidadania, UFRGS/RS;
Eugênio Paes Amorim, Promotor de Justiça do Ministério Público/RS;
Roque Soares Reckziegel, Coordenador-Adjunto da Comissão de Direitos Humanos Sobral Pinto da OAB/RS.

 

15h45min – COFFEE-BREAK

 

16h15min – Painel: DO JULGAMENTO, DA ACUSAÇÃO E DA DEFESA NO DIREITO BRASILEIRO

Palestrantes:
Cláudio Pacheco Prates Lamachia, Presidente Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil;
Alexandre Isbarrola, Superintendente da Polícia Federal/RS;
Leandro Paulsen, Prof. Dr. e Desembargador Federal TRF 4ª Região;
Bruno Amorin Carpes, Promotor de Justiça – MP/RS.

 

18h – Painel: O MODELO AMERICANO E O MODELO BRASILEIRO DE JUSTIÇA, VIOLÊNCIA E CRIMINALIDADE

Palestrantes:
Michael Parker, ex-comandante de Segurança da Polícia de Los Angeles, Consultor em Segurança da The Parker Group/EUA;
Marcelo Rocha Monteiro, Procurador do Ministério Público/RJ;
Nelson Jobim, Ex-Ministro do Supremo Tribunal Federal;
General Carlos Bolivar Goellner. Representando o Ministro de Estado e Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência do Brasil.

 

20h – ENCERRAMENTO DO EVENTO

*Obs: Programação sujeita a alterações.
Para mais informações, entre em contato:

Facebook: escoladolegislativocmpa

e-mail: escola@camarapoa.rs.gov.br

Telefone: (51) 3220.4374