Câmara Municipal estará presente na Feira do Livro

Câmara Municipal irá apoiar a Feira do Livro.

A Câmara Municipal estará presente com programação educativa na Feira do Livro de Porto Alegre. A noticia foi dada nesta quinta-feira (11/08) pelo Diretor da Câmara Riograndense do Livro (CRL), Sr. Max Ledur, em reunião com a Escola do Legislativo Julieta Batistioli. A reunião foi iniciativa da CRL, que busca neste momento propostas de atividades culturais e educativas para incluir na programação da Feira, além do lançamento de livros e resultou positiva para o parlamento. Presentes o servidor Jorge Barcellos, Coordenador de Cursos da Escola do Legislativo, além de Sônia Zanchetta, Sandra La Porta e Gerson Souza, integrantes da diretoria do CRL, a reunião resultou na decisão da cedência de dois dias da sala Moacyr Scliar do Espaço Cultural dos Correios para a Câmara pela organização da Feira.

A solicitação de programação nasceu de uma análise do acervo de exposições itinerantes da Seção de Memorial e dos projetos da ação educativa da Escola do Legislativo. Com o maior acervo de exposições itinerantes do estado, com 50 exposições, a Seção de Memorial possui entre elas aquelas dedicadas a autores gaúchos como Mário Quintana e Érico Verissimo. Já a Escola do Legislativo possui projetos de palestras com temas do currículo escolar como Universidade Aberta, palestras para o nível superior, e o Câmara vai a Escola, palestras para o ensino médio e fundamental. A ação já foi premiada no passado pelo Conselho Nacional de Pesquisas Científicas (CNPq) na categoria difusão científica.

No corrente ano a Câmara Municipal é apenas apoiadora oficial do evento em função da contenção orçamentária, não tendo contratado estande para atividades dos mandatos dos vereadores.  Entretanto, após a exposição do servidor sobre a ação educativa do legislativo, para os integrantes da organização da Feira do Livro ficou evidente que a Câmara não poderia ser apenas uma marca associada ao evento, o que os organizadores valorizam, mas um ator participante da Feira. A solução foi abrir espaço para a ação educativa.

Os organizadores indicaram três critérios ao servidor para a organização da programação: a valorização dos 250 anos de Porto Alegre, a formação do público escritor e a formação do público leitor. Com base nessas informações,  Barcellos de imediato propôs uma programação de eventos da ação educativa do legislativo que foi muito valorizada pela CRL.  Segundo Barcellos “a nossa Feira é generosa com o Legislativo porque, apesar do apoio do parlamento ao evento,  a cessão de espaço não era sua obrigação. Isto fortalece a relação que vem sendo construída há anos. A ação educativa da Câmara é um projeto consolidado  e por isto foi valorizado”, disse. Max Ledur, Presidente da CRL, afirmou que entende as condições limitadas do parlamento para a instalação de estande para atividades dos vereadores, mas espera que, no futuro, a câmara decida por contratar o espaço a altura do que possuia no passado e os vereadores possam participar da programação como nos anos anteriores”, disse. Ledur citou a vereadora Comandante Nádia, integrante da Mesa Diretora, que lhe afirmou que inclusive, ao contrário do que se imagina, vereadores da Casa alinhados à direita estão conscientes da importância da Feira do Livro, da importância do mercado editorial  e da participação do parlamento no evento.  As atividades são gratuitas e serão publicizadas no site da Feira em  https://bityli.com/GZlIsfNq

Programação da Câmara Municipal na Feira do Livro

Responsáveis: Escola do Legislativo e Seção de Memorial

Local: Sala Moacyr Scliar do Memorial do RS