ESCOLA DO LEGISLATIVO ABRE INSCRIÇÕES PARA O CURSO LIBRAS BÁSICO NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA

Na próxima segunda-feira serão abertas as inscrições para o curso de libras básico. Promovido pela Escola do Legislativo Julieta Battistioli, o objetivo é instrumentalizar os servidores e demais agentes públicos do poder legislativo com a Língua Brasileira de Sinais e com isto, promover a acessibilidade das pessoas surdas no parlamento. A atividade será ministrada por Karin Lisiane Wentzel, graduada em Educação Física,  Intérprete de Libras e professora de Surdos do Município de Porto Alegre desde 2002 e pela estagiária da Escola do Legislativo Eliana Aline Trindade Lopes. Para Jorge Barcellos, a experiência da Escola do Legislativo tem sido rica, e o contato com o universo dos surdos um desafio. “A Câmara Municipal já empregou mais estagiários surdos no passado. Retomar o Legislativo como espaço de inclusão é um dos objetivos da escola para o segundo semestre e para isto, outras iniciativas estão sendo pensadas”, afirma. Além do curso, está sendo prevista uma palestra sobre as características do trabalho das pessoas portadoras de deficiência para o próximo dia 30 de agosto, como forma de introduzir a problemática.

Programa do Curso: Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS Módulo Básico

Curso Libras Básico: Carga horária – 10 horas/aula.

Data de Inicio: 14 de setembro de 2022

Data de término: 26 de outubro de 2022.

Todas as quartas-feiras

Local: Sala de Aula da Escola (Av. Loureiro da Silva, 255, sala 305)

Público-Alvo: Servidores da Câmara Municipal de Porto Alegre.

Objetivos de Aprendizagens

Objetivo geral

Reconhecer a utilização da Língua Brasileira de Sinais como forma de promoção da acessibilidade das pessoas surdas.

• Conhecer a Libras como Língua da comunidade surda.
  • Perceber a pessoa surda como parte integrante da Sociedade em sua organização social e cultural.
  • Conhecer os aspectos teóricos e práticos da utilização da Língua Brasileira de Sinais.
  • Compreender aspectos gramaticais, linguísticos e sintáticos da Libras em nível básico de conhecimentos.
  • Adquirir e ampliar vocabulário em LIBRAS.
  • Proporcionar uma comunicação inclusiva junto às pessoas surdas nos espaços administrativos da Câmara de Vereadores do Porto Alegre, possibilitando acessibilidade comunicativa junto ao público surdo.

Metodologia

O curso terá 10 encontros de uma hora nas quartas-feiras das 10 às 11 horas na sala da Escola da Câmara Municipal de Porto Alegre, a partir do mês de Setembro. As aulas serão teóricas e práticas expositivas e com participação efetiva dos alunos.

Conteúdos: das aulas

• História dos Surdos no Brasil e aspectos da Língua Brasileira de Sinais;
  • Estudos sobre conceitos básicos da língua dos surdos brasileiros a Libras;
  • Saudações, cumprimentos (formais e informais);
  • Identificação na Libras;
  • Alfabeto manual, números e datilologia;
  • Características básicas da Gramática da Libras: Parâmetros e produções de sinais;
  • Classificadores;
  • Dialogo cultural do povo surdo;
  • Espaço de sinalização, marcações espaciais e Listagem na Língua de Sinais e o Vocabulário básico da Libras.
  • Histórias e piadas em Libras.

Ministrantes

Karin Lisiane Wentzel – Graduada em Educação Física, Intérprete de Libras, Professora de Surdos do Município de Porto desde 2002.

Eliana Aline – Estagiária da Escola do Legislativo Julieta Battistioli

INSCRIÇÕES:

Acesse o link de inscrições aqui