Projeto Rota Política é retomado pela Escola do Legislativo

Trajeto pela Rua dos Andradas descreve as relações entre os espaços urbanos e a política da capital. Foto: FASE CASE POA 1

Um grupo de alunos, servidores e seguranças da Fundação de Atendimento Sócio-Comunitário FASE CASE POA 1 participou, na quinta-feira passada, 2 de junho, da primeira edição do projeto Rota Política do ano de 2022. Interrompido nos últimos dois anos devido a pandemia do coronavírus, a iniciativa oferece uma visita orientada pelo centro da capital e pelos caminhos da política e busca aproximar o Legislativo da comunidade. A caminhada foi coordenada pelo historiador Jorge Barcellos, chefe de cursos da Escola, que destacou os aspectos históricos e simbólicos da prática política da Prefeitura Velha, Esquina Democrática e Praça da Matriz.

Durante o passeio, que seguiu pela Rua dos Andradas, foram apresentados os bares frequentados pelos políticos da capital no início do século, o papel do Jornal A Federação, bem como os monumentos de personagens que influenciaram o cenário político. “É um passeio à história política de Porto Alegre que percorre arquitetura, monumentos, praças e espaços frequentados por políticos”, afirma Barcellos. A atividade é gratuita e pode ser agendada pelo email escola@camarapoa.rs.gov.br ou pelo telefone: 51 3220-4374.