ESCOLA DO LEGISLATIVO OFERECE A PALESTRA “A POLÍTICA COMO PROJETO DE VIDA”

A Escola do Legislativo Julieta Battistioli passa a oferecer às escolas estaduais dentro de seu serviço “Câmara vai à Escola”, a palestra “A política como projeto de vida”. A ampliação de atividades e serviços educacionais à comunidade é parte da estratégia de ação da ELJB para a retomada da normalidade de seu relacionamento com a comunidade escolar no segundo semestre de 2022. O  projeto será lançado no próximo dia 15/08, às 11h, na Sala de Aula da Escola do Legislativo. A palestra visa colaborar com o novo componente curricular Projeto de Vida recentemente introduzido com a  Reforma do Ensino Médio. A disciplina passou a ser atribuída aos professores da rede estadual de ensino que relataram ao coordenador de Cursos da Escola do Legislativo,  Jorge Barcellos, a necessidade de um apoio prático.  A ideia é fornecer aos jovens informações para compreender como as estruturas sociais da política possibilitam ou impedem os jovens de fazer escolhas e seguir certas trajetórias e como a carreira política pode ser um campo de atuação para a juventude e como se dá o seu acesso.  A partir do diálogo com cada professor encarregado da disciplina, a ideia  é oferecer palestras e outras atividades de ensino que poderão ser utilizadas como ponto de apoio aos professores desta disciplina, levando em consideração as condições da escola, da cultura escolar e temas sugeridos pelos próprios alunos.

Serviço:

PALESTRA: A POLÍTICA COMO PROJETO DE VIDA

Palestra integrante do serviço Câmara vai à Escola da ELJB

Quem pode solicitar: somente professores responsáveis pelo componente curricular Projeto de Vida

Carga horária necessária: 2 horas

Ementa: A palestra visa colaborar com os conteudos desenvolvidos pelos responsáveis pelo componente curricular Projeto de Vida,  dialogando com a Base Comum Curricular Nacional (BNCC), visando propiciar conhecimentos críticos sobre determinantes políticos que envolvem as trajetórias de vida, o papel das estruturas e as condições políticas dos indivíduos e grupos sociais na sociedade, bem como promover momentos de reflexão sobre a importância da carreira política como forma do jovem ultrapassar os limites de suas condições sociais, a partir de uma descrição do funcionamento dos partidos, das suas estruturas de acesso e condições de exercício da função política.

Objetivo  geral:

• Proporcionar condições para compreender como os fatores políticos influenciam as trajetórias individuais e os projetos de vida, dotando os alunos a consciência crítica que permita  alargar suas capacidades de escolhas frente a sociedade  considerando o campo político como espaço de enfrentamento e diálogo dos grupos  sociais.

• Compreender as relações entre nossas biografias e o campo político;
  • Identificar como a politica influencia nossas trajetórias e escolhas;
  • Reconhecer os aspectos políticos presentes na juventude;
  • Entender como as dinâmicas partidárias criam oportunidades de acesso a diferentes grupos e indivíduos;
  • Reconhecer o papel da política no combate a desigualdades de oportunidades que impactam sobre os projetos de vida;
  • Compreender como os projetos de vida estão entrelaçados também aos fatores políticos externos aos indivíduos.

Metodologia de trabalho:

a) A política como carreira, profissão ou vocação- palestra sobre a escolha da política como projeto de vida

b) Documentário: projeção do documentário “A Vocação do Poder”, dirigido por Eduardo Escorel, sobre as eleições para vereador no Rio de Janeiro em 2004. Com debate.

c) Roda de conversa: a Escola do Legislativo convida vereadores de diversos partidos para uma roda de conversa com os estudantes. Inicia com cada vereador apresentando a sua trajetória e depois abre para perguntas.  Importante: a atividade não pode ser realizada com vereadores durante períodos eleitorais.

d) Visita à Câmara Municipal: Em contato com a Seção de Memorial, é  agendada uma visita guiada para conhecer a estrutura do legislativo;

e) Plenária o Estudante: simulação de atividade parlamentar onde os(as) estudantes assumem a função dos parlamentares e fazem projetos de leis. Atividade em parceria com a Seção de Memorial

h) Projetos Especiais : outras atividades ou ações de interesse do professor

Inscrições e informações: telefone 51 32204374 e email escola@camarapoa.rs.gov.br

O serviço é gratuito